O consumo nos lares brasileiros acumula crescimento de 2,33% nos primeiros cinco meses do ano, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Muito disso se deve aos produtos que mais vendem no setor.
Mas afinal, quais são os produtos que mais vendem em mercearia? E nas vendas online de mercado? Esse é o assunto que vamos tratar a seguir.
É muito importante que você saiba identificar na sua loja as categorias de destaque, entender seu público consumidor e os itens de preferência. Há aqueles produtos, no entanto, que são clássicos na venda de qualquer loja no segmento.
Além disso, nem sempre os mesmos produtos que mais vendem na loja física, são os mesmos nas vendas online e por aplicativo. Bora entender um pouquinho mais sobre esse mercado e alavancar as vendas?
Então boa leitura!
De olho nos produtos que mais vendem
Alguns produtos de mercearia são essenciais na vida de todo mundo. Por isso, lideram os rankings de produtos que mais vendem no varejo. Só que é preciso considerar que essa venda vai depender de alguns fatores como:
- Localização da loja
- Perfil de consumo naquela localidade
- Tipo de varejo (mercearia, supermercado, atacarejo)
O que estamos querendo falar com isso é que há uma lista de produtos coringa na lista de compras do cliente. No entanto, essa lista pode variar muito de loja para loja.
De qualquer forma, com essa lista que pesquisamos e montamos especialmente para o artigo de hoje, você vai ter uma boa referência de categorias e produtos que mais vendem para poder incrementar o mix da sua loja.
Os alimentos que compõem a cesta básica com certeza figuram entre os produtos que mais vendem em mercearias e supermercados na categoria “alimentos e bebidas”. Aliás, essa é a categoria de maior destaque no canal.
Se destacam ainda produtos de limpeza, itens de higiene e produtos eletro (no caso de lojas que contem com um cantinho para eletroeletrônicos).
Vamos separar por categoria! Entre os produtos que mais vendem estão:
Alimentos e bebidas
- Arroz
- Feijão
- Café
- Macarrão
- Macarrão instantâneo
- Molho de tomate
- Farinha de trigo
- Creme de leite
- Cereal matinal
- Achocolatado
- Ovos
- Carnes
- Frios
- Cerveja
- Refrigerante
- Refresco em pó
Produtos de limpeza
Higiene e cuidados pessoais
Cantinho eletro
- Smartphone
- Assistente virtual
- Fones de ouvido Bluetooth
- Home Theater
- Air Fryer
- Climatizador
Produtos que mais vendem no iFood
As vendas online, especialmente em aplicativos de entrega, são um ótimo filtro para saber os produtos que mais vendem em mercearias. Os “mercados online” têm sido um ótimo atrativo para os clientes que querem comprar itens essenciais sem sair de casa.
O iFood chegou a divulgar um ranking dos preferidos de 2022, constando 10 itens de mercado que os consumidores mais gostam de comprar. São eles:
- Cerveja
- Leite
- Banana
- Óleo
- Macarrão instantâneo
- Limão
- Laranja
- Açúcar
- Refrigerante
- Detergente
Nos pedidos de conveniência pelo aplicativo, no mesmo período, ainda aparecem carvão, achocolatado, bombom, balas e energético.
Dica:
Se você vende online ou pretende colocar a sua mercearia no iFood ou qualquer outro app de delivery, salve essa lista para priorizá-la no catálogo de produtos que você vai vender por lá.
Além disso, capriche nas fotos e na descrição dos produtos do seu portfólio no aplicativo e personalize as embalagens e sacolinhas dos produtos de forma a diferenciar a sua marca para o cliente que recebe as compras em casa.
Não se esqueça de ser ágil e priorizar uma entrega rápida e eficiente das mercadorias para os consumidores. Isso faz toda a diferença!
Como saber quais produtos vendem mais?
Agora que você tem uma noção ampla dos produtos que mais vendem na mercearia e no mercado online, vai ficar ainda mais fácil conseguir identificar pontualmente as categorias de maior saída da sua loja.
Como falamos, o perfil de consumo muda bastante de um varejo para o outro por causa de fatores internos, mas principalmente externos. Além disso, algumas estratégias podem te auxiliar nessa tarefa de identificação. Falaremos um pouco sobre cada uma delas a seguir.
1. Gestão de estoque
Quando a sua loja tem gestão de estoque entre os processos de rotina, fica muito mais fácil analisar a entrada e a saída de mercadorias. Assim, você cruza essas informações com os dados de perfil dos seus clientes.
A gestão de estoque também será muito eficiente para te ajudar na criação do planograma de gôndolas e a fugir dos produtos encalhados no estoque pelo mau investimento nas compras.
2. Curva ABC
A curva ABC é um método de classificação de mercadorias que vai te ajudar a identificar diretamente os produtos mais vendidos com base na relevância para as vendas. Por exemplo:
A sua mercearia vende demais arroz, feijão, óleo e café. Juntos, esses itens representam 80% de todo o faturamento mensal da loja. Mas o grupo de alimentos é apenas 20% do estoque que você tem. No modelo ABC, isso significaria que esse grupo estaria classificado na categoria A.
Ou seja: arroz, feijão, óleo e café são os produtos que mais vendem na sua mercearia e, por isso, são os mais importantes para a receita da loja.
3. Controle de caixa
Um controle de caixa manual ou automatizado pode ser de grande ajuda para identificar as maiores vendas da loja. Além, é claro, de evitar prejuízos e te ajudar a assegurar a saúde financeira dos negócios.
Na sua mercearia, tente adotar anotações no “livro-caixa” ou em um sistema de computador que facilite o registro das informações. Depois, passe a acompanhar rotineiramente e planilhas os produtos que mais aparecem nessas vendas diárias.
Ao final do mês, você vai descobrir quais os produtos que mais vendem na sua loja e se são vendas sazonais ou não.
4. Experiência do cliente
Outra forma eficaz de descobrir quais os produtos que mais vendem na loja é conhecendo muito bem o seu cliente. Como fazer isso? Com cadastros pessoais, pesquisar e pedidos de feedback.
Ou ainda acompanhando de perto a jornada de compra dele até a pós-venda e entendendo aos poucos quais produtos ele gosta mais de consumir da sua loja.
Quer aprimorar ainda mais a experiência dos seus clientes? Então, te convidamos a ler esse conteúdo para aprimorar os tipos de atendimento ao cliente.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.