Home Dicas Black Friday Cuidados básicos para evitar problemas na Black Friday
Letreiro de Black Friday

Cuidados básicos para evitar problemas na Black Friday

0
91

A gente pode passar o ano inteiro se preparando para a chegada de novembro, mas para evitar problemas na Black Friday é preciso prestar atenção em cada detalhe até o último momento.

Para ajudar sua loja a estar 100% preparada para encarar todos os problemas da Black Friday, separamos uma lista de obstáculos que podem aparecer nessa temporada e como se preparar para cada um deles.

Vem acompanhar!

Letreiro de Black Friday

Cuidados básicos para evitar problemas na Black Friday

Para começar, é importante verificar se todos os preços estão corretos. Se algum valor estiver anunciado ou etiquetado errado, você pode ter uma enorme dor de cabeça, sem falar em possíveis prejuízos, então é importante lembrar de checar todos os valores para evitar problemas na Black Friday.

Também lembre-se de deixar claro para os funcionários como funcionará o expediente de cada um durante esse período, principalmente se você for trabalhar com horários especiais para cobrir a data. Poucos problemas na Black Friday são mais complicados do que um desfalque na equipe porque um ou dois funcionários estavam desavisados sobre seu horário.

Evite filas grandes

Clientes na fila: longo tempo para pagar pelos produtos pode causar problemas na Black Friday.

Um dos maiores problemas na Black Friday que pode rapidamente acabar com suas vendas e até afetar a imagem do seu negócio com os clientes são as filas grandes demais. A maioria dos clientes pode até estar disposta a gastar um tempo vendo todos os seus produtos em exposição, mas uma vez com a compra em mãos, eles querem pagar e ir embora.

Para evitar problemas na Black Friday com as filas, você deve adotar algumas estratégias:

Para começar, disponibilize caixas extras e prepare funcionários para ajudar nesse setor quando as filas estiverem grandes demais ou quando algum dos caixas precisar fazer um intervalo. Dessa forma você evita ter caixas fechados durante o expediente e estará sempre mantendo seu melhor fluxo.

Outra medida necessária para evitar problemas na Black Friday com as filas é delimitar seu espaço, para evitar filas duplas e impedir que alguém fure a fila e crie uma confusão.

Reforce a segurança

Profissional de segurança observa o movimento: apostar em profissionais ajuda a acabar com problemas na Black Friday

Se tudo der certo e acontecer de acordo com seu planejamento, sua loja vai estar lotada durante a Black Friday. Por melhor que isso seja para as vendas, é uma situação que gera alguns problemas, já que a movimentação de pessoas facilita o trabalho de ladrões.

Para evitar problemas na Black Friday com furto, o melhor é reforçar a segurança da sua loja. Se tiver como investir num sistema de câmeras, pode ser um bom momento para isso. Caso contrário, contrate seguranças temporários para ficar de olho durante os períodos de maior movimentação.

Contratar seguranças que não sejam profissionais do ramo pode te causar problemas na Black Friday e até no cotidiano, já que eles podem não saber lidar com as situações que surgirem. Se o ambiente for grande, prefira sempre contratar pelo menos dois profissionais experientes, para que um sempre esteja próximo às saídas enquanto o outro faz rondas pela loja.

Atenção na limpeza e na organização

Compradores vasculham pilha de produtos bagunçada

Muita gente circulando pela sua loja significa acúmulo de sujeira, o que costuma fazer com que novos clientes tenham uma impressão ruim do estabelecimento. Por isso é preciso sempre ter alguém da limpeza trabalhando durante o período de serviço, mantendo o ambiente limpo e organizado.

Não é só o chão e os balcões que precisam ser bem cuidados: muitas mãos vão passar pelos produtos e deixar marcas gordurosas. Tome cuidado para que eles não estejam com aparência suja na exibição.

Cuidado com empurra-empurra e acidentes

Clientes correndo para entrar em loja: acidentes com compradores pode causar vários problemas na Black Friday

É normal que algumas filas se formem antes da abertura da loja e durante o dia provavelmente os clientes vão estar se movimentando mais rápido do que o normal. Se alguém cair e se machucar você pode enfrentar problemas na Black Friday.

Por isso, pense no uso do seu espaço de forma inteligente. Uma ótima solução é deixar os produtos um pouco mais para trás na loja, deixando um amplo espaço aberto na entrada para que todos possam se movimentar com segurança.

Não deixa os produtos chave encalharem

Compradores verificam preços de televisores

Calma, sem desespero! Existem várias formas de garantir a que os produtos principais vendam bem e não atrapalhem toda a sua estratégia.

Para começar, se prepare com um sistema de som de qualidade. Contrate um animador para fazer ações pontuais no seu negócio e anunciar os preços e promoções. Isso ajuda a trazer o interesse estrategicamente para o que precisa ser vendido.

A melhor forma de evitar problemas na Black Friday é se preparar bem pensando com antecedência e onde eles podem surgir. Caixas, segurança, acidentes, limpeza e produtos encalhados são problemas comuns de se identificar de modo geral, mas sua loja pode ter algum setor específico que pode apresentar outras dificuldades. Analise tudo com cuidado e esteja preparado.

Para estar com tudo dentro do esperado e não criar problemas na Black Friday, você pode conferir todos os artigos do Fala Mart no assunto. Clique no link e vem dar uma olhada.


Deixe um Comentário!