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Produto encalhado no estoque? Descubra como vendê-los agora!

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Uma vez ou outra todo mundo acaba com algum produto encalhado no estoque. É normal, o problema é quando esse produto tem uma data de validade prestes a expirar. Se ele não for vendido, o prejuízo pode ser considerável. Dependendo do produto, o dano financeiro deixa de ser razoável e passa a ser bem grande.

Às vezes você colocou um produto diferente no mix, uma aposta mesmo, e não deu certo. Acontece. Mesmo quando a gente conhece bem o cliente e sabe o que ele quer, essas situações ainda podem ocorrer. Esses são os riscos do varejo!

Ainda que isso seja normal, não dá pra ficar parado olhando o produto lentamente perder o seu valor. O produto encalhado no estoque está vulnerável a danos estruturais pelo seu período de validade; independente do que você vende, quanto mais tempo o produto passa parado, menos ele vale.

Se identificou com essa situação? Se você é lojista, sabe que isso é mais comum do que a maioria das pessoas imaginam. Vamos descobrir como lidar com ela?

Produto encalhado no estoque: prateleira com produtos enlatados noestoque

O produto encalhado no estoque não vai se vender sozinho

Se você não fizer algo, o produto encalhado no estoque não vai sair de lá tão cedo.

A regra é bem simples: se ele não foi vendido até agora, algum problema está acontecendo. Um problema que não se resolve sozinho, mas precisa da sua atenção para que seja eliminado de vez.

Os motivos de ter produtos encalhados no estoque podem ser vários:

Dentre outros. Motivos não faltam, sendo que a estratégia para vender o produto encalhado no estoque é só uma: entender por que ele não vende. Mas isso não é tão simples. Para tentar buscar esse entendimento, muitas vezes a saída é fazer alguma coisa e medir os resultados.

Mas fazer o quê?

Promoção relâmpago

Produto encalhado no estoque: colocar produtos do estoque em promoção

Nada melhor do que uma promoção relâmpago para vender aquele produto encalhado no estoque. Se o problema for preço, com certeza você vai ter um grande volume de vendas com bons descontos. Mesmo que as vendas não sejam expressivas, ainda assim você já terá um aumento nas vendas para tirar o peso das suas costas.

A promoção já deve começar com uma boa queda nos preços. Tente conseguir pelo menos uns 30% e acompanhe os resultados. Se não vender tanto, pode jogar até 50% e ver o que acontece.

Tudo bem que é um percentual bem alto, mas é assim que você vai chamar a atenção dos clientes. Aproveite para criar uma campanha chamativa, com foco na queima de estoque ou no saldão do mês.

Merchandising pra vender mais

Produto encalhado no estoque: degustação de produtos em supermecado

Merchandising é toda ação focada no aumento de vendas usando a própria mercadoria como argumento principal da campanha. E nisso entra o posicionamento do produto, principalmente, mas também a decoração da loja.

O que você quer é chamar a atenção para o seu produto. Se você tiver uma estrutura mais desenvolvida, ou seja, uma loja maior, pode valer a pena contratar um promotor de vendas para oferecer amostras grátis no salão e conversar com os clientes sobre o produto.

Dessa forma, se o problema for falta de conhecimento sobre o que ele faz, seu sabor, etc., você consegue contornar essas limitações e aumentar as vendas. Se não for, é o mesmo caso acima: você consegue fazer pelo menos um pouco dos produtos saírem!

O cliente não quer, o que eu faço?

Produto encalhado no estoque: lâmpada com desenho de círculos em volta

Se você percebe que o cliente realmente não quer aquele produto de jeito nenhum, só há uma saída: mudar sua percepção sobre o que ele está comprando.

Esse é um trabalho de puro marketing. Vamos supor que você tenha uma loja de móveis e eletrodomésticos em uma área mais tradicional da cidade, ou até mesmo na zona rural. De repente você vê uma promoção incrível de smartphones e percebe que, se vender metade dos que comprar, ainda vai estar no lucro. Você compra e… o cliente não quer. E aí?

Aí é onde entra o seu marketing. Seus clientes podem não querer os smartphones porque nunca precisaram deles ou porque não vêem propósito em gastar dinheiro com gadgets tecnológicos. Mas e os seus filhos?

Eles são uma ótima oportunidade para desencalhar os produtos. Mostre para o seu cliente as funcionalidades que o celular apresenta e crie um argumento de vendas voltado para o encantamento das crianças e adolescentes. O aparelho tem jogos, permite acesso ao YouTube e às redes sociais, etc.

Vender para o cliente desinteressado é difícil, mas com uma boa observação você consegue achar um novo ângulo. E quem sabe você não consegue novas oportunidades com isso? Hoje é um celular, amanhã um computador, depois de amanhã headphones novos e por aí vai.

Chega de produtos encalhados no estoque. Aplique nossas dicas e comece a vender como nunca a partir de agora!

E para ter mais controle sobre a sua loja, vamos falar sobre seus processo de gerência?