Home Destaque Refrigeração e climatização pro calorão! Prepare sua loja
Mulher em frente a um ventilador com os cabelos voando

Refrigeração e climatização pro calorão! Prepare sua loja

0
367

Dia 23 de setembro marca o fim do inverno e o início da primavera. Mas para a maioria dos brasileiros o frio já é coisa do passado, porque o calor já está entre nós. Quem ainda não estiver pensando em refrigeração e climatização para a loja precisa colocar o tema no seu planejamento para deixar o estabelecimento pronto para as altas temperaturas do verão!

Não importa o segmento: a refrigeração faz toda a diferença na experiência do cliente. Quanto mais fresco e agradável for o ambiente, maior será o tempo de permanência das pessoas e, consequentemente, as chances de aumentar as vendas.

Por isso, fique de olho nas nossas dicas e deixe a loja pronta para enfrentar o calorão!

Termômetro de rua, céu azul verão, sol

O que é refrigeração e climatização?

Você já ouviu falar em HVAC? A sigla em inglês significa heating, ventilation and air conditioning, que traduzidos significam aquecimento, ventilação e ar-condicionado. Juntos, esses sistemas compõe o que entendemos por climatização, tecnologia que proporciona conforto térmico para os ambientes em relação à temperatura externa.

Além de tornar o ambiente mais agradável, o conforto térmico filtra o ar, aumenta a oxigenação do local e reduz o risco de doenças respiratórias e alérgicas. Em uma área comercial, um espaço com refrigeração e climatização adequadas também pode ser responsável por um bom desempenho nas vendas, já que um local bem ventilado e fresco deixa todos mais satisfeitos, propensos a gastar mais e dispostos a voltar.

O mesmo vale para a qualidade do trabalho dos colaboradores, que sofre expressiva melhora sob as condições adequadas de refrigeração e climatização, já que a temperatura e a qualidade do ar interferem diretamente no bem estar e na disposição de todos, além de ter reflexos relevantes na saúde de cada um.

Quais são os tipos de refrigeração?

 Ar condicionado com ondas azuis vetorizadas saindo

De acordo com a termodinâmica, refrigeração é todo o processo em que há remoção do calor. O fluxo natural da energia térmica transfere calor de uma fonte quente para uma mais fria, igualando a temperatura de ambas. Para realizar o processo inverso, é preciso fornecer energia para o sistema, que é o que se entende por processo de refrigeração.

Podemos destacar três maneiras como isso acontece: sistema de refrigeração por compressão, sistema de refrigeração por absorção e sistema de refrigeração termoelétrica.

No sistema de refrigeração por compressão, um fluido ou gás refrigerante circula em um circuito fechado para absorver o calor e dissipá-lo em outro local. Esse processo é feito utilizando energia elétrica e é a base de funcionamento da maior parte dos aparelhos de ar condicionado.

Na refrigeração por absorção são utilizados dois tipos de fluidos, o fluido refrigerante e o fluido absorvente. O refrigerante remove o calor por evaporação e o absorvente absorve o vapor do refrigerante em baixas temperaturas. Já a refrigeração termoelétrica cria um gradiente de calor a partir de dois materiais diferentes, que se encontram no espaço refrigerado e no meio ambiente.

Como escolher o melhor ar condicionado?

Close de ar condicionado de parede

Para realizar a refrigeração e climatização da loja de maneira adequada, é preciso levar alguns fatores em consideração na hora de escolher o modelo, o posicionamento e a quantidade de aparelhos de ar condicionado que serão utilizados.

Um desses critérios é a carga térmica, medida a partir da quantidade de BTUs de cada equipamento. British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica, é a unidade de medida usada para indicar a capacidade de refrigeração e climatização do ar condicionado. 1 BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC.

O cálculo para definir a potência do ar condicionado é feita em BTU/m², o que significa que a potência do aparelho vai depender da multiplicação desse número pela área total do ponto de vendas. Quanto maior o BTU, maior a potência, mas esse índice não deve ser considerado de maneira isolada na hora de realizar a compra.

É preciso também levar em consideração a quantidade de pessoas circulando pelo espaço, se há incidência de sol no ambiente ao longo do dia e a quantidade de aparelhos eletrônicos ligados. A recomendação padrão para atingir a refrigeração e climatização adequadas é de 600 BTUs por metro quadrado em lugares onde não há sol e 800 BTUs para espaços com incidência de luz solar.

No caso das lojas, que possuem fluxo contínuo de pessoas, o cálculo deve incluir o público. Recomenda-se adicionar 600 BTUs para cada usuário adicional do espaço (a primeira pessoa não conta).

Ficou confuso? Confira um exemplo prático. Caso sua loja tenha 30m², seja isolada do sol e comporte 5 pessoas (não esqueça de incluir os colaboradores na conta!), o cálculo da refrigeração e climatização ideal é o seguinte: (600 x 30) + (600×4) = 20.400 BTUs. Essa potência pode ser concentrada em um único aparelho ou divida em vários, dependendo da disposição do espaço.

O que fazer quando o ar condicionado não refrigera?

Mulher em frente a um ventilador com os cabelos voando

Quase tão ruim quanto uma loja sem refrigeração e climatização alguma, é o espaço com um ar condicionado que não funciona. Caso isso esteja acontecendo com você, essa é a hora de focar na manutenção para identificar o problema e deixar os aparelhos preparados para o calorão!

Veja algumas das causas mais comuns para esse tipo de problema:

  • Filtros sujos;
  • Saídas de ar obstruídas;
  • Capacidade inadequada de refrigeração para o ambiente;
  • Portas e janelas abertas impedindo a concentração do ar frio;
  • Excesso de aparelhos elétricos ligados;

Boa parte desses problemas pode ser identificada apenas com a observação e pode ser prevenido se houver manutenção periódica adequada. Outro defeito comum em aparelhos de ar condicionado é a falta do gás refrigerante, provavelmente devido a algum vazamento.

Nesses casos, é preciso recorrer a uma assistência técnica especializada.

Refrigeração e climatização da loja é um assunto tão importante que rende mais de um post. Vamos continuar essa conversa no próximo artigo?

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome