Se você perde tempo pesquisando uma diferença de centavos no preço, mas não dedica cinco minutos para analisar o prazo de entrega do atacadista, está cometendo um grave erro. No final das contas, esse pode ser o verdadeiro tira-teima na hora de escolher onde comprar.

Você tem um negócio e compra no atacado? Então, vamos direto ao ponto: a logística do seu fornecedor importa mais do que preço.

E aí, ficou interessado em saber por que a logística do atacado é tão importante? Então, acompanhe esse post para ver quatro razões por que o prazo de entrega do atacadista faz toda a diferença!

Frota de caminhão do martins

1. Traz confiança para sua programação de compras

Imagine só: você, gestor da sua empresa, gasta um bom tempo com gestão de compras, elaborando uma programação com base no consumo de cada item, calculando as quantidades, a frequência e até a data exata em que os pedidos precisam ser feitos para que a prateleira nunca fique vazia.

Depois de todo esse trabalho, o atacadista despacha o pedido, que leva três dias a mais do que o prazo previsto para chegar. Ninguém merece.

Agora, você pode até achar que três dias não é um atraso tão significativo. Porém, isso não diminui a frustração em perceber que o esforço colocado na elaboração da programação de compras foi jogado no lixo, porque seu fornecedor do atacado não tem uma logística eficiente. Sem contar que cada dia que passa é um dia a mais de vendas perdidas.

Então, logística que funciona é respeito ao seu trabalho. Se você faz com agilidade, precisa de agilidade como retorno, senão nem adianta fazer rápido. Mas e quando você não pode esperar esses três dias a mais?

2. É uma garantia a mais em situações de urgência

Toda empresa enfrenta situações imprevistas e urgências. Pode ser que aconteça uma infiltração, ou um roubo, ou até mesmo uma coisa boa, como um aumento muito grande e inesperado nas vendas de certo item.

Em qualquer uma dessas situações, você vai acabar precisando repor de última hora e com rapidez o seu estoque, certo? Para que isso seja possível, claro, é preciso contar com um atacadista parceiro que tenha um prazo de entrega ágil e uma logística bem estruturada.

É o fornecedor que funciona bem na hora do aperto. Esse é o sonho de todo lojista, ter aquela parceria que ele sabe que pode contar. Inundou o estoque? Você precisa de alguém que entenda que seu pedido não é como qualquer outro: sua urgência precisa ser respeitada. Trabalhar com quem está no seu fluxo significa fazer negócios com atacadistas com o melhor prazo de entrega.

Galpão de estoque com paletes e caixas enfileiradas e empilhadas em grandes estruturas azuis.

3. Você não precisa ficar de “babá” da entrega

Quando a logística do atacadista não é lá grande coisa, você não consegue ficar tranquilo depois da compra. Mesmo sem querer, você acaba tentando acompanhar momento a momento o progresso na entrega do pedido do atacado.

Todo dia você liga para pedir informações ou rastreia o pedido pela internet. Além de ser uma situação de grande ansiedade, isso também prejudica seu trabalho, sua produtividade.

Por outro lado, quando o atacadista tem uma logística de qualidade, é só comprar e esquecer. Quando você menos espera (ou melhor, exatamente quando esperado, ou até antes), a entrega está na sua porta. Enquanto isso, você toca o barco tranquilamente.

O medo vem porque as situações são inesperadas. Seu produto não acabou, mas está acabando. Um dia ou dois de atraso representam uma ruptura séria, que pode atrapalhar o seu planejamento do mês. É por isso que você fica em cima, querendo saber quando a entrega chega.

Um prazo de entrega funcional, então, até surpreendente, é aquele que te poupa esse stress. 

4. Evita prejuízos com perda de vendas

O produto na sua prateleira acabou. Você pediu mais, mas o prazo de entrega é grande e, por causa disso, sua prateleira fica vazia por alguns dias. Pergunta rápida: você acha que seus clientes vão esperar até a reposição para comprar?

É o famoso tem mas acabou. Na imensa maioria dos casos, a resposta é não. O cliente vai sair do seu estabelecimento e procurar o mesmo produto em um concorrente (um concorrente, aliás, que faz seus pedidos com um atacadista que tem a logística melhor).

Nisso, você acabou de perder uma venda e ficar no prejuízo. Talvez esse cliente nem volte mais.

Por isso, levar em consideração o prazo de entrega na escolha do atacadista também é uma maneira de evitar prejuízos e reter clientes.

5. Não ter que trocar de atacadista

Então, suponha que você escolheu um atacado para fazer as compras do seu negócio. Nessa escolha, levou em consideração apenas o preço e acabou sofrendo com uma logística péssima. Porém, você não é bobo: na próxima compra, você não procura o mesmo atacadista, porque já sabe que é problema. Em vez disso, troca de fornecedor.

O problema é que, se você escolher de novo apenas pelo preço, vai cair de novo na armadilha. O ciclo se repete.

Caminhão do martins passando na estrada de terra.

Resumo da história: é melhor considerar a logística antes de comprar, para não ter que ficar pulando de um atacadista para o outro sempre que a entrega tem problemas. Assim, sua empresa pode aproveitar os benefícios de uma parceria de longo prazo com um bom fornecedor.

E aí, entendeu que a logística e, particularmente, o prazo de entrega tem que falar alto na hora de fechar com um atacadista? Ótimo! O próximo passo é entender porque você também precisa ficar de olho no frete. Então, aproveite que você está aqui, e confira nosso post sobre frete grátis no atacado!

Deixe um Comentário!