Aberta a temporada de festas juninas no varejo

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Foto com vários produtos para Festa Junina e comidas típicas sobre superfície.

Sumário

A temporada mais gostosa e caipira do ano está chegando e “ocê” não pode perder a oportunidade. As festas juninas prometem movimentar o varejo neste ano, com gostinho especial de riqueza cultural.

Para garantir a festança, o varejista precisa preparar o mix sazonal e movimentar as ações de venda para o período. Destaque para o sortimento de supermercados, itens de decoração e papelarias, que oferecem tudo o que é necessário para a celebração de São João ficar completa.

Os preparativos por aí já começaram? Quanto mais antecipadas as estratégias, mais resultados para a loja! Vamos conversar um pouquinho mais sobre essa temporada de festas juninas que amamos e o varejo também.

Manifestação cultural do Brasil

Quando falamos que a celebração de festas juninas este ano será com um “gostinho especial”, nos referimos à lei federal que foi sancionada no dia 26 de abril.

A partir de agora, as festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional. Ou seja, o festejo junino é oficialmente parte da nossa cultura, não dá mais para falar em arte e tradição cultural no Brasil sem mencionar as festas juninas, assim como o Carnaval.

A lei foi publicada no Diário Oficial da União e vale ressaltar a importância das festas juninas para a região Nordeste do país, que mobilizam o turismo e a economia nacional atraindo gente de todos os cantos para festejar as datas. Como exemplos estão as cidades de Campina Grande-PB, Caruaru-PE, Cachoeira-BA e Mossoró-RN.

De acordo com as informações do Ministério do Turismo, considerando só as festas juninas realizadas na Bahia, o governo estima receber cerca de 1,5 milhão de turistas durante os eventos. Além disso, a expectativa é movimentar R$ 1 bilhão na economia neste ano.

Festa e religiosidade

A origem das festas juninas se dá na Europa em pleno século 16 e, por incrível que pareça, eram consideradas uma festividade pagã, que celebrava a fertilidade e as boas colheitas. Eram realizadas durante o solstício de verão.

A tradição foi disseminada aqui no Brasil pelos europeus no período colonial. As festas juninas tornaram-se ícones da cultura nordestina e passaram a ter, em solo brasileiro, conotação religiosa.

Hoje, as festas juninas ocorrem em celebração aos santos Antônio, Pedro e João e são regadas a muita alegria, quadrilha, forró e comidas típicas deliciosas.

Mix de festas juninas

Por falar em comida típica, a cesta de alimentos das festas juninas é inconfundível. São esses itens que mais movimentam as vendas de supermercados no período e merecem toda a atenção do mundo para a exposição e reposição. 

O primeiro passo para organizar a campanha de vendas de festas juninas está exatamente aqui: no planejamento do mix de produtos que serão usados para esses eventos. Já deu aquela boa gerenciada no estoque? A lista de compras está pronta?

Vamos listar agora alguns itens clássicos de festas juninas e outros produtos da sazão que não podem faltar na sua loja:

Produção própria

mesa com pipoca bolo milho e comidas típicas de festa junina

Se a sua loja contar com uma panificadora ou confeitaria, uma dica é explorar a produção própria de produtos durante o mês de junho com pratos típicos. Dá também para fazer parcerias com cozinheiros da sua confiança.

Produza receitas como bolo de milho, pamonha, batata doce assada, pipoca, pé-de-molque, cocada, canjica etc. Disponibilize esses produtos para venda e tenha a possibilidade de aceitar encomendas.

Muita gente talvez queira fazer uma comemoração junina, porém não tem tempo para preparar o prato. Comprar pronto se torna uma grande vantagem e você ainda ajuda a suprir essa demanda do mercado.

Mix junino para todos os públicos

A propósito, você precisa pensar o seu mercado para atender todos os públicos. Além do consumidor que prefere comprar os pratos prontos, você tem os organizadores de festas e microempreendedores que vão complementar a renda preparando as comidas típicas.

Há ainda os aniversariantes que aproveitam o mês para celebrar com o tema. Além disso, há ainda as organizações sociais e igrejas que vão promover as tradicionais quermesses com muita comida, música e bebida. 

Os entusiastas de comidas juninas vão passar pela sua loja e não vão resistir a um quitute delicioso da época. Tem aqueles que vão até aproveitar para levar um mimo para alguém querido. Pense em todas essas possibilidades de venda e providencie o seu mix.

Venda online

As vendas online podem ter uma representatividade boa no seu faturamento de junho. Muitos consumidores, em pleno preparo das festas juninas, vão precisar de itens de última hora e podem optar pela praticidade da venda online.

Para facilitar a vida do cliente, você pode montar um catálogo no WhatsApp e no Instagram da loja com mix junino. Aposte na mudança de layout das redes sociais da loja para deixá-las no clima bem temático.

Movimente as vendas para as festas juninas nas redes sociais criando conteúdos relacionados ao tema como receitas, curiosidades da época e com divulgação de ofertas especiais para os clientes.

Muito capricho na decoração!

Dá para falar em clima junino sem ornamentação e marketing sensorial? Não dá! Então, aproveite para caprichar na decoração da sua loja e deixá-la ainda mais atrativa para o público.

Você pode aproveitar as bandeirinhas do ano passado, mas dê uma boa incrementada para não parecer que é “mais do mesmo”. Use a criatividade e se inspire nos Pinterests da vida para poder executar uma decoração linda, personalizada e sem gastar muito.

Transforme o seu supermercado numa verdadeira festa junina com direito a trajes típicos nos colaboradores, playlist com forró e músicas caipiras tocando no som ambiente e cheirinho de pipoca, se possível.

Você pode ainda aproveitar as datas mais importantes do mês para celebrar com pipoca grátis ou outros quitutes de festa junina com os clientes que comparecerem no supermercado:

  • Dia de Santo Antônio: 13 de junho
  • De São João: 24 de junho
  • Dia de São Pedro: 29 de junho 

O Dia de Santo Antônio é seguinte ao Dia dos Namorados. Dá até para casar uma ação promocional entre as duas campanhas de vendas, hein?

Êta, que trem bão, sô! Agora é só prepará o arraiá de vendas. Inté a próxima, pessoar!

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
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