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Vai se preparar para Black Friday? Veja como abaixar seu preço!

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Se preparar para Black Friday é sempre um trabalho que começa bem antes de novembro. Na verdade, as grandes lojas e as redes varejistas mais reconhecidas iniciam os preparativos antes mesmo da metade do ano! Tudo pra vender mais: quanto antes você se preparar, melhores serão os seus resultados.

 

“Nossa, então eu devia estar me preparando há todo esse tempo? E agora?” Calma que ainda dá tempo! No pequeno varejo, segmento onde a Black Friday ou a Black Week ainda precisam se consolidar de vez, os preparativos podem até começar agora que tudo dá certo no final.

Ainda tá sentindo uma pontinha de dúvida sobre como começar, né? Neste artigo, vamos falar sobre o carro chefe do “feriado”: o preço! Vamos com a gente começar a se preparar para Black Friday?

Preparar para Black Friday: Mulheres correndo e gritando.

Abaixando a margem de lucro nos mais vendidos é o padrão para se preparar para Black Friday

Vamos começar o planejamento da Black Friday do jeito mais simples possível: produto e preço. Antes de estruturar suas campanhas, de contratar funcionários extras, de fazer suas projeções de vendas e de fazer estoque, é preciso definir seus preços. São eles o carro-chefe de toda a campanha, já que sua Black Friday inteira vai girar ao redor de descontos enormes.

Definir os produtos não é tão difícil assim. Comece com os seus mais vendidos, aqueles que todo mundo já gosta e compra de qualquer forma. Esses produtos normalmente possuem uma boa margem de lucro, já que são seus campeões de venda. Para abaixar seu preço e conseguir os descontos incríveis da Black Friday, você precisa abaixar sua margem de lucro para ganhar na quantidade.

Então, se você está com uma margem de 50% em cima de um produto, derrube pra 10%. Isso significa que tal produto pode ser oferecido com 40% de desconto, e você só precisa vender 4 para conseguir chegar no valor que você normalmente lucraria. E não esqueça: é Black Friday. Com um bom marketing, você consegue tranquilamente aumentar o volume de vendas da sua loja em 4 vezes e até mais.

Também é Black Friday pros seus fornecedores

Os seus fornecedores também vão estar fazendo campanhas para vender mais na data, e inclusive estão há algum tempo no processo de se preparar para Black Friday.

Isso te dá mais força para abaixar seus preços sem perder tanto a lucratividade, já que reduz seu custo principal: o preço que você paga no atacado.

Procurar promoções antecipadas de Black Week garante que você vai conseguir fazer um bom estoque e se preparar para Black Friday com mais facilidade. Com isso, o esforço não sai inteiro do seu bolso e você consegue preços bem mais baixos.

Ah, e se a concorrência estiver forte nos descontos, você pode combinar o preço de custo baixo com uma redução da margem de lucro! Seu preço vai lá embaixo sem você precisar sofrer demais pra vender muito.

Fique de olho em como seus concorrentes vão se preparar para Black Friday

A análise de concorrência é fundamental em qualquer negócio. Não dá pra simplesmente ignorar a forma como seus concorrentes vão se preparar para Black Friday, especialmente nas estratégias de precificação.

Muitas vezes – se não na maioria delas – os concorrentes são os maiores termômetros da precificação. Se você coloca preços muito acima do que as outras lojas estão oferecendo, sua Black Friday não vai fazer tanto sucesso assim. É preciso que eles sejam similares, que estejam mais ou menos na mesma faixa, ou que os seus sejam menores – desde que você ainda consiga lucrar com o volume, claro.

Será que deixar a margem de lucro mais baixa para bater a concorrência não é um pouco desleal? Depende. Para se preparar para Black Friday, nem tanto.

Normalmente, nas regras de precificação, você precisa manter um preço compatível, nem muito alto e nem muito baixo, um equilíbrio perfeito entre movimentação da loja e lucratividade. Ao se preparar para Black Friday, porém, você vai perceber uma outra questão: você precisa de muito mais movimentação do que de lucratividade.

O lucro vai ser construído com o volume de vendas. Por isso é importante manter uma margem saudável para que os seus esforços de marketing focado nos descontos extraordinários levem o máximo de pessoas possível para dentro da sua loja.

E aí, deu pra entender tudo sobre como abaixar seu preço para se preparar para Black Friday? Não!? Então espera aí que a gente resolve pra você. Baixe agora – de graça! – nosso e-book sobre a precificação no varejo!