As redes sociais mais usadas e os impactos no varejo

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Redes sociais mais usadas e os impactos no varejo

Sumário

As redes sociais têm diversas funcionalidades para o varejo a fim de possibilitar a interação com os consumidores, vender online e divulgar promoções em larga escala. As redes sociais mais usadas pelos lojistas colocam essas marcas em maior evidência.

Ainda que você ainda não venda os seus produtos em forma de e-commerce, precisa pelo menos contar com uma página da loja ativa na rede social para alcançar mais clientes e se fazer presente na internet.

Hoje nós vamos falar um pouco mais das redes sociais mais usadas pelo comércio no ano passado e o que esperar delas para 2024. Aproveite a leitura!

Redes sociais mais usadas 

De acordo com o levantamento da agência de marketing digital We Are Social, 93,4% dos brasileiros que usam internet no país utilizaram o WhatsApp. Então, esse app é o líder entre as redes mais usadas e mais amadas do consumidor. 

Em seguida, aparecem o YouTube, Instagram e Facebook. Acompanhe o ranking abaixo:

  1. WhatsApp – 142,2 milhões de usuários;
  2. YouTube – 142 milhões
  3. Instagram – 113,5 milhões;
  4. Facebook – 109,1 milhões;
  5. TikTok – 82,2 milhões;
  6. Facebook Messenger – 62,05 milhões;
  7. Twitter – 24,3 milhões;
  8. Pinterest – 28,05 milhões;
  9. LinkedIn – 59 milhões;
  10. Snapchat – 7,65 milhões

Em termos de consumo e tempo conectado nas redes sociais, o Brasil é o terceiro em todo mundo. A pesquisa “Tendências de Social Media 2023” mostra que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil têm passado cada vez mais tempo na web, especialmente navegando nessas plataformas.

Redes sociais no varejo

O dado acima justifica o grande aumento no consumo de produtos pelas redes sociais. De acordo com estudo feito pela Nuvemshop, as pequenas e médias empresas receberam cerca de 1,5 milhão de pedidos pelas redes sociais mais usadas.

Comparando aos números de 2020, houve um aumento expressivo de 243% no número de vendas.

A Opinion Box também divulgou no ano passado uma pesquisa sobre o tema. Os dados mostram que 72% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras. 

Do total de usuários das redes sociais, 74% utilizam essas plataformas para pesquisar sobre produtos. Considerando as redes sociais mais usadas para compras online, o Instagram lidera com 65% dos usuários. 

O Google Shopping, com 56%, vem em seguida e em terceiro lugar o WhatsApp, com 46% das intenções de compras. 

Veja outros insights relevantes dessa pesquisa:

  • 56% dos consumidores compram pelo WhatsApp por ser mais prático acompanhar toda a jornada de compra por lá;
  • 44% dos consumidores se interessam pela compra após receber ofertas pela rede social;
  • 31% dos consumidores deixam de comprar quando a loja não tem rede social.

Por que recorrer às redes?

Você viu que pode perder clientes pelo simples fato de não ter a sua marca presente na rede social, né? As redes sociais têm uma grande relevância para o varejo.

É um grande canal para visibilidade e posicionamento da marca, uma vez que as plataformas mantêm a loja na mente dos consumidores.

Também se transformam em canais direto de comunicação com os clientes, estreitando a relação com o público. As redes sociais ainda podem ser utilizadas como canal de divulgação de ações e ofertas da sua loja.

As redes sociais mais usadas geralmente oferecem a criação de páginas específicas para empresas, para que possam compartilhar informações detalhadas sobre o mix, horário de funcionamento, localização, etc. 

Além disso, as principais plataformas acabam se tornando canais de vendas com os recursos voltados ao varejo online. Um bom exemplo disso são lives commerce realizadas no Instagram. 

Por falar nisso, os dados da Opinion Box da pesquisa que comentamos há pouco mostraram que 72% dos usuários costumam assistir live commerce. Além disso, 28% deles adoram o canal e 45% compram de fato. 

Tendências para 2024

As redes sociais mais usadas e as tendências para 2023

As redes sociais mais usadas no ano passado, tendem a seguir as mesmas perspectivas para 2024. Agora vamos falar de algumas tendências que seguem fortes para uso das mídias digitais:

1. Integração de tecnologias

Maior integração de tecnologias AR (Realidade Aumentada) e VR (Realidade Virtual) nas plataformas para oferecer experiências mais imersivas, seja nas interações pessoais ou nas experiências de compras. Essas tecnologias imersivas alteram a percepção do consumidor do ambiente ao seu redor, proporcionando experiências interativas.

2. Proteção e segurança

Muito se discute sobre a regulação das redes. Há uma grande tendência para que as plataformas ofereçam maior controle sobre como os dados são compartilhados e utilizados.

3. Exploração do uso de áudio e IA

Interações baseadas em voz continuam crescendo muito nas redes sociais. Além disso, a IA (Inteligência Artificial) tende a ser mais utilizada para personalizar a experiência dos clientes que compram pela rede social, principalmente para análise de dados. 

4. Relações mais sustentáveis

Nas redes sociais, seu papel vai além de ser apenas um meio de divulgação para as marcas. São, principalmente, canais para construção de vínculos com os consumidores. É importante desenvolver relacionamentos de longo prazo, fundamentados na confiança, que ultrapassam o valor de uma simples transação comercial. 

5. Vídeos curtos

A prevalência dos vídeos curtos, impulsionada por formatos como snaps do Snapchat, TikTok, stories e Reels do Instagram, permanece evidente. Neste ano, haverá predominância de conteúdos audiovisuais rápidos e dinâmicos, destaca-se nos feeds das redes sociais. 

Top 5 das plataformas

Agora vamos falar um pouco mais sobre as redes sociais mais usadas pelo varejo. Listamos abaixo com um breve resumo de cada uma para que você possa se familiarizar e escolher em qual delas a sua marca deve estar presente.

  1. WhatsApp: plataformas de mensagens utilizada para comunicação direta com os consumidores, fornecendo suporte ao cliente, compartilhando atualizações de produtos e facilitando transações;
  2. Instagram: de propriedade do Facebook, o Insta é particularmente eficaz para o varejo visual. Empresas podem usar o Instagram para compartilhar fotos e vídeos de produtos, envolver os seguidores por meio de histórias e explorar recursos de compras integrados;
  3. Facebook: plataforma popular para o varejo devido à sua ampla base de usuários e recursos de publicidade segmentada. As empresas frequentemente criam páginas no Facebook para promover produtos, interagir com os clientes e veicular anúncios;
  4. YouTube: é uma plataforma poderosa para conteúdo de vídeo. Empresas de varejo podem criar vídeos promocionais, tutoriais de produtos e avaliações para envolver os consumidores e promover seus produtos;
  5. TikTok: com seu formato de vídeo curto, é crescentemente explorado por marcas de varejo para promover produtos de uma maneira envolvente e criativa, especialmente para atingir o público mais jovem.

Rede social como estratégia de venda

O uso estratégico das redes sociais para se comunicar com os consumidores e vender é essencial para construir relacionamentos sólidos, promover a confiança do cliente e adaptar-se às demandas dinâmicas do mercado digital.

Para além de todas as vantagens que pontuamos nesse artigo, preciso comentar sobre as redes sociais também serem um canal efetivo para você receber feedback instantâneo dos consumidores. Isso permite ajustes rápidos, melhorias contínuas e demonstra uma resposta ativa às necessidades do cliente.

Agora, a escolha das redes sociais pelo varejo dependerá dos objetivos de negócios, do público-alvo e do tipo de produtos ou serviços oferecidos. 

A propósito, você sabia que o Martins também está presente nas redes? Estamos no Instagram e YouTube. Acompanhe nossos canais e fique por dentro de todas as novidades do universo atacadista.

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Bom, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e reforçamos aqui o quanto é importante você estar presente nas redes sociais.

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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