Todo comércio que trabalha com artigos de papelaria deve ter como prioridade na agenda de janeiro apenas uma coisa: se preparar para o volta às aulas.

 

O volta às aulas é a primeira grande data comercial do ano e prioriza um segmento em que as lojas físicas ainda têm a preferência do cliente sobre os e-commerces. Que tal aproveitar essa vantagem para apresentar seus diferenciais ao público e fidelizar clientes para o ano inteiro?

Mas atenção: só vai lucrar quem estiver preparado! Não basta ter um bom mix, é preciso nota 10 em tudo que envolve a experiência do cliente, do preço baixo ao atendimento impecável. São esses detalhes que fazem diferença no seu desempenho e podem te ajudar a começar 2020 por cima das vendas.

Para te ajudar nessa empreitada, o FalaMart elaborou um guia para ajudar você a se preparar para o volta às aulas. Está pronto?

Agenda com planejamento para janeiro e itens de material escolar

De olho nas tendências ao se preparar para o volta às aulas!


Por mais escolas que existam na sua cidade, as listas de material escolar não costumam variar muito, ao menos nos itens básicos. Entra ano, sai ano, e os estudantes continuam precisando de lápis, borracha, caneta e cadernos, independente da idade.

Sabendo disso, o setor de papelarias investe pesado em tendências para capturar a atenção do público e manter o desejo de compra sempre lá em cima. Assim como ninguém quer uma roupa da coleção passada, marcas de caderno lançam coleções novas todos anos e a criançada não vai perder a chance de ter o personagem do momento em seus materiais.

Para se preparar para o volta às aulas, faça uma pesquisa sobre os temas do momento e quais produtos licenciados estão em alta. Além dos personagens da moda, garanta em seu estoque versões diferenciadas de itens básicos, como canetas, lapiseiras, mochilas e estojos.

Um design diferenciado pode fazer toda a diferença na decisão de compra!

Faça parcerias com as escolas

Todo ano as escolas lançam suas listas de material escolar e o quanto antes você tiver acesso a todas elas, melhor. As listas são essenciais na hora de se preparar para o volta às aulas porque elas antecipam quais serão as principais demandas das famílias e o que não pode faltar no seu estoque o quanto antes.

Para atrair mais clientes e aumentar seu ticket médio, faça convênios com as principais escolas da região e ofereça preços mais baixos para quem comprar o kit de material escolar completo.

Outra opção é oferecer um desconto especial para os alunos da escola parceira em troca da recomendação da instituição, que passa credibilidade ao seu estabelecimento.

Escolha bem os fornecedores

Seus fornecedores podem te ajudar a preparar para o volta às aulas. Aliás, esse é o dever de um bom fornecedor: oferecer entrega ágil, praticidade no atendimento e os melhores preços.

No Martins você encontra um mix variado de material escolar para agradar todos os gostos e ainda conta com nossas vantagens exclusivas! Frete grátis e cashback te ajudam a oferecer preços mais competitivos e atraentes e os serviços de atacado online garantem a agilidade que você precisa para repor o estoque com rapidez e sem estresse.

Pior do que não ter aquilo que seu cliente precisa, é o famoso “tem, mas acabou!”. Não corra esse risco e mantenha o estoque sempre abastecido. E com nosso frete grátis, você não paga a mais por isso!

Organize-se

O volta às aulas é praticamente o Natal de quem trabalha com materiais escolares e por isso é preciso se organizar de acordo. Assim como no Natal, as lojas vão estar cheias e sua estrutura precisa dar conta de oferecer atendimento rápido e eficiente.

Toda a equipe, portanto, deve se preparar para o volta às aulas também. As listas de material escolar devem fazer parte do treinamento, para que todos estejam familiarizados com os itens e prontos para encontrar tudo com agilidade.

A organização da loja pode ajudar nesse processo. Deixe os itens essenciais, como cadernos, lápis e canetas, agrupados, facilitando a vida da clientela. Destaque aqueles produtos que são tendência e aproveite o apelo visual das mercadorias para otimizar o merchandising.

Canetas coloridas separadas por cor

Se possível, aumente o espaço de circulação interna e delimite uma área para as filas do caixa, evitando o tumulto.

Para chamar ainda mais a atenção dos consumidores, capriche na vitrine! Não sabe por onde começar? Confira mais dicas no próximo texto!

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