Conheça quais são as redes sociais mais usadas em 2025

Tempo de Leitura: 5 minutos
Redes sociais mais usadas e os impactos no varejo

Sumário

Há muito tempo, as redes sociais deixaram de ser apenas plataformas de interação social para se transformarem em ferramentas lucrativas para empresas, principalmente no comércio. A cada ano, o cenário muda e hoje vamos falar sobre as redes sociais que acreditamos que serão as mais usadas em 2025.

O uso estratégico dessas mídias pode não só aumentar a visibilidade da marca, mas também engajar clientes, gerar vendas e construir um relacionamento mais fiel com os consumidores. 

Se você é varejista e ainda não está aproveitando ao máximo o potencial das redes sociais mais usadas pelos consumidores, é hora de focar nisso em 2025. 

No artigo de hoje vamos trazer informações atualizadas sobre esse mercado, tendências e oportunidades que você pode aproveitar para melhorar o desempenho da sua loja.

As redes sociais mais usadas no Brasil

O relatório Digital 2024 Global Overview Report, realizado pelas internacionais Meltwater e a We Are Social,  revelou dados importantes das redes sociais mais usadas no Brasil.

O WhatsApp continua sendo líder, sendo utilizado por mais de 93% dos usuários conectados na internet. O Instagram é a segunda plataforma mais utilizada, quase com a mesma penetração.

Veja a seguir os principais insights que o relatório trouxe sobre as redes sociais mais usadas no Brasil em 2024. Sim, de 2024, mas que seguem como tendências!

1. WhatsApp 

  • Plataforma mais usada no Brasil, com 93,4% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos, acessando mensalmente a plataforma;
  • Popular por oferecer uso ilimitado em pacotes de internet de várias operadoras;
  • Usado principalmente para interações pessoais e empresariais (WhatsApp Business), com funções como Comunidades e grupos temáticos, que melhoram o engajamento e suporte ao cliente.

2. Instagram 

  • Segunda rede social mais usada, com 91,2% de penetração entre usuários de internet;
  • Ideal para estratégias de marketing visual, com destaque para stories, reels e lives;
  • 134,6 milhões de usuários no Brasil, com 35,9% considerando-o como sua rede preferida;
  • Ferramentas robustas para anúncios segmentados e geração de leads.

3. Facebook 

  • A terceira entre as redes sociais mais usadas, com 83,3% de participação entre os usuários de internet;
  • Conta com mais de 111 milhões de usuários no Brasil;
  • A plataforma continua relevante para empresas com postagens, vídeos, eventos e segmentação avançada de anúncios.

4. TikTok 

  • Um fenômeno crescente, especialmente entre jovens, com 65,1% de usuários acessando mensalmente a plataforma;
  • O TikTok tem sido popular por seu alto tempo de engajamento, com usuários gastando mais de 30 horas mensais no aplicativo;
  • 98 milhões de brasileiros com mais de 19 anos utilizam o aplicativo;
  • A plataforma viu crescimento significativo no alcance de anúncios e é excelente para campanhas de branding com vídeos curtos e colaborações com influenciadores.

5. Facebook Messenger 

  • Usado por 60,8% dos usuários de internet, com um alcance estimado de 56 milhões de pessoas no Brasil;
  • Funciona como ferramenta de mensagens instantâneas separada do Facebook, ideal para interações empresariais, stories e bots.

6. Telegram 

  • Embora não seja o principal aplicativo de mensagem no  Brasil, a plataforma semelhante ao WhatsApp conta com 56,5% de penetração no público de internet;
  • Muito popular entre grupos de interesses específicos, oferece funcionalidades de grupos grandes e canais de comunicação.

7. Pinterest 

  • Com 37,14 milhões de usuários no Brasil, é ideal para marcas de moda, decoração e culinária, destacando-se pela curadoria de conteúdo visual;
  • A plataforma viu um crescimento significativo de 32,4% no número de usuários de anúncios, com 66,8% de sua audiência sendo de mulheres.

8. X (ex-Twitter)

  • O antigo Twitter vem caindo na popularidade, mas continua sendo usado por 44,4% dos usuários de internet no Brasil, totalizando cerca de 22 milhões de usuários;
  • A plataforma é ideal para empresas que buscam engajamento em tempo real e campanhas rápidas, interagindo com as discussões e tendências mais recentes.

9. LinkedIn

  • A rede social profissional, com 68 milhões de membros no Brasil e uma penetração de 37,2% dos usuários de internet, é muito utilizada para recrutamento de colaboradores e negócios B2B;
  • Oferece uma plataforma ideal para conteúdo corporativo, atualizações de indústria e anúncios segmentados.

Impacto das redes no varejo

rede social sendo acessada pelo pelo celular e notebook

A pesquisa também revelou que os consumidores brasileiros gastam, em média, 3 horas e 37 minutos de seu dia navegando nas redes sociais.

Além de manter contato com amigos e ver novidades, procurar produtos e serviços ocupa o terceiro lugar como razão para o uso de redes sociais, refletindo o crescimento do e-commerce e marketing digital nessas plataformas.

Viu só como é importante a presença da sua marca nas redes sociais mais acessadas? Utilizar essas plataformas no varejo traz uma série de benefícios que podem impactar positivamente nos lucros da sua loja.

  1. Elas ajudam a ampliar o alcance da sua marca, colocando seus produtos na frente de milhões de usuários. 
  2. São plataformas para a interação direta com seu público-alvo, fortalecendo o relacionamento e aumentando a fidelidade.
  3. Oferecem análises detalhadas sobre o comportamento de consumo dos seus clientes, permitindo ajustes rápidos nas campanhas para obter melhores resultados.

Social commerce

As vendas nas redes sociais são uma tendência crescente, já que muitos consumidores pretendem comprar diretamente através das redes sociais. 

As plataformas como Instagram e Facebook têm integrado funções que tornam o processo de compra mais ágil e prático, como catálogos de produtos e áreas otimizadas para conclusão e pagamento da compra.

O WhatsApp Business também se tornou um grande atrativo para vendas online. Tanto que a ferramenta é usada por vendedores de grandes marcas, para fazer contato direto com os clientes e oferecer cupons de descontos ou apresentar as novidades.

Além do social commerce, as redes sociais mais usadas também são capazes de potencializar o varejo de várias formas. A seguir, veja algumas dicas que podem se transformar em grandes oportunidades para a sua loja em 2025:

1. Invista em conteúdo visual

As pessoas são atraídas por imagens e vídeos. Recorra a esses recursos para destacar os produtos de maneira criativa nas redes sociais mais usadas.

O Instagram, por exemplo, permite a criação de carrosséis de imagens e vídeos interativos, o que é ideal para promoções e lançamentos. Analise a melhor plataforma para o seu negócio e invista em conteúdo visual. 

2. Explore as funcionalidades 

As funcionalidades de compra dessas redes são muito fáceis de manuseio. No Instagram e no Facebook, por exemplo, habilite as funções de loja e produtos marcados. 

Isso torna a experiência de compra mais integrada e simplificada, facilitando a conversão.

Além disso, aproveite os recursos para criar vídeos curtos, como os encontrados no TikTok e Reels do Instagram. Isso vai ajudar — e muito — a engajar a audiência da sua marca pelas redes. 

3. Faça atendimento personalizado

O melhor dessas redes sociais mais usadas é a possibilidade de se aproximar do cliente e personalizar o atendimento, trazendo-o mais para perto da marca.

O WhatsApp tem se tornado uma ferramenta essencial para o atendimento ao cliente com personalização e exclusividade. Ofereça suporte rápido, tire dúvidas sobre produtos e até mesmo envie promoções exclusivas.

Ah! E não se esqueça do pós-venda, ok? Esse contato é muito importante ao final da conclusão da compra para fidelizar o cliente por meio de feedbacks

As redes sociais mais usadas revolucionam o varejo trazendo uma experiência digital mais dinâmica. Ao entender as vantagens de cada uma e aplicar as tendências considerando o perfil de cada público, os resultados serão visíveis nas vendas.

Bora preparar o próximo conteúdo da sua rede social preferida? Seja criativo e boas vendas!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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