Uma pesquisa de expectativa de vendas para o Dia das Crianças 2015, feita pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, mostrou que o consumidor fica mais atento às promoções quando vai às compras. O levantamento foi aplicado nas nove cidades da região e mostrou que 54% dos entrevistados priorizam produtos com descontos na hora de fechar negócio.

A maioria dos entrevistados (38%) disse que o presente escolhido deve ter preço entre R$ 50,00 e R$ 100,00. Já para 31% dos consumidores, o orçamento para as compras das crianças compreende presentes entre R$ 101,00 e R$ 200,00 – enquanto 20% dos entrevistados pretendem gastar, no máximo, R$ 50,00. Itens entre R$ 201,00 e R$ 300,00 têm 8% de preferência e, acima de R$ 300,00, 3%.

Em relação à categoria de presentes que serão escolhidos, brinquedos correspondem a 67% das respostas, seguidos por roupas (34%) e calçados (14%). Também se destacam os itens livros (10%), jogos de videogame (8%) e produtos eletrônicos – como celulares e tablets (8%). Completam a lista de intenção de compra: artigos de informática (6%); artigos esportivos – como skate e patins (4%); perfumes (4%) e CDs e DVDs (1%). No questionário, os entrevistados podiam escolher entre uma ou mais opções de presentes.

Além das promoções e liquidações, que despertam atenção da maioria dos entrevistados, a escolha do presente é feita de acordo com o que a criança deseja ganhar (47%).

Outros 25% dos entrevistados consideram essencial o bom atendimento na loja, enquanto que para 12% o chamariz é o ineditismo dos produtos no mercado. A decoração especial da vitrine conquista 9% dos clientes, enquanto 4% são atraídos por propaganda na TV, internet, revistas ou jornais.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Alberto Weberman, a pesquisa reflete a mudança no perfil do consumidor neste ano atípico.

“Em tempos de crise, as pessoas pesquisam mais os preços antes de fazer a compra. Por isso, produtos com descontos atrativos são uma maneira de conquistar mais vendas neste ano difícil”, afirma.

Segundo os entrevistados, o cartão de crédito deverá ser a principal forma de pagamento para o Dia das Crianças, com 44% das respostas. Nas compras à vista, 42% dos clientes deverão utilizar dinheiro e 13% irão optar pelo cartão de débito. Cartão de loja parcelado foi a modalidade citada por 1% dos consumidores. Cheque e carnê registraram, juntos, índice abaixo de 1%.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.