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Bebidas mais procuradas na quarentena e como abastecer o estoque

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Enquanto bares e restaurantes sofrem com a baixa no movimento por conta da quarentena, a venda de bebidas alcoólicas está crescendo por meio de delivery e dos e-commerces. Segundo a Folha de São Paulo, houve um aumento de 50% na demanda de etílicos entre março e abril.

 

Em um primeiro momento, esse crescimento pode ser preocupante, tanto que a OMS chegou a recomendar que os governos restringissem a venda de bebidas durante a quarentena. O consumo motivado pela ansiedade trazida pela crise pode ser porta de entrada para o alcoolismo, além de afetar o sistema imunológico.

No entanto, o aumento da demanda por bebidas não significa, necessariamente, aumento no consumo de álcool.

Segundo especialistas, houve um deslocamento de demanda: ao invés de frequentar bares e restaurantes, as pessoas agora estão bebendo em casa. Segundo dados de fornecedores, o crescimento ainda não compensou a diminuição das vendas trazidas pelo fechamento temporário dos estabelecimentos.

Que tal aproveitar esse movimento para impulsionar a venda de bebidas alcoólicas? Com os produtos certos e comunicação responsável, elas podem ser o empurrão que seu negócio precisa!

Ao fundo estrutura borrada do bar. Em primeiro plano, três drinks enfileirados no balcão.

Como vender bebidas alcoólicas na quarentena

Incluir drinks e bebidas alcoólicas nas opções para delivery pode ser uma saída para que bares e restaurantes mantenham o fluxo de caixa nessa quarentena. Essa é, inclusive, uma forma de agregar valor à experiência do cliente que aderiu aos serviços de entrega.

Já os mercadinhos podem aproveitar a tendência para expandir o mix de bebidas alcoólicas. Com os tradicionais centros de consumo fechados, consumidores estão recorrendo aos mercados em busca de mercadorias premium, como cervejas artesanais e matérias primas para drinks.

Veja a seguir como abastecer seu estoque de bebidas com os itens mais procurados na quarentena!

Cervejas artesanais

Braço de uma pessoa segurando uma taça, em formato tulipa, com cerveja dentro.

Antes mesmo da quarentena a venda de cervejas artesanais já tinha ganhado o varejo, graças à popularização das bebidas e o aumento no número de cervejarias no Brasil. Esse movimento também vai de encontro a uma das tendências contemporâneas de consumo mais lento, com interesse por experiências gastronômicas mais sofisticadas.

Mas muitos clientes ainda ficam confusos sobre qual cerveja escolher, por isso capriche nas informações na hora de fazer a divulgação. Prepare conteúdos para as mídias sociais sobre os diferentes tipos de cerveja artesanal e dicas de harmonização com outros pratos.

Restaurantes e bares podem aproveitar para montar combos promocionais, em que as garrafas acompanham determinados pratos por um preço reduzido. Além de agregar valor, você tem a chance de apresentar um novo produto para os clientes e fidelizá-los nesse nicho.

Veja algumas sugestões de compra, com rótulos que você encontra direto no Martins.com.br!

Vinhos

Três taças com vinho branco seguradas e sendo brindadas por três pessoas.

Segundo a revista Forbes, o vinho já é a bebida oficial da quarentena. E, na verdade, há alguns anos os e-commerces tem sido responsáveis por popularizar o consumo de vinho no país, quebrando o estigma de que se trata de uma bebida cara e de difícil consumo.

Com a quarentena, as vendas pela internet ganharam ainda mais força com estratégias de divulgação de qualidade. Além disso, o vinho é considerado mais “aceitável” para o consumo doméstico e muitas vezes solitário, enquanto drinks e cervejas são consideradas bebidas sociais.

Seu mercadinho pode aproveitar o momento favorável e funcionar como uma loja de conveniência. Enquanto o produto demora alguns dias para chegar pelo e-commerce tradicional, pedir o delivery do mercadinho do bairro é muito mais prático e rápido. Use esse argumento na hora de fazer a divulgação e saia na frente!

Já os restaurantes podem apostar nos combos harmonizados entre pratos e bebidas! Além de investir em alternativas para consumo mais fácil, como os vinhos em lata ou as embalagens baby, de consumo individual.

Veja algumas sugestões de compra que preparei pra você:

Drinks

Três caipirinhas coloridas com copos decorados com frutas sobre balcão de bar.

A quarentena fez com que as festas e comemorações passassem a acontecer dentro de casa, o que abre uma boa oportunidade para que bares possam oferecer drinks via delivery. Além de manter o fluxo de caixa, a solução mantém o estabelecimento próximo dos clientes e pode fidelizar novos consumidores.

Para deixar a opção mais atraente, pense em embalagens criativas e que mantenham a integridade das bebidas durante o transporte! O bar pode apostar em um ou dois drinks a cada semana, usando as mídias sociais para compartilhar curiosidades sobre a história do drink, já pensou? É engajamento garantido!

Fala, Mart!
Muitos consumidores também estão aproveitando a quarentena para aprender a preparar os próprios drinks. Os mercadinhos podem aproveitar a tendência oferecendo os destilados que servem como base para as bebidas mais clássicas. Nesse quesito, aposte no uísque, gin, rum e cachaça, além de utensílios de coquetelaria, especiarias e frutas para incrementar a produção.

Para esse seção, dê uma olhada nesse mix:

Para mais dicas como essa, você já sabe, é só acompanhar minha série especial da COVID-19! Muito conteúdo relevante para te ajudar adaptar seu comércio para essa nova realidade da quarentena!