O verão oficialmente já começou. Com ele, surgem boas oportunidades de vendas de produtos sazonais em segmentos específicos, como supermercados. O momento é propício para redirecionar as estratégias e fortalecer o estoque de determinadas categorias.
Há uma forte tendência para que os consumidores gastem mais durante o verão. Entre os principais motivos estão as férias escolares, que também impulsionam o lazer em família, viagens e passeios em geral.
Outro quesito é o pagamento do 13° salário, que fomenta um pouco mais o poder de compra do cliente entre o fim do ano e começo do novo. A expectativa é que esse benefício deve injetar na economia brasileira cerca de R$ 291 bilhões.
Conforme estudo da CNC, só a segunda parcela, paga no dia 20 de dezembro, deve injetar R$ 106,29 bilhões na economia. É hora de aproveitar essas oportunidades para faturar mais. Até porque os consumidores irão às compras, inclusive nos supermercados!
Verão é uma boa oportunidade para os supermercados?
A resposta é sim. O supermercado é um dos canais mais completos para que o consumidor possa fazer as compras antes de uma viagem, para uma confraternização entre amigos, um jantar em família, entre outros.
Justamente por ser um canal versátil, que contempla tantas categorias, desde cuidados pessoais a alimentos e bebidas, é preciso estar ligado às categorias mais rentáveis e produtos sazonais do verão.
De acordo com um estudo realizado pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo, durante o período das festas de fim do ano há um aumento de 60% nas vendas dos itens que compõem a “cesta de verão”, em relação às outras épocas.
Já no período de Carnaval esse aumento foi de 10%. Essa cesta inclui uma variedade de itens como gelo, refrigerante, maionese, sorvete, isotônico, carvão, panetone, espumante, vodka, azeite, chocolate, creme de leite, cerveja, castanha, entre outros.
Repare que a maioria desses itens são vendidos em supermercados, ou seja, o verão traz essas oportunidades para o varejo que tem como foco os produtos sazonais.
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Categorias de produtos que mais vendem no verão
Todo período sazonal demanda uma atenção maior do varejista na hora de fazer a lista de compras. É o momento de recorrer ao calendário sazonal para saber quando começar as ações e, principalmente, quais categorias de produtos sazonais contemplar na loja.
Diante do momento que já comentamos aqui, e as demais situações que impactam nas vendas do varejo, é possível destacar três categorias principais que devem receber atenção no supermercado:
Ainda é possível destacar a categoria eletro no seu supermercado, com a venda de ventiladores e climatizadores, para amenizar o clima quente. E também o cantinho de material de construção, já que é comum muitos clientes aproveitarem essa época para fazer os pequenos reparos em casa.
Produtos para o verão: o que vender
Você sabia que o Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo? Além disso, o país ocupa a 14ª posição no consumo de vinho.
Além desses itens, os produtos sazonais que também se destacam no verão são os de higiene e beleza, dando destaque para os repelentes. Os alimentos mais refrescantes e leves para a digestão geralmente ditam as regras do verão nos supermercados. Agora, a aposta dos lojistas para ser o campeão de vendas na categoria alimentos é o sorvete.
Conforme pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), confira todos os produtos sazonais que também devem estimular bastante as vendas durante o verão. Ah! Aproveite para anotar para a sua lista de compras, ok?!
Bebidas:
Alimentos:
Higiene e beleza:
- Repelente;
- Pós-shampoo;
- Bronzeador;
- Protetor solar;
- Tinta para o cabelo;
- Loção pós-sol;
- Depilatório;
- Hidratante.
Esses são apenas alguns produtos sazonais das principais categorias do verão nos supermercados, mas claro que há muito a ser explorado. Nossa primeira dica é que você fique atento ao que conseguiu vender mais no passado, pois pode significar que algum produto tenha chamado mais a atenção do seu público-alvo.
Como melhorar a exposição de produtos sazonais
A temporada carece de ações personalizadas para destacar as categorias e os produtos sazonais. Por isso, nós separamos algumas dicas que são primordiais para você trabalhar a exposição dos itens no ponto de venda.
A primeira dica é setorizar essas categorias. Por exemplo: você já sabe que “higiene e beleza” é uma das que mais se destacam nas vendas de verão. Logo, é preciso dar maior visibilidade a ela.
Aposte na exposição de destaque de repelente, protetor solar e bronzeador. Mas, crie também uma área próxima para explorar os demais produtos sazonais da categoria.
Não se esqueça: os produtos devem ser expostos por ordem de marca e segmento, começando pelos produtos de maior valor agregado e os de maior fator de proteção, no caso de filtros e bronzeadores.
Ofertas sinalizadas
A partir do momento que você escolhe o local para a exposição dos produtos sazonais, você precisa deixar esse espaço sinalizado para que os clientes saibam que há ofertas por ali.
Coloque faixas, cartazes e deixe as ilhas e as gôndolas atrativas para despertar o olhar dos clientes ao passar pelo corredor. Mesmo que aqueles produtos não estejam na lista de compras, o consumidor ficará tentado com a oferta.
Se você tem o costume de imprimir os folhetos, aposte em uma capa especial para o tabloide destacando os produtos sazonais do verão. Toda comunicação é válida e eficaz na hora de impulsionar as vendas segmentadas.
Ambiente no clima do verão
Uma estratégia que também dá muito certo para vender os produtos sazonais de verão é ornamentar a loja. E, assim, deixá-la com o clima da estação. Crie ambientes aconchegantes, decoração temática com cadeiras de praia, cooler/caixa térmica e guarda-sol. Ou ainda uma decoração personalizada com área de camping, por exemplo.
A oportunidade também é boa para melhorar a exposição dos produtos de climatização, com alguns itens ligados no momento em que o cliente passa pelo corredor de ofertas. Ou, ainda, com geladeiras de bebidas sazonais próximas a essas áreas e no setor de checkout.
O importante é fazer com que os clientes se sintam confortáveis no ambiente. Além disso, estimulados a garantir as compras de verão. Seja se preparando para passeios e viagens, ou para garantir o lazer da criançada em casa durante as férias.
Aproveite o clima quente e aqueça as vendas
Veja ainda outras cinco dicas que não podem faltar nos supermercados para incrementar as vendas com os produtos sazonais da época:
- Ilumine os balcões refrigerados, incluindo aqueles onde estão sorvetes e sobremesas prontas;
- No setor de hortifruti, aproveite as frutas e verduras frescas para fazer uma boa ornamentação com maior sortimento dos itens;
- A propósito, o momento é ainda mais propício para estimular a alimentação saudável dos seus clientes. Se possível, faça degustações de frutas e sucos no setor;
- Sorvetes e os produtos sazonais gelificados também merecem uma exposição especial durante o verão. Deixe um freezer em local visível, próximo a outras guloseimas para estimular compras por impulso;
- A dica também vale para isotônicos e bebidas energéticas. A exposição da categoria, por exemplo, deve estar no sentido do tráfego dos clientes, com as marcas líderes posicionadas à frente.
É sempre bom lembrar a importância de conhecer o seu público para poder criar as estratégias de vendas certas. Serão três meses de muitas ações e potencial de vendas. É só aproveitar para deixar tudo pronto no seu supermercado à espera da clientela.
Aproveite o momento para turbinar as vendas através das redes sociais da loja. Aqui mesmo no blog temos um passo a passo para usar o Instagram e o Facebook!
Um ótimo verão de vendas para você e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.