Responsável pela produção de mais de 1,1 bilhão de litros de tintas em 2013, o mercado de tintas brasileiro é um dos cinco maiores do mundo e segue padrões internacionais de tecnologia e inovação. Extremamente rentável, este nicho de mercado fechou 2014 com um faturamento de US$ 2,7 bilhões (aproximadamente R$ 6,1 bilhões).

Para o varejo, o mercado de tintas pode representar um grande diferencial e auxiliar no incremento do faturamento. Se a sazonalidade mais forte é no final do ano, esse segmento, no entanto, vende bem durante os 12 meses. E com o crédito imobiliário em baixa, as pessoas estão preferindo reformar os seus imóveis do que comprar novas moradias. E isso reflete positivamente no segmento de tintas.

Com o espaço adequado e os tipos certos de tinta, até os pequenos varejistas podem oferecer o produto. Uma boa exposição da categoria mesclada a um merchandising bem-estruturado é suficiente para garantir uma boa aderência do consumidor local – além, é claro, de um bom entendimento a respeito dos tipos de tinta e seus usos, a fim de auxiliar o consumidor na hora da escolha.

Produto de peso

De olho no potencial do mercado de tintas e na alta procura por produtos capazes de unir qualidade e inovação, o Martins investe no mix e oferece excelentes opções para todo os gostos. Além disso, investe frequentemente em estudos de categorias e pesquisas de tendências, a fim de manter sua operação constantemente alinhada às necessidades do mercado. As tintas são produtos cada dia mais buscados pelo consumidor final, o que acaba sendo uma oportunidade importante de o comerciante incrementar o faturamento e ampliar o crescimento do seu negócio.

O mercado registra um crescimento constante nas vendas de tintas, alcançando resultados representativos. É um segmento que avança de maneira significativa, independentemente da crise. Atento a esse mercado, o Martins oferece a sua marca própria de tintas spray, a Pratik, dando oportunidade aos consumidores de usufruir uma opção inovadora e com excelente custo-benefício. O mix também está presente no Martins.com.br.

Os produtos com maior procura são as tintas spray nas cores preto fosco e branco brilhante, além da antiferrugem, a linha de alta temperatura e mata-cupim. A marca Pratik é fabricada pela Baston Aerossol, líder em tintas aerossol no Brasil, conhecida pelas vantagens competitivas de seu produto, que alinha qualidade, segurança, inovação e ótimo custo-benefício, tendo como destaque a secagem rápida ao toque (menos de 15 minutos) e a cobertura em apenas uma demão.

Tendências

Confira as principais tendências do mercado de tintas no Brasil e no mundo

  • Sustentabilidade. Vem sendo o principal direcionador da pesquisa e da inovação tecnológica no setor de tintas. As características das tintas, de maneira geral, são a cada vez mais ambientalmente amigáveis. Hoje, 87% das tintas imobiliárias são à base de água – o que diminui muito o uso de solventes orgânicos no produto.

    Multifuncionalidade. É a tendência de incorporar novos recursos às fórmulas das tintas, que desempenham funções adicionais, como efeito antibactericida, fragrâncias, tintas magnetizadas e até contribuem para a economia de energia, assim como os produtos desenvolvidos para ambientes e utilizações específicas.

  • Alta performance. Produtos que, mais a mais, levam em conta a qualidade e o desempenho, aprimorando aspectos como cobertura, durabilidade e facilidade de aplicação.

    Ótima relação custo-benefício. Isso se deve à oferta de produtos a cada vez mais avançados, que trazem ganhos adicionais para o usuário e incorporam novos recursos, sem representar um gasto maior.

Fonte: Fala Mart

 

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.