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Dia do Trabalho: saiba como vender mais no primeiro de maio

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Enquanto alguns comerciantes ainda estão pensando na Páscoa, outros já estão enxergando a próxima oportunidade de vender mais: o feriado do primeiro de maio, Dia do Trabalho.

É verdade que essa não é uma data muito associada o consumo e, em geral, quem realmente lucra são os negócios associados a turismo e lazer. Porém, é justamente porque poucos varejos exploram esse feriado para aumentar as vendas que ele pode se revelar uma grande oportunidade.

Então, é possível para o varejo ganhar dinheiro no primeiro de Maio? Sim! Basta ter visão e adotar a abordagem certa para essa data. Confira algumas dicas a seguir.

Abra sua loja para vender mais no Primeiro de Maio

O primeiro passo para vender mais no primeiro de maio é abrir sua loja em horário regular.

Muitos comerciantes aproveitam a data para ficar em casa e descansar. Eles acreditam que os clientes vão aproveitar o feriado para viajar, por exemplo, e não haverá movimento suficiente que justifique abrir a loja.

Mas cuidado! Não pressione nenhum dos seus colaboradores para trabalhar na data. O primeiro de maio é feriado nacional!

Porém, especialmente em anos em que o feriado cai no meio da semana (por exemplo, em 2019, cairá em uma quarta-feira), isso significa que a maioria das pessoas certamente não vai viajar. Elas estarão em casa e podem aproveitar a data para cuidar de assuntos pessoais, inclusive fazer compras! Já imaginou, se elas chegam aos seu comércio e encontram as portas fechadas?

Mas é claro que não basta simplesmente estar aberto. É preciso fazer algo de diferente para realmente aumentar as vendas.

Organize um evento no dia primeiro de maio

Para atrair visitantes à sua loja e vender mais no primeiro de maio, você pode organizar um evento em homenagem aos trabalhadores. Que tal oferecer comidas e bebidas e algumas atrações, como música ao vivo, brinquedos para as crianças (balão e pula-pula, por exemplo), sorteios, cortes de cabelo gratuitos?

Dá até para fazer uma parceria com outros negócios das proximidades, como padarias ou salões de beleza, em que cada um ofereça um atrativo diferente aos visitantes do evento. Assim, o evento ganha proporções maiores, e todos os parceiros se beneficiam.

Vale a pena lembrar que uma ação como essa não gera apenas resultados imediatos. Pessoas que ainda não são clientes podem conhecer seu comércio por meio do evento e, se tiverem uma boa experiência, vão voltar muitas outras vezes.

Faça um sorteio-relâmpago

Se você quer resultados imediatos, organize um sorteio-relâmpago apenas entre os clientes que fizerem uma compra no primeiro de maio. Selecione um prêmio atrativo e coloque em destaque, na frente da loja. Além disso, pense em uma maneira bem festiva de anunciar o vencedor.

Uma dica é fazer dois sorteios: um durante a manhã e um no final do dia. Assim, a notícia do primeiro sorteio vai ajudar a atrair mais pessoas para a loja, que pretendem participar da segunda rodada.

Crie um mutirão de ofertas especiais

Escolha produtos que tenham bom apelo e vendam bem para definir um preço diferenciado nessa data. Apesar de perder um pouco da margem de lucro, provavelmente vai recuperar no volume de vendas.

Você pode anunciar essas ofertas como uma espécie de saldão, e aproveitar a oportunidade para acabar de vez com os estoques da Páscoa, por exemplo. Assim, produtos que talvez acabassem perdidos ainda vão gerar vendas.

Além da questão do preço, você pode aproveitar esse momento para testar um item que está pensando em incluir no mix de produtos da loja. Essa é uma boa ideia porque você pode descobrir o que os clientes pensam dele e se haveria uma boa procura, antes de investir muito para colocá-lo no seu estoque.

Faça uma boa divulgação

A melhor maneira de garantir que as estratégias anteriores vão dar resultado e você vai de fato vender mais é divulgando com antecedência. Seja por meio de panfletos, redes sociais ou outros meios, o importante é que o maior número possível de pessoas saiba que a sua loja vai estar aberta e organizando algo especial no primeiro de maio.

Ah, e não se esqueça de registrar os momentos especiais desse dia e divulgar também. Mostrar o sucesso da ação da sua loja no Dia do Trabalho vai despertar o interesse daqueles que não compareceram e incentivá-los a participar na próxima oportunidade.

Nem toda oportunidade de vender mais é um grande feriado voltado ao consumo. Conseguir aquecer o movimento, mesmo naquelas épocas que não há um apelo especial, é um dos segredos para um comércio de sucesso. Essas dicas não valem apenas para o primeiro de maio, mas para todos os feriados meio esquecidos do ano!

Quer outras dicas para alavancar as vendas? Então, antes de ir embora, aproveite para ler nosso artigo sobre como vender mais no minimercado!

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