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Notebook e tablet ligados sob uma mesa. O notebook mostra dados, gráficos e tabelas, enquanto o tablet mostra um calendário

Quais problemas do cliente você resolve? Dicas de como vender o ano todo

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Independente do segmento, todos os negócios estão precisando refletir sobre suas formas de empreender durante a pandemia do coronavírus no mundo (Covid-19). E, se você acompanha meus textos sabe que isso não é novidade!

 

Mas como vender é uma questão que deve estar no cerne do planejamento comercial de todo negócio, é preciso ser rigoroso na hora de fazer essa sua autoanálise. Inclusive, essa resposta é determinante para a sobrevivência da empresa e deve influenciar todas as decisões.

Além da sazonalidade do clima e das datas comemorativas, existem também as flutuações da economia e aquelas que não podemos prever, como é o caso da pandemia. Com isso, muitas dúvidas começam a aparecer, por exemplo: como vender em tempos de coronavírus?

Não é possível prever uma pandemia, mas uma empresa que sabe seus diferenciais e entende seu público-alvo consegue se reinventar nas adversidades. Para te ajudar nesse exercício, o texto de hoje é dedicado a identificar maneiras e estratégias para vender o ano todo!

Notebook e tablet ligados sob uma mesa. O notebook mostra dados, gráficos e tabelas, enquanto o tablet mostra um calendário

Como vender o ano todo?

Não existe uma única resposta certa para essa pergunta, o que existe é uma resolução mais adequada para o seu negócio. A melhor forma de chegar a ela é, na verdade, redirecionando para uma outra: quais problemas do cliente você resolve?

Um comércio deve existir para solucionar as dores dos clientes e, por isso, seus produtos e serviços devem ser as respostas que eles procuram. O segredo está em articular e conhecer bem o público-alvo que você pretende ajudar. Você deve ser norteado pelo anseio em descobrir quais são necessidades deles e como é possível ampliar a oferta para demandas que estejam além do seu foco principal ou original.

Monitoramento

Sob uma mesa, há uma mão segurando uma caneta azul que aponta para gráficos coloridos impressos no papel

Para saber como vender o ano todo, é preciso ver como andam seus resultados em diferentes períodos. Caso a empresa não mantenha um fluxo de caixa atualizado, é hora de providenciar um.

Analise as planilhas mês a mês e busque identificar padrões de desempenho. Nos meses de pico, observe quais mercadorias se destacam e quais fatores impulsionam as vendas. Já nos meses de baixa, o exercício é identificar o motivo e pensar em formas de transformar esse desafio em oportunidade de venda.

Planejamento, planejamento, planejamento

Dentro de uma caixa de madeira há diversas ferramentas de trabalhos manuais, como alicate, martelo, serra e luva de proteção.

Nenhuma surpresa por aqui: quem quer entender como vender o ano todo precisa se planejar para o ano inteiro. Isso significa que nenhum investimento deve ser feito sem considerar o todo, principalmente aqueles feitos com o lucro vindo dos períodos de alta nas vendas.

A Black Friday e o Natal costumam ter impacto positivo em diversos segmentos e é importante que o lucro das vendas de fim de ano também seja usado para “segurar a onda” em outros momentos. Principalmente para manter o estoque abastecido ou garantindo que todos os custos fixos sejam cobertos.

Mas, e fora de época? Promoções são ótimas estratégias para impulsionar as vendas, no entanto, é super importante saber a hora certa de elaborá-las. Montar alguns kits são ótimas opções para aumentar as vendas de produtos complementares. Imagine só: uma pessoa precisa de um martelo para fazer reparos em casa, é sua grande oportunidade de vender um kit de ferramentas completo e fazer girar ainda mais o estoque! Para definir os melhores produtos pesquise e planeje bem.

Para isso, é importante enxergar as oportunidades que podem estar escondidas na região, por exemplo, uma demanda reprimida que a loja pode atender. Mas fique atento para pensar, primeiramente, em como vender produtos e serviços que supram as necessidades dos clientes.

Você deve estar se perguntando: mas como aplicar essas estratégias num momento de pandemia em que todos os setores estão lidando com muitas baixas? Bom, esse momento é incomum para o mundo todo, mas a minha indicação continua sendo manter o planejamento, resguardando os lucros das épocas de maior venda para manter o comércio funcionando.

Planeje a partir daquilo que você tem e se projete para o futuro. Que tipo de serviços você vai poder oferecer quando tudo isso acabar? Coloque do papel, trace as estratégias. Mas enquanto isso, se reinvente e mantenha o negócio funcionando: seja com delivery ou atendimento via mídias sociais, a ordem é pensar fora da caixa.

Ainda está com receio? Calma, o Martins.com.br pode te ajudar nessa situação. Clique aqui para ver como estamos trabalhando pra te dar um apoio nesse momento complicado.

Gestão de estoque

Dois homens de costas empurrando um carrinho em uma seção de loja de atacado de caixas. Um dos homens está dentro do carrinho

Uma consequência do planejamento bem feito é uma gestão de estoque capaz de dar conta dos diferentes fluxos de demanda. Não adianta saber tudo sobre como vender mais serviços se seu estoque não der conta da demanda. Para não ter prejuízo, é importante saber em quais produtos você deve investir em cada momento.

Para vender mais no carnaval, por exemplo, é importante investir em bebidas alcoólicas e alimentos para consumo imediato. Se você dá um passo além e aumenta a quantidade de freezers para oferecer bebidas geladas, maiores são as chances de venda. O cenário muda quando falamos do Natal, que tem seus pratos típicos e ingredientes da época.

Ampliar o mix também é uma solução possível para quem quer saber como vender o ano inteiro. Inserir alimentos de baixa caloria no seu mix pode ser uma oportunidade de lucrar fidelizando uma nova faixa de público para a loja pelo resto do ano. É sempre bom ampliar os horizontes e atender cada vez mais clientes!

Manter uma boa gestão de estoque é importante não só na hora de desvendar como vender, mas também para não desperdiçar produtos em períodos de baixa por conta da data de validade. Saiba como evitar esse problema!

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