Home Dicas Black Friday Quando preparar para Black Friday? Qual é a melhor hora?
preparar para Black Friday; sacolinhas de compra em penduradas em parede rosa

Quando preparar para Black Friday? Qual é a melhor hora?

0
1432

Muita gente já começa a ficar ansiosa pelas promoções de fim de ano quando o segundo semestre do ano vai se desenvolvendo. Tanto clientes quanto lojistas já esperam melhores condições no mercado que permitam que um pague barato e que o outro venda muito. Quando se preparar para Black Friday, por exemplo, é a maior preocupação dos lojistas, e aí fica a dúvida: existe uma hora certa?

 

Bom, na verdade existe e não existe. Quando se preparar para Black Friday é o questionamento que vai garantir um aproveitamento muito melhor da data, pois ela chega e você já deixou tudo pronto. O foco, então, fica em vender muito e faturar alto!

Mercados, lojas de eletrônicos, lojas de materiais de construção e até bares e restaurantes: se joguem na Black Friday sem medo deixando tudo preparado com antecedência. Mas o quão antes é necessário se planejar? É isso o que vamos trabalhar nesse artigo. Vamos com a gente?

Quando se preparar para Black Friday depende de você e do seu negócio

O que exatamente você vai fazer? Existem muitas possibilidades para a Black Friday, e dependendo da complexidade do que você for realizar, é bom começar bem cedo. Agora mesmo, inclusive.

preparar para Black Friday; sacolinhas de compra em penduradas em parede rosa

Veja uma lista de ações que você pode realizar na Black Friday:

Dentre várias outras.

Quando se preparar para Black Friday leva em conta justamente a sua disponibilidade em trabalhar todas essas demandas. Quanto mais você for fazer, mais rápido você já deve começar.

Mas ainda assim…

O prazo já está apertado

Mesmo se você for fazer apenas o básico, você só tem dois meses e alguns dias para ter a sua campanha pronta e preparada para o lançamento. Sim, o prazo já está bem apertado.

preparar para Black Friday; pessoass no trabalho analisando

Você ainda vai precisar definir quais são os produtos que vão entrar em promoção. Tudo bem que pra isso você precisa esperar as campanhas dos seus fornecedores, mas já é uma boa ideia conversar com eles para ver qual é a disposição geral dos descontos. Há uma previsão do que vai sair mais barato?

Você também vai precisar pensar em contratações temporárias se quiser preparar para Black Friday sem problemas. Essa época demanda bastante dos colaboradores, que precisam estar bem treinados e prontos para vender muito. Se você contrata agora, pode estabelecer um contrato temporário de três meses com facilidade.

Juntando isso ao seu planejamento de layout da loja, merchandising no salão de vendas e visual merchandising nas vitrines, ações de marketing e adaptações no site, três meses já é um prazo apertado. Corra!

Não esqueça que agora é Black Week

Black Friday já é coisa do passado. Agora a moda é Black Week! Se preparar para um dia é bem diferente do que se preparar para uma semana inteira de condições especiais

preparar para Black Friday;sacola e etiqueta de venda

Vamos usar como exemplo suas redes sociais. Criar um calendário de posts pensando em um único dia é uma coisa, agora se organizar para divulgar uma semana inteira com antecedência e depois manter a campanha funcionando durante a própria Black Week é outra completamente diferente.

Isso sem contar nos seus processos operacionais e estratégias de vendas. Preparar para Black Friday é uma coisa, normalmente é só um dia que se estende pelo final de semana. A Black Week vai requerer um bom planejamento de logística e estoque para evitar rupturas, a criação de metas individuais para cada dia, e um acompanhamento presente da equipe gerencial.

Tudo isso demanda tempo no próprio dia e um planejamento para não virar bagunça.

Se você está se perguntando quando é o melhor momento para preparar para Black Friday, o artigo mostrou que a hora é agora! Comece já com os seus planos e não deixe a peteca cair. Aproveite para se planejar com calma, sem estresse e com muita objetividade. Esse é o caminho para uma Black Week de sucesso!

E quer saber como as pessoas conseguem vender tão barato na Black Friday? Não é nada muito misterioso não! É basicamente um bom esforço de precificação, que você aprende a fazer bem usando o nosso Guia. Aproveite para baixar grátis agora mesmo!