Home Dicas Black Friday O que você precisa preparar para Black Friday hoje
Homem sentado e com as mãos sobre teclado de notebook. As palavras Black Friday estão escritas na tela.

O que você precisa preparar para Black Friday hoje

0
312

Faltam 4 dias para a Black Friday, e o que você fez? Calma, essa não é uma pergunta para gerar ansiedade ou angústia, muito pelo contrário! Caso seu planejamento esteja um pouco atrasado, a boa notícia é que esses 4 dias são mais que suficientes para se preparar para Black Friday.

Em um ano tão atípico como 2020, que a cada dia trazia uma nova surpresa, o simples ato de chegar na última semana de novembro já é uma vitória. Quem acompanhou o blog nos últimos meses sabe que já estamos em clima de preparação há bastante tempo, mas isso não significa que não dá para fazer a diferença nessa reta final.

Aliás, é justamente nessa última semana que a mágica realmente acontece. Se os meses anteriores foram dedicados às planilhas e negociações, agora é a hora de colocar a mão na massa. De nada adianta um cronograma perfeito se na hora de preparar para Black Friday tudo falhar, certo?

Não importa se você esteja com o planejamento em dia ou se decidiu fazer tudo de última hora: hoje vou te dar dicas cruciais para se preparar para Black Friday e aproveitar tudo que a data tem a oferecer. Vamos lá?

Como se preparar para Black Friday HOJE?

Não é exagero dizer que a semana da Black Friday é a mais aguardada do ano, tanto para os lojistas, quanto para os consumidores. Em 2020, então, estamos todos depositando nossas fichas no evento como nunca antes!

Depois de uma pandemia que mudou radicalmente a forma de fazer negócios e obrigou muitos brasileiros a entrar em modo de contenção de gastos, o dia 27 de novembro traz consigo uma espécie de redenção. É hora de reaquecer a economia e tirar alguns objetivos do papel, seja aquela reforma na casa ou a substituição de um computador velho.

Para entregar tudo isso, seja para seus clientes ou para sua própria empresa, é preciso se preparar para Black Friday. Esqueça as semanas e meses que ficaram para trás e foque no que você pode fazer agora para deixar os três principais pilares do negócio – infraestrutura, clientes e colaboradores – prontíssimos para a sexta-feira. Vamos lá?

Organizando a estrutura da loja

O espaço físico do ponto de vendas deve ser o centro da sua atenção na hora de preparar para Black Friday. A pandemia ainda não acabou e é essencial tomar todos os cuidados para receber o público com a segurança necessária para o momento.

Aproveite os próximos dias para fazer o check-in dos protocolos:

  • Adesivos de distanciamento social e placas com instruções para os clientes (exemplo: uso obrigatório de máscara);
  • Dispensers de álcool gel na entrada e saída e para cada colaborador;
  • Barreira de proteção para balcão e check-out;
  • Arejamento do ambiente e reestruturação das gôndolas para facilitar a circulação sem contato;
  • Rotina de limpeza ao longo do dia;
  • Quantidade máxima de pessoas permitidas na loja para evitar aglomerações.

Organização dos produtos

Boa parte do processo de se preparar para Black Friday envolve montar o mix de produtos e definir os preços e descontos de cada um. A essa altura acredito que esses valores já estejam tabelados por aí, mas é importante garantir que as indicações estejam corretas no interior da loja.

É hora de checar o posicionamento dos produtos nas prateleiras, para que todos estejam bem organizados e com uma disposição pensada de maneira estratégica, de acordo com o planograma de gôndola. Não se esqueça de dar atenção aos detalhes, como o preço que consta nas etiquetas e no sistema de código de barra, que deve ser atualizado com o desconto.

Um simples erro no sistema pode deixar sua Black Friday com cara de Black Fraude em dois tempos!

Caso o mix promocional seja reduzido, deixe um espaço reservado para os produtos no interior da loja. Assim os clientes conseguem encontrá-los com mais facilidade e as mercadorias ganham mais destaque em relação ao resto.

Mulher sentada com notebook no colo segurando cartão de crédito e cercada de sapatos, acessórios, cosméticos e uma sacola de papel escrito: Black Friday.

Cuidados com a clientela

Nem preciso dizer que os clientes estão no coração de qualquer evento comercial. Tudo é feito para e por eles, e por isso é tão importante incluí-los nos seus planos na hora de se preparar para Black Friday. Sim, estou falando de divulgação.

Do que adianta investir tanto tempo e dinheiro nessa mega promoção se seu público não ficar sabendo dela? Com a pandemia, certos recursos de marketing mais tradicionais, como panfletagem ou ações na porta da loja, podem não surtir o mesmo efeito, já que a circulação nas ruas estará reduzida.

O mais provável é que o consumidor já saia de casa sabendo onde irá fazer suas compras, por isso seu trabalho de divulgação deve conquistar a preferência do consumidor dentro de casa. Como fazer isso? Marketing digital neles!

Aproveite os próximos quatro dias para estruturar o cronograma de postagem nas redes sociais e fechar suas estratégias de segmentação, caso opte por serviços como Google Ads ou Facebook Ads.

Se não tiver tempo de preparar nada muito sofisticado, a lista de transmissão no Whatsapp pode ser sua melhor amiga: que tal um disparo para aquela base fiel com as principais ofertas do dia 27?

Dependendo do perfil da sua loja, vale até mesmo ligar diretamente para os clientes. Se pretende fechar negócio com grandes empresas, pode ser interessante preparar o público para a Black Friday e não a loja. Ninguém fecha um grande contrato da noite pro dia e uma negociação antecipada pode te ajudar a sair na frente.

Colaboradores

pessoas sentadas em círculo em sala de escritório durante reunião de trabalho

Nada acontece sem os colaboradores e um plano perfeito não serve de nada se não sair do papel e for adequadamente alinhado com todos os envolvidos.

Os próximos dias podem ser dedicados para realizar reuniões instrutivas com os times, repassando protocolos, metas e orientações gerais para todos. Na hora de preparar para Black Friday 2020, tão importante quanto falar de estratégias de vendas é falar sobre as estratégias para driblar a pandemia e atender a todos com segurança.

Para evitar aglomerações, o atendimento precisa ser bem mais ágil do que o normal, mas sem negligenciar os clientes. Como seus colaboradores devem prosseguir caso alguém desrespeite as normas internas? Qual é o procedimento adequado no ir e vir até a loja?

Todas essas perguntas devem ser respondidas nos próximos dias e de preferência formalizadas em uma cartilha compartilhada com todos.

Deu uma olhada no que falta preparar para Black Friday e está indeciso com a precificação? Calma que no próximo artigo você encontra a resposta!

Ao se cadastrar no Martins.com.br você tem acesso ao principal elemento de sucesso na precificação: os preços mais baixos do mercado e ofertas exclusivas para nossos parceiros. Vai perder?

Banner com caminhão do Martins. Ao lado, texto: compre no maior da América Latina. Compre no Martins.com.br. Faça seu cadastro.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.