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Foto com vários produtos para Festa Junina e comidas típicas sobre superfície.

Guia da festa junina pra quem ainda não se preparou!

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O mês de junho já chegou e com ele vem a melhor época do ano: é São João e Festa Junina, meu povo!

 

Decoração, roupas, comidas típicas, bebidas, dança e música enchem de alegria essa festa típica brasileira, que com tudo isso é significado de grandes oportunidades para o varejo. Sabendo disso, investir em produtos para Festa Junina é o diferencial que vai multiplicar as vendas nessa virada de semestre.

Para preparar o seu negócio para essa grande data, é dia de dicas aqui no Fala Mart. E olha que os bons conselhos servem até pra você que viu metade de junho passar e ainda não fez nada – nem pendurou aquelas bandeirolas na entrada e os chapéus de palha na parede. Vamos falar sobre produtos, decoração, marketing e merchandising, tudo o que você precisa pra arrebentar a boca do balão, uai!

Foto com vários produtos para Festa Junina e comidas típicas sobre superfície.

Prepare-se para a festa mais amada do Brasil!

Você pode até não gostar do inverno, mas aposto que espera o ano inteiro pela Festa Junina. A festa, que carrega traços de diversas culturas, ganhou e aqueceu o coração dos brasileiros com o seu clima romântico e suas comidas típicas.

A missão maior do lojista nessa época do ano é ser um apoio para as festas que vão acontecer pela cidade. Sem produtos para Festa Junina não tem quermesse, barraquinha e comidas típicas! É por isso que agora é a hora de se preparar para vender mais. Veja como!

Prepare a sua loja com produtos para Festa Junina

Não adianta nada querer aproveitar a época se você não investir em produtos para Festa Junina. A lógica é simples: pessoas organizam festas. Elas vão precisar de ingredientes. Você vende os ingredientes. Esse pessoal vai comprar de você!

Faça uma lista dos pratos mais servidos para saber os produtos que você vai precisar pedir para o seu fornecedor. Nessa época, por ser um período mais frio, algumas comidas ganham preferência.

Na ala dos salgados, os caldos – como caldo verde, caldo de mandioca e a canjiquinha – ganham visibilidade na fila de pedidos. Além deles, o milho verde, a pamonha salgada e a pipoca também estão na lista dos queridinhos.

Já quando falamos de doces, a lista de produtos para Festa Junina tende a aumentar – pamonha, curau, amendoim torrado, canjica doce, paçoca, maçã do amor, cocada, broa, tapioca, etc – o preparo de tudo isso exige ingredientes que podem estar na sua loja.

Resumindo, você vai precisar de:

  • Canjiquinha.

Não se esqueça das bebidas!

Festa Junina também é sinônimo de bebidas quentes – com ou sem álcool!

Você pode se preparar para oferecer os ingredientes do famoso quentão – gengibre e cachaça -, pode vender suco de uva ou vinho – para os drinks que levam essas bebidas aquecidas -, conhaque para o conhaque e o próprio chocolate em pó para a bebida quente favorita de quem não é fã de álcool.

Isso, é claro, sem esquecer das outras bebidas padrão, como refrigerantes, sucos e cervejas e água engarrafada.

Decoração e merchandising: tudo ao mesmo tempo na Festa Junina

Olha que incrível: você pode decorar a sua loja com os próprios produtos para Festa Junina! Como? Fazendo merchandising.


Foto: Agência Mandarim

É possível fechar parcerias com empresas fabricantes ou distribuidoras para lançar gôndolas criativas e decoradas para Festa Junina. Você com certeza já viu aquelas barraquinhas da Yoki cheias de produtos da marca, não é? Esse tipo de ação é símbolo dessa indústria, além de uma estratégia muito boa: ajuda os clientes na localização itens juninos nos corredores e também contribui para a decoração da loja!

Faça como os grandes: ofereça parcerias para que as marcas possam garantir espaço dentro da sua loja, com barraquinhas, carros de boi ou fogueiras montadas com os produtos. Não estamos falando de nada fora do comum. Se você tem um supermercado com um porte um pouco maior, com certeza já conhece esse método. Para tudo dar certo, você vai precisar entrar em contato com a área de Trade Marketing da indústria – no exemplo, a Yoki – ou pedir para o seu fornecedor fazer a ponte entre seu negócio e as marcas de interesse.

Lembre-se de oferecer uma proposta realmente tentadora para os seus futuros parceiros, separando os melhores espaços do seu ambiente para aqueles que investirem mais na decoração.

Uma outra opção é criar um setor exclusivo para os produtos para Festa Junina e decorá-lo como se fosse uma grande quermesse. Inclua barraquinhas das marcas, negocie amostras de produtos e talvez valha a pena até investir em alguns promotores com o objetivo de aquecer as vendas.Tudo isso é negociável!

Não se esqueça do marketing

É claro que não podemos esquecer da parte mais importante do seu negócio: o marketing. É com ele que você vai poder divulgar tudo isso e de fato trazer o cliente até a sua loja. Portanto, invista em ações que vão além das promoções de produtos para Festa Junina.

Uma ideia para começar a sua ação de marketing junina é brincar de correio elegante. Faça fluxos de e-mail personalizados com “a cara” de um desses bilhetinhos e envie para os seus clientes uma semana antes – e durante – o juninão da sua loja. Na mensagem, você pode colocar os produtos típicos em promoção e uma receita do que fazer com eles. Use a criatividade! Atitudes originais assim têm o poder de aumentar bastante suas vendas.

Você pode aumentar as promoções para os produtos específicos da época e reforçar isso em seus flyers, banners, propagandas e e-mails. Crie descontos maiores para os itens de Festa Junina ou diminua a frequência das ofertas em outros setores. A dica é boa: dessa forma, seus clientes têm a sensação de que tudo está realmente mais barato.

Além disso, você pode oferecer brindes para quem levar produtos típicos, como um “pague dois, leve três” ou um item doce para quem levar uma certa quantidade do estoque de salgados e vice-versa.

A decoração da loja também é um caso a ser pensado com cuidado. A estética do espaço funciona como marketing porque tem um papel muito importante: ela é a responsável pelo clima. Com uma ambientação bem feita, seu cliente se sente mais tentado a comprar porque tem incentivos por todo lado. Nesse ponto, a decoração com os parceiros não basta.

Se sua loja é física, coloque balões e chapéus espalhados pelo espaço, como uma forma de integrar todo o restante ao clima junino. Bandeirolas por toda a parte são básicas e simples de instalar. Tente inserir algumas fogueiras falsas e vale até vestir sua equipe em estilo caipira – o que pode funcionar também como ação de endomarketing. Todos os elementos contam!

Decoração de Festa Junina com chapéus e lenços coloridos pendurados em parede de madeira. Abaixo, comidas típicas. Acima, bandeirolas.

Já em lojas online, o melhor é atualizar o layout para o tema da festa. Criar uma sessão dos produtos juninos também pode ajudar os seus clientes a identificarem as promoções mais facilmente.

Por último, não se esqueça das redes sociais. Invista em postagens com tema e linguagem caipira. Faça brincadeiras, ofereça brindes e descontos para seus clientes mais engajados. As redes sociais também podem ser excelentes divulgadoras para o merchandising feito na sua loja, o que pode aumentar ainda mais as suas vendas e melhorar a relação com seus parceiros!

Ainda dá tempo de se organizar para vender os produtos para Festa Junina!

Já estamos quase na metade do mês de junho, mas isso não impede o seu negócio de entrar no clima da festa. Você só vai precisar escolher os produtos certos e os melhores fornecedores, aqueles que tem entrega rápida e de qualidade, para não perder tempo.

Quer se aprofundar em ideias para decoração de Festa Junina? Ou seu problema é mesmo preparar o estoque? O Martins Atacado oferece tudo o que suas prateleiras precisam! E mais: você tem a praticidade de fazer os seus pedidos online e economizar tempo! Já organizou sua lista? Então corre!

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