O verão inicia no dia 21 de dezembro. Com ele, surgem boas oportunidades de vendas de produtos sazonais em segmentos específicos, como supermercados. O momento é propício para redirecionar as estratégias e fortalecer o estoque de determinadas categorias.
Há uma forte tendência para que os consumidores gastem mais durante o verão. Entre os principais motivos estão as férias escolares, que também impulsionam o lazer em família, viagens e passeios em geral.
Outro quesito é o pagamento do 13° salário, que fomenta um pouco mais o poder de compra do cliente entre o fim do ano e começo do novo.
Neste ano, em especial, o verão será marcado por um momento, digamos, um pouco confortável da pandemia. Embora os cuidados e todos os protocolos de segurança não devam ser deixados de lado, seja por conta da variante Ômicron ou devido ao avanço da vacinação, que vai permitir que muita gente retome a rotina de lazer. E aqui o varejo também se beneficia.
Verão é uma boa oportunidade para os supermercados?
A resposta é SIM. Em letras garrafais. O supermercado é um dos canais mais completos para que o consumidor possa fazer as compras antes de uma viagem, para uma confraternização entre amigos, um jantar em família, entre outros.
Justamente por ser um canal versátil, que contempla tantas categorias, desde cuidados pessoais a alimentos e bebidas, é preciso estar ligado às categorias mais rentáveis e produtos sazonais do verão.
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o otimismo circula entre grande parte dos empresários do segmento. A Pesquisa Verão 2021 revelou que 56% dos lojistas apostam que as vendas vão aumentar durante a estação. Outros 30% apostam na estabilidade do setor.
Aproveitando o bom momento para vender mais, 81% dos supermercadistas esperam ações promocionais na contrapartida do setor industrial. Entre as principais ações apontadas por eles estão produtos em oferta, ações no ponto de venda e ações de merchandising.
Junto aos fornecedores, você precisa aproveitar as negociações dos produtos sazonais e articular as estratégias de venda para a sua loja. Sem boas ações, dificilmente o produto sai do lugar, mesmo que a procura por ele neste período seja maior.
Estamos aqui para te ajudar a encontrar o mix perfeito para a sua loja. Reforçamos ainda que, ao se cadastrar no Martins.com.br, você ganha 10% na sua primeira compra!
Categorias de produtos que mais vendem no verão
Todo período sazonal demanda uma atenção maior do varejista na hora de fazer a lista de compras. É o momento de recorrer ao calendário sazonal para saber quando começar as ações e, principalmente, quais categorias de produtos sazonais contemplar na loja.
Diante do momento que já comentamos aqui, e as demais situações que impactam nas vendas do varejo, é possível destacar três categorias principais que devem receber atenção no supermercado:
Ainda é possível destacar a categoria eletro no seu supermercado, com a venda de ventiladores e climatizadores, para amenizar o clima quente. E também o cantinho de material de construção, já que é comum muitos clientes aproveitarem essa época para fazer os pequenos reparos em casa.
Já falamos sobre as oportunidades de trabalhar o mix eletro e de construção no supermercado. Então, aproveite para ler sobre isso e coloque em prática esses cantinhos na sua loja!
Produtos para o verão: o que vender
De acordo com a Abras, a cerveja continua sendo a preferência nacional e lidera o ranking de bebidas. A projeção é 15,5% de alta nas vendas para o verão 2021.
Entre os produtos sazonais, o estudo também destacou os itens de higiene e beleza, dando destaque para os repelentes, com crescimento de 13% neste verão em relação ao ano passado.
Os alimentos mais refrescantes e leves para a digestão geralmente ditam as regras do verão nos supermercados. Agora, a aposta dos lojistas para ser o campeão de vendas na categoria alimentos é o sorvete. A expectativa é que a alta seja de 14,3%.
Conforme a pesquisa elaborada pela entidade nacional do setor, confira todos os produtos sazonais que também devem estimular bastante as vendas durante o verão. Ah! Aproveite para anotar para a sua lista de compras, ok?!
Bebidas:
- Cerveja;
- Suco;
- Refrigerante;
- Espumante;
- Água mineral;
- Energético;
- Vinho branco;
- Água de coco;
- Chá;
- Isotônico.
Alimentos:
- Sorvete;
- Queijo;
- Iogurte;
- Massa instantânea;
- Pratos prontos;
- Sobremesa pronta gelificada.
Higiene e beleza:
- Repelente;
- Pós-shampoo;
- Bronzeador;
- Protetor solar;
- Tinta para o cabelo;
- Loção pós-sol;
- Depilatório;
- Hidratante.
Esses são apenas alguns produtos sazonais das principais categorias do verão nos supermercados, mas claro que há muito a ser explorado. Nossa primeira dica é que você fique atento ao que conseguiu vender mais no passado, pois pode significar que algum produto tenha chamado mais a atenção do seu público-alvo.
Outra dica é consultar a lista grátis da plataforma Olist, que elencou 50 produtos, de quatro categorias, para vender mais no seu supermercado durante o verão.
Como melhorar a exposição de produtos sazonais

A temporada carece de ações personalizadas para destacar as categorias e os produtos sazonais. Por isso, nós separamos algumas dicas que são primordiais para você trabalhar a exposição dos itens no seu ponto de venda.
A primeira dica é setorizar essas categorias. Por exemplo: você já sabe que “higiene e beleza” é uma das que mais se destacam nas vendas de verão. Logo, é preciso dar maior visibilidade a ela.
Aposte na exposição de destaque de repelente, protetor solar e bronzeador. Mas, crie também uma área próxima, para explorar os demais produtos sazonais da categoria.
Não se esqueça: os produtos devem ser expostos por ordem de marca e segmento, começando pelos produtos de maior valor agregado e os de maior fator de proteção, no caso de filtros e bronzeadores.
Ofertas sinalizadas
A partir do momento que você escolhe o local para a exposição dos produtos sazonais, você precisa deixar esse espaço sinalizado para que os clientes remetam à ideia de ofertas.
Coloque faixas, cartazes e deixe as ilhas e as gôndolas atrativas para despertar o olhar dos clientes ao passar pelo corredor. Mesmo que aqueles produtos não estejam na lista de compras, o consumidor ficará tentado com a oferta.
Se você tem o costume de imprimir os folhetos, aposte em uma capa especial para o tabloide destacando os produtos sazonais do verão. Toda comunicação é válida e eficaz na hora de impulsionar as vendas segmentadas.
Ambiente no clima do verão
Uma estratégia que também dá muito certo para vender os produtos sazonais de verão é ornamentar a loja. E, assim, deixá-la com o clima da estação. Crie ambientes aconchegantes, decoração temática com cadeiras de praia, cooler/caixa térmica e guarda-sol. Ou ainda uma decoração personalizada com área de camping, por exemplo.
A oportunidade também é boa para melhorar a exposição dos produtos de climatização, com alguns itens ligados no momento em que o cliente passa pelo corredor de ofertas. Ou, ainda, com geladeiras de bebidas sazonais próximas a essas áreas e no setor de checkout.
O importante é fazer com que os clientes se sintam confortáveis no ambiente. Além disso, estimulados a garantir as compras de verão. Seja se preparando para passeios e viagens, ou para garantir o lazer da criançada em casa durante as férias.
Aproveite o clima quente e aqueça as vendas
Veja ainda outras cinco dicas que não podem faltar nos supermercados para incrementar as vendas com os produtos sazonais da época:
- Ilumine os balcões refrigerados, incluindo aqueles onde estão sorvetes e sobremesas prontas;
- No setor de hortifruti, aproveite as frutas e verduras frescas para fazer uma boa ornamentação com maior sortimento dos itens;
- A propósito, o momento é ainda mais propício para estimular a alimentação saudável dos seus clientes. Se possível, faça degustações de frutas e sucos no setor;
- Sorvetes e os produtos sazonais gelificados também merecem uma exposição especial durante o verão. Deixe um freezer em local visível, próximo a outras guloseimas para estimular compras por impulso;
- A dica também vale para isotônicos e bebidas energéticas. A exposição da categoria, por exemplo, deve estar no sentido do tráfego dos clientes, com as marcas líderes posicionadas à frente.
É sempre bom lembrar a importância de conhecer o seu público para poder criar as estratégias de vendas certas. Serão três meses de muitas ações e potencial de vendas. É só aproveitar para deixar tudo pronto no seu supermercado à espera da clientela.
Aproveite o momento para turbinar as vendas através das redes sociais da loja. Aqui mesmo no blog temos um passo a passo para usar o Instagram e o Facebook!
Um ótimo verão de vendas para você e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
