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Como fazer promoção na loja e aumentar as vendas?

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Sabe quando as vendas não estão crescendo do jeito que você esperava? Você faz compras para sua loja como sempre fez, mas o fluxo de clientes dá uma diminuída ou eles não compram tanto como costumavam comprar. Daí quando você vê o seu estoque está cheio e os produtos não estão circulando. Complicado né? A solução é fazer uma promoção na loja!

 

Esse é um cenário bem comum nas lojas de todos os segmentos. Às vezes o movimento dá uma caída mesmo, é normal. Pra contornar essa situação, você precisa oferecer boas condições para que os clientes voltam. É exatamente pra isso que você precisa fazer uma promoção na loja.

Promoção na loja: mesa com café e sacolas de compras na cadeira

Mas o que oferecer? Como divulgar a promoção na loja? Como fazer com que ela seja atrativa, trazendo mais clientes e aumentando o ticket médio? É isso que você vai descobrir neste artigo. Vamos juntos?

Pra que você vai fazer a promoção na loja?

Antes de começar a colocar a mão na massa, você precisa definir o propósito da promoção. “Ué, mas não é pra aumentar minhas vendas?”. Sim, também, mas há outros objetivos que você também pode explorar com a promoção na loja. Olha só alguns:

Dentre outros. Você já pode ver que o objetivo da promoção na loja vai fazer bastante diferença nas suas ações. Se você quer mais visibilidade, descontos em toda a loja são mais interessantes do que em um produto só. Agora, se o objetivo é vender mais de um produto específico, não adianta nada oferecer um preço melhor na loja inteira.

Pense bem no objetivo da promoção na loja. Pode parecer óbvio, mas tudo o que nós vamos falar durante esse artigo requer um objetivo bem definido pra dar certo.

Defina o período e o produto da promoção na loja

Agora que você já sabe qual é o objetivo, fica mais fácil entender no que você quer pautar a sua promoção. O que você vai vender? Escolha o seu produto de acordo com o objetivo a ser alcançado. Fique de olho nessa regrinha de ouro: quanto mais abrangente a promoção, maior a quantidade de produtos que podem participar.

Promoção na loja: mesa com compras, carrinho e laptop com e-commerce

Com o produto escolhido, você precisa definir por quanto tempo a promoção na loja vai ser válida, já que essa informação vai inclusive te ajudar a ter mais argumentos de vendas. A promoção que não tem hora pra acabar não tem cara de promoção.

Para estabelecer o período, pense no seu volume de produtos participantes e entenda como normalmente suas vendas funcionam. Em quanto tempo você normalmente venderia uma quantidade similar de produtos? Paute-se nisso e coloque outras variáveis em jogo, como o fato dele estar mais atrativo e as ações de marketing que você vai fazer.

Promoções costumam durar de 2 semanas a 1 mês, dependendo do seu objetivo. Mesmo que você queira mesmo vender todos os produtos participantes, defina um prazo para que as pessoas percebam que a promoção na loja pode acabar a qualquer momento, o que transmite uma sensação de urgência.

E já que estamos falando em transmitir sensações…

A forma de abordagem faz toda a diferença

Você vai fazer a promoção na loja como? Onde vai divulgar, o que vai dizer? Essas são informações importantes que muitas vezes definem o sucesso das suas ações.

Todo mundo sabe que ovo de páscoa depois da páscoa é sempre mais barato. Todo mundo está cansado de saber que o bacalhau em promoção é aquele mesmo que sobrou da semana santa. Para uma promoção na loja que realmente vende bem mais do que o esperado – esses produtos que sobraram vão vender basicamente pelo seu preço mesmo -, você precisa ser criativo.

Ofereça uma vantagem, não só preço. Comprou muitos sacos de arroz de uma marca nem tão conhecida na sua região? Você não está vendendo arroz mais barato, mas sim trazendo uma novidade pra dentro do mercadinho. O preço é só uma motivação a mais para que as pessoas experimentem a nova marca.

O dia do cliente está chegando aí. Já pensou em fazer uma promoção na loja no esquema leve 2 e pague 1? Com isso você consegue criar toda uma campanha voltada para o conceito da data, e é como se você estivesse presenteando o consumidor.

Promoção na loja: menina falando ao telefone assustada

Toda promoção precisa de um conceito e de uma forma de abordagem. “20% de desconto” pode até vender, mas “nós te ajudamos com X coisa” vende muito mais.

Isso tudo que a gente falou ainda está muito no operacional. Se você quer fazer uma promoção na loja que dê resultados mesmo, precisa pensar de um jeito diferente. Você precisa entrar na mente do cliente e pensar como ele.

Como?

Vitrine com SALE escrito anunciando promoção na loja

Entendendo o público alvo da sua promoção na loja

Sem um público alvo bem definido, as chances da sua promoção na loja decolarem são bem menores.

Tudo bem que, em muitos casos, a promoção está aberta pra todo mundo comprar. Na verdade, na grande maioria deles, não é? A não ser em promoções muito temáticas, como descontos para pais e mães no dia das crianças, descontos para filhos no dia dos pais, etc., as ofertas estão aí pra todo mundo ver e comprar.

Mas quem é esse todo mundo? Você sabe? Como fazer promoção na loja se você não sabe bem como se comunicar do jeito que o seu público se comunica? Não ter um alvo definido pode até dar certo, mas o melhor mesmo é aumentar exponencialmente as chances de lucrar mais com as promoções na loja.

Comece conhecendo o perfil do seu cliente, sua faixa etária, seus interesses e o modo como ele fala. Depois, insira tudo isso na maneira com que você elabora a comunicação da promoção, o que garante que você vai conseguir criar promoções que são interessantes por si só. Nem são as ofertas a parte mais atrativa, mas sim o jeito de oferecê-las!

Até onde abaixar o preço?

manequins com adesivos de promoção na loja

Outro ponto muito importante a se considerar na hora de fazer promoção na loja é até onde você pode ir nas ofertas. Se o seu preço abaixar demais, você com certeza vai vender bem, mas não fatura tanto. Agora, se sua promoção não der um desconto tão alto, mesmo você faturando bastante em cada venda não vai ter volume o suficiente para ter sucesso.

O ideal é estabelecer uma boa estratégia de precificação. Mas como fazer isso? É bem simples, só dá um pouco de trabalho. Basicamente, você precisa entender quais são os custos atrelados ao seu produto, ao funcionamento da sua loja e aos investimentos em marketing.

Todo produto tem em si custos fixos e variáveis. Os fixos são os que normalmente se repetem todo mês – aluguel do ponto, salários, contas de energia e água, etc. -, enquanto os variáveis são mais circunstanciais – comissões por vendas, manutenções imprevistas, contratação ou demissão, etc.

E também há o custo base do produto. Isso tudo se transforma em uma fórmula bem simples, que faz o cálculo do preço de acordo com a margem de lucro que você quer ter. O ideal é fazer esse cálculo em todos os produtos que estão participando da promoção, para que você saiba exatamente o quanto está ganhando em cima de cada um deles.

Mas você não está achando que a gente ia te deixar só com essas informações e pronto, não é? Jamais! Pra te ajudar, nós escrevemos um e-book inteiro sobre a precificação do varejo, e incluímos essa fórmula nela. Baixe agora mesmo!

Oferecendo aquele “algo a mais” durante a promoção na loja

Como fazer promoção na loja é um trabalho que costuma durar mais do que uma semana, é interessante oferecer outras ofertas em cima das originais para manter o interesse do público.

promoção na loja: mulher de óculos escuros carregando várias sacolas

Esse “algo a mais” pode ser qualquer coisa que faça sentido com a campanha do momento. Mais produtos, oportunidades de fidelização, desconto maior, é você quem manda. O importante aqui é que a campanha continue com o seu propósito original e que não se perca num mar de novas oportunidades.

Também é muito importante que você não pareça desesperado demais ao fazer essas adições, hein? Como fazer promoção na loja se os clientes acham que você está querendo vender de qualquer jeito? Não pode ser por aí. Itens adicionais devem vir como oportunidades, e deve haver uma justificativa plausível para a oferta na ponta da língua de todos os vendedores envolvidos.

Agora que você já está craque em como fazer promoção na loja, precisamos falar de um jeito mais sutil de impulsionar as vendas e lucrar muito. Vamos continuar essa conversa no nosso artigo sobre merchandising?

Até a próxima!