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Caixas de presente de natal empilhadas.

Promoção de Natal: o que fazer e como o Martins pode te ajudar

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E aí, amigo varejista, pronto para virar oficialmente a folha do calendário? É hora de deixar os preparativos da Black Friday para trás e focar no que realmente importa no mês de dezembro: promoção de Natal!

Por mais que as grandes ofertas não sejam muito características dessa data, o cenário de instabilidade pede um esforço do comércio para atender as dores do consumidor, que esse ano estão principalmente no bolso. Sei que essa também tem sido uma das dificuldades do varejo no pós-pandemia e é aqui que nossa parceria entra em jogo!

Estou aqui hoje para contar que o Martins estará do seu lado em mais essa empreitada. Ajudar você a crescer é a nossa missão e sabemos que uma boa parceria entre atacado e varejo faz toda a diferença não só nos faturamentos individuais, mas no desempenho da economia de modo geral.

Esse é um dos principais valores do Martins desde sua fundação e não seria diferente agora. Para começarmos com o pé direito, que tal conferir o que estamos preparando para te ajudar na promoção de Natal? Vem comigo!

Mão de uma pessoa segurando sacola de compras e embrulhos de natal.

O que esperar do Natal 2020

Incerteza tem sido a palavra de ordem de 2020, até quando o assunto é Natal. A boa notícia é que agora já temos dados sobre o desempenho do varejo na Black Friday, que foi bastante satisfatório: segundo o levantamento da Nielsen, os dois dias da Black Friday arrecadaram R$ 4,02 bilhões só no e-commerce, um crescimento de 25,1% em relação a 2019.

Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um crescimento de 2,2% das vendas de Natal em 2020, com movimentação prevista de R$37,5 bilhões.

Os resultados da Black Friday indicam também que preço baixo será uma das grandes demandas do consumidor. Por isso, minha principal sugestão está na promoção de Natal, que inclusive pode te ajudar a dar vazão a itens que sobraram do estoque em novembro.

Confira mais dicas a seguir:

Conheça as expectativas do seu público

As previsões acima são úteis para fazermos um panorama geral, mas nada se compara às informações que o seu público pode oferecer. Afinal, é sua clientela que você deve ter em mente na hora de traçar as estratégias para a promoção de Natal.

Aproveite os dados da Black Friday para atualizar o perfil de seus principais clientes, que podem também ser usados na elaboração de personas que serão o alvo das campanhas de divulgação. Entenda o que esses consumidores estão buscando, quais os produtos favoritos, canal de compras ideal etc, para não dar nenhum ponto sem nó ao longo do mês.

Esse é o momento de avaliar o que deve ser priorizado na hora de montar o mix e identificar as mercadorias que tendem a ter um melhor desempenho em uma promoção de Natal.

Aposte em diferentes estratégias promocionais

Caixas de presente de natal empilhadas.

Quando falo em promoção de Natal, não estou me referindo apenas a reduzir o preço de determinadas mercadorias. É possível pensar em uma série de ações que oferecem desconto. Inclusive, algumas ajudam o cliente a pagar mais barato ao mesmo tempo que faz você vender mais produtos de uma vez.

É o caso, por exemplo, da clássica estratégia do “Leve 2 e pague 1” ou de kits promocionais variados. Essa é a alternativa perfeita para liquidar de vez o estoque e dar giro a aqueles itens que se acumularam ao longo do ano. Os melhores candidatos são bens pouco perecíveis, que atraem aquela clientela que gosta de estocar.

Outro exemplo de promoção de Natal que pode dar uma boa alavancada no seu ticket médio é o desconto progressivo: quanto mais o cliente compra, maior é a porcentagem de desconto. A solução também ajuda quem quer zerar a lista de presentes em uma loja só, poupando tempo e é uma dose de energia nesse período que costuma ser tão frenético.

Não esqueça de citar esse argumento na hora de fazer divulgação, ninguém resiste ao combo preço baixo + praticidade no fim de ano!

Otimize o uso das redes sociais

Outra estratégia que pode render bons frutos até 2021 é integrar a promoção de Natal com suas redes sociais. Atrair e engajar o público nos canais de comunicação da loja é um dos grandes desafios dos lojistas, principalmente no ano em que o e-commerce ganhou tanta força.

O isolamento social reforçou a importância de se construir um relacionamento com o público para além do atendimento presencial. Por isso, nada melhor do que usar as redes para distribuir cupons de desconto e ofertas exclusivas para seus seguidores. Notícia boa espalha rápido e além do boost nas vendas você também pode atrair vários clientes novos.

O atendimento online também pode ser usado para oferecer alguns benefícios extra, como frete grátis. Quando o Reinaldo quis migrar suas vendas do Whatsapp para a plataforma própria do mercadinho, por exemplo, ele passou a realizar entregas gratuitas para quem pedisse pelo site e depois usou a experiência na web para fidelizar o público de vez.

Revise suas estratégias e veja qual área da loja deseja impulsionar. A partir dessas informações, pense em como usar as redes sociais a favor da sua promoção de Natal!

Pensou em promoção de Natal, pensou no Martins

Não dá para planejar uma promoção de Natal sem considerar os investimentos necessários na campanha. Se você está pensando que não sobrou fôlego para abaixar os preços depois da temporada Black, é porque ainda não conhece as vantagens de comprar no Martins.

Além do frete grátis, que já reduz os custos de maneira considerável, quem faz parte do BEM, nosso programa de relacionamento, também acumula pontos que podem ser trocados por uma parte do dinheiro de volta. Em vez de receber uma porcentagem por mercadoria, agora você pode acumular créditos em todas as compras e ganhar muito mais!

A praticidade também faz toda diferença nesse período. Além da comodidade oferecida pelo atacado online no Martins.com.br, agora quem é cliente Martins também pode fazer as compras direto do nosso aplicativo.

Banner de divulgação Martins: um comerciante abrindo a porta de entrada do estabelecimento. Ao lado, texto: quero me cadastrar.