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Duas pessoas assinando papéis sob um balcão, orientados por outras duas pessoas que estão do outro lado do balcão. Estão todos felizes.

3 dicas práticas para melhorar o relacionamento com o cliente

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Com o mercado cada vez mais competitivo, uma empresa não pode abrir mão de construir e manter um relacionamento com o cliente. Afinal, se você não cuidar do seu cliente, pode apostar que outras lojas concorrentes estarão prontas para fazer isso por você.

 

Uma pesquisa da Gartner confirmou que o relacionamento com o cliente é chave para negócios que desejam prosperar. De acordo com 64% dos entrevistados, a experiência de compra é mais importante que o preço dos produtos e serviços, e uma boa experiência só pode ser construída a partir de um relacionamento eficaz e satisfatório.

Não é preciso ser guru de marketing pra conhecer algumas práticas de relacionamento com o cliente que podem te ajudar no seu negócio. Na verdade, é bem provável que elas até já façam parte do seu dia a dia, só falta aprimorar um pouco para melhorar os resultados. Duvida? Então vem conferir essas dicas que preparei!

Duas pessoas assinando papéis sob um balcão, orientados por outras duas pessoas que estão do outro lado do balcão. Estão todos felizes.

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Você conhece seus clientes mais frequentes pelo nome? Faz parte da sua rotina entrar em contato com eles para divulgar novidades e promoções na loja? Sua empresa promove ou contribui com eventos da comunidade como festas, feiras e times de futebol?

Se sua resposta para alguma dessas perguntas foi sim, saiba que você já pratica o relacionamento com o cliente!

O varejo de vizinhança tem muito a ensinar para as grandes empresas, já que valores como proximidade e afetividade surgem de maneira muito mais orgânica nos pequenos negócios. Isso acontece porque relacionamento é sinônimo de cuidado: cuidar de quem você atende é, consequentemente, cuidar dos investimentos feitos no seu negócio.

Há diversas maneiras para construir um relacionamento com o cliente efetivo e duradouro. Veja as minhas sugestões:

Surpreenda sempre

Todo casal que está junto há muito tempo certamente vai dizer que o segredo da felicidade conjugal está em saber conquistar o parceiro todos os dias, fugindo das armadilhas da rotina. Com o relacionamento com o cliente não é diferente: é preciso saber surpreender e jamais se acomodar.

Provavelmente você já recebeu um e-mail de uma empresa te parabenizando pelo seu aniversário, estou certo? Uma simples mensagem pode estreitar as relações entre consumidor e lojista e gerar lembrança de marca – uma atitude fundamental para sair na frente do seu concorrente.

A consistência do bom atendimento e da qualidade dos produtos não pode ser deixada de lado, na verdade deve ser feita de maneira estratégica. Seja acompanhada de surpresas como brindes e descontos em datas especiais, ou com amostras grátis de novidades que chegaram na sua loja. Até algumas cortesias – como frete grátis e assistência técnica de produtos por conta da casa.

Use a tecnologia a seu favor

As ferramentas de comunicação são as melhores aliadas na construção do relacionamento com o cliente, já que tornam as estratégias para estar presente na vidas das pessoas mais práticas, diversas e baratas.

Existem muitos canais para isso: Whatsapp, E-mail, Instagram ou Facebook, o que não faltam são opções à disposição. No entanto, é preciso saber quando e como usar cada um deles.

E não estou falando apenas de enviar mensagens e promoções para os contatos, é preciso trabalhar a gestão de crise de forma ativa e responder todas as mensagens que a empresa receber nos canais. Relacionamento positivo com o cliente também é saber ouvir e gerenciar as possíveis frustrações que ele teve na sua loja.

Não tem segredo! Uma comunicação bem sucedida é aquela que consegue manter a unidade e a coerência entre a identidade do negócio, o público alvo e a plataforma utilizada. Por isso, não perca seu objetivo de vista e saiba usar as mídias a seu favor.

Pessoa com blusa de frio de linho vermelha, segurando um smartphone com uma de suas mãos.

Imagine só. Para um hotel com perfil executivo, por exemplo, o contato com o público via Whatsapp para divulgar promoções pode ser invasivo, mas um e-mail mais formal, que oferece conteúdo relevante e um cupom de desconto no final pode garantir o retorno do cliente para uma reserva.

O atendimento via Whatsapp, por sua vez, pode aproximar muito um mercadinho dos moradores do bairro. Quem não gostaria de poder encomendar as compras da semana com uma simples mensagem? Para tornar a oferta irresistível, quem sabe você não oferece o serviço de delivery gratuito nas compras a partir de um determinado valor?

O interessante é estudar quais as possibilidades você pode oferecer e tomar decisões com base naquilo que já conhece do seu cliente e das informações que possui sobre ele. Converse, entenda as expectativas e gerencie quais mídias estão sendo melhor recebidas.

Ofereça conteúdo

Assim como acontece nas relações interpessoais, o sucesso do relacionamento com o cliente depende da admiração que o público tem pela empresa. Não é só aprovar a qualidade dos produtos, o vínculo depende também de valores subjetivos relacionados a cultura da empresa e o que ela pode agregar na vida de seus clientes. Já parou pra pensar no que seu negócio está entregando de relevante para os clientes?

Para ser admirado não é preciso reinventar a roda ou oferecer soluções mirabolantes. Basta ter confiança em si, no seu propósito, no bom preparo da sua equipe e nos produtos que estão sendo vendidos.

Lembra que falei pra você não perder sua identidade? Então, na prática isso significa conhecer a fundo suas mercadorias e serviços e estar sempre disposto a oferecer e compartilhar informações que vão fazer a diferença na vida de quem compra.

Profissional segurando tablet e apresentando produto para casal em balcão de loja.

Se você tem um bar ou restaurante, que tal organizar de tempos em tempos uma oficina de harmonização dos pratos com diferentes tipos de bebidas? Ou quem sabe, preparar cartilhas informativas sobre os produtos oferecidos com dicas para otimizar o uso? São coisas simples que te diferenciam da concorrência.

E não esqueça também da importância de ter uma equipe treinada e preparada para responder às dúvidas dos clientes. Um atendimento alinhado do começo ao fim fazem da experiência do cliente algo memorável – e esse é um grande passo para ter um relacionamento saudável com ele.

Acha que acabou por aí? Experiência e relacionamento com o cliente estão entre as minhas maiores especialidades e as dicas não acabam nunca. Veja mais no meu próximo texto!

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