As redes sociais mais usadas e as tendências para 2023

Tempo de Leitura: 7 minutos
As redes sociais mais usadas e as tendências para 2023

Sumário

Ter um comércio e não estar presente nas redes sociais nos dias de hoje é como dar um tiro no pé. Vendas e conteúdo digital devem trabalhar juntos para o sucesso do negócio. As redes sociais mais usadas podem ser uma ótima vitrine para a loja.

Os consumidores tendem a usar cada vez mais as redes sociais em busca de mercadorias e marcas que supram as necessidades. Leva o varejista que tiver conteúdo atrativo e apostar nas estratégias certas para ganhar o cliente.

Para 2023, as redes sociais mais usadas deverão ser aquelas com bons recursos de vídeo. Além disso, que tenham integração de inteligência artificial e plataformas com interfaces que sejam eficientes no envio de mensagens diretas.

Hoje nós vamos conversar um pouco mais sobre essas tendências e vamos te mostrar, meu amigo e minha amiga varejista, como você precisa encarar essa realidade. Então, vem com a gente!

Redes sociais: aspectos globais

Antes de explicarmos sobre as redes sociais mais usadas, achamos relevante trazer aqui alguns dados globais sobre esse universo das mídias digitais. 

Há pouco mais de uma década, o conceito de rede social se resumia a plataformas de relacionamento entre amigos, familiares ou novos contatos. A ideia principal era se comunicar e manter uma rede de contatos online na plataforma. 

A proporção que essas ferramentas de socialização online tomaram foi tão grande que o marketing digital absorveu as potencialidades das redes.

Hoje, dificilmente falamos em estratégia de venda e divulgação sem o uso de ao menos uma rede social da marca.

De acordo com dados extraídos do Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer, os usuários da América Latina e Ásia ficam conectados em redes sociais por no mínimo três horas todos os dias. 

Veja outras estatísticas:

  • 59% da população mundial está conectada a uma rede social (o equivalente a 4,7 bilhões de usuários)
  • A maior parte (54,2%) dos usuários é masculina
  • 36,4% é o tempo médio diário que as pessoas ficam online
  • 42% dos usuários disseram que seguir marcas é a principal ação de engajamento em troca de incentivos da loja
  • Depois da tradicional publicidade na TV e uso de ferramentas de busca na internet, anúncios pagos nas redes sociais são a principal forma dos consumidores descobrir uma nova marca

6 tendências nas redes sociais para 2023

Os softwares das redes sociais passam frequentemente por atualizações para oferecer os melhores recursos aos usuários, seja para uso pessoal ou uso comercial. Estar atento às mudanças, por exemplo, é saber aproveitar ao máximo a ferramenta de massa.

Entre as principais tendências que devem impactar as mídias sociais em 2023, seis chamam a atenção e vamos compartilhar com você alguns insights.

1. Anúncios interativos

Engajamento e interatividade têm tudo a ver quando o assunto são as redes sociais mais usadas pelas empresas. Nesse sentido, os anúncios interativos seguem como uma forte tendência para prender a atenção do consumidor.

Com essa modalidade de divulgação, o lojista propicia ao cliente se envolver diretamente com o anúncio. Ela também mantém o consumidor mais tempo “preso” à marca, aumentando o engajamento na rede social e a percepção do cliente em relação à loja ou ao produto.

A publicidade interativa vem ganhando muito espaço nas redes sociais. Ela pode ser potencializada por meio de enquetes, vídeos, infográficos, e-books informativos e até caixinha de perguntas nos stories do Instagram. Vale a criatividade!

2. Vídeos curtos

Mais é menos! Gerar bons conteúdos por meio de vídeos curtos vai ser uma das grandes sacadas do e-commerce mundial. Muitas empresas já vêm notando a adesão de maior parte dos consumidores por essa forma de divulgação. 

O usuário da rede social é dinâmico e quer consumir o máximo de conteúdo no menor tempo possível. A publicação de vídeos ou pílulas de conteúdo rápido, criativo e interativo, se tornam ferramentas importantes para concentrar a atenção desses consumidores.

O sucesso de redes sociais como o TikTok e o Kwai comprova isso! O Reels do Instagram e o YouTube com o novo formato “YouTube Shorts” são exemplos dessa forte tendência.

De acordo com a YOUPIX e Nice House, mais de 85% dos usuários que geram conteúdo com vídeos curtos garantem resultado com a estratégia de marketing.

3. Mídia multissensorial

Agora vamos falar de outra tendência neste ano: a mídia multissensorial. A ideia é integrar o máximo de recursos em um único conteúdo. Áudio, texto, figuras, vídeo e múltiplos cenários a fim de tornar a experiência do usuário com a marca imersiva. 

Em um mesmo conteúdo da rede social você poderia, por exemplo, incluir músicas e legenda original, além de GIFs e até fazer enquetes. Tudo isso na mesma postagem. 

Quer ser visto, ouvido e lembrado por todos os públicos? Aposte na acessibilidade e utilize nas postagens da loja recursos como texto alternativo para integrar principalmente os clientes com necessidades especiais.

4. Inteligência Artificial (IA)

Inteligência artificial (IA) na rede social? Sim, já é realidade e está cada vez mais presente nos conteúdos comerciais divulgados pela internet

Com um programa de IA é possível, por exemplo, direcionar a visualização de postagens para o público interessado. O Facebook é um dos pioneiros em utilizar a ferramenta como uma espécie de “colaborador virtual”.

O sistema pode responder mensagens automáticas e interagir com os seguidores como se fosse, de fato, um analista de mídias. A IA ainda pode identificar produtos e pessoas pelo reconhecimento facial e imagens. 

Quer outro exemplo do uso de inteligência facial nas redes? O Big Data. 

Esse banco de dados classifica os consumidores a partir da localização deles e as preferências de compra na internet. Um ótimo método para segmentar suas vendas e direcionar a visibilidade da sua marca para onde realmente interessa.

5. Atendimento ao cliente

A pandemia trouxe uma nova funcionalidade para as redes sociais como canal de atendimento ao cliente. Em muitas ocasiões ficou mais fácil entrar em contato com a loja pelo Instagram ou pelo Facebook do que pelos canais oficiais: e-mail, SAC etc. 

Essa é uma condição que vai prevalecer. Tanto vai que muitas empresas já direcionam o link de contato para a caixa de mensagens diretas das redes sociais. 

Para profissionalizar o atendimento, é recomendável o uso de chatbots para otimizar esses atendimentos e não sobrecarregar os atendentes da loja. 

Não se trata daquele tipo de mensagem automática que fica na cara que o cliente está conversando com um robô. Esses programas de computador simulam a conversa como se fosse um ser humano, de forma personalizada.

6. Social e-commerce

Assim como as redes sociais se tornaram canais oficiais de atendimento ao cliente, elas também estão se consolidando como canal direto de vendas. E essa segue sendo outra importante tendência de mercado.

De acordo com a GWI, 54% dos usuários já pesquisam produtos antes de comprar pelas plataformas sociais. Manter um catálogo de produtos nessas mídias é um passo importante para quem quer ter sucesso nas vendas online. 

E pelo fato de a linguagem nas redes ser mais informal, dá para combinar venda de mercadorias com informação e entretenimento. Os consumidores conectados adoram acompanhar transmissões ao vivo para apresentação de mercadorias e essa prática tem se expandido bastante no Brasil.

Redes sociais mais usadas

Pessoa segurando smartphone com ícones de redes sociais

Agora nós vamos falar um pouco mais sobre as redes sociais mais usadas atualmente no mundo e aqui no Brasil. Esperamos que essas informações sirvam para que você possa adotar novas estratégias para aumentar o engajamento da sua marca na internet.

1. WhatsApp

Considerando o que chamamos de usuários ativos, o WhatsApp lidera entre as redes sociais mais usadas. A rede social de mensagens instantâneas faz o maior sucesso aqui no Brasil. 

De acordo com os dados da Digital 2022 Brazil, cerca de 96% dos usuários da plataforma são brasileiros. Ou seja: são aproximadamente 165 milhões de usuários. 

Para os negócios, a ferramenta se tornou a aliada perfeita para estreitar o relacionamento com o cliente e incrementar as vendas. Use a modalidade comercial da ferramenta para ter acesso a recursos gratuitos e exclusivos para empresas.

2. TikTok

Você sabia que em 2021 o TikTok chegou a ser o aplicativo mais baixado em todo o mundo? Por incrível que pareça, ficou à frente de plataformas como o queridinho Instagram, o Facebook e o próprio WhatsApp.

A ascensão da rede social se deve à popularidade dos vídeos curtos na internet, que já falamos por aqui.  No ano passado, a rede somou 73,5 milhões de usuários ativos só aqui no Brasil. 

E muito se engana quem ainda pensa que o TikTok se resume a “vídeos de dancinhas”. A dica para as empresas é apostar em conteúdos com pitados de humor e personalidade, que agreguem confiança ao consumidor.

3. YouTube 

O YouTube conta com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de visualizações por dia. No Brasil são mais de 138 milhões. Exclusivamente voltada para conteúdos audiovisuais, dá para extrair muito conteúdo bom da plataforma.

A rede social pode ser uma ferramenta importante para você buscar conteúdos que contribuam para a gestão dos negócios.

4. Instagram

No Brasil, a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos conta com 122 milhões de usuários ativos e é a terceira rede social mais usada. A estimativa é que a base de usuários chegue nos 135 milhões até 2025. 

O apelo comercial que o Instagram tem o torna um dos queridinhos dos varejistas. Dados da agência Opinion Box dão conta de que 34% dos consumidores pesquisados informaram já terem comprado ao menos um produto após verem um anúncio pago no Instagram. 

Além disso, a própria plataforma informa que 81% dos usuários do Instagram buscam por novos produtos e serviços no aplicativo. 

5. Facebook 

Mesmo perdendo popularidade nos últimos anos, o Facebook continua sendo uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros. Com 116 milhões de usuários ativos, uma das tendências para 2023 é o recurso “Click to Message”.

Por meio dele, o cliente consegue abrir uma caixa de mensagem direto com a loja ao clicar no anúncio da marca. Essa foi uma forma pensada pelo Facebook para melhorar a relação entre empresas e clientes na plataforma.

E aí, quais dessas redes sociais mais usadas na sua loja? Não deixe de lado essa importante estratégia para os negócios. Os clientes estão de olho por lá!

Até mais!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima