Home Dicas Black Friday Vendas de fim de ano: como investir os rendimentos do varejo?
Pessoa regando um vaso com moedas e vários vasos com notas de dinheiro florescendo

Vendas de fim de ano: como investir os rendimentos do varejo?

0
274

Natal e Black Friday são as datas mais importantes do varejo no segundo semestre e não é difícil descobrir o motivo. As vendas de fim de ano costumam bater recordes de faturamento em relação aos outros meses, gerando lucros que serão determinantes para o desempenho da empresa no ano seguinte.

 

Essa “gordurinha” no orçamento pode ser investida para realizar melhorias na estrutura, dar uma turbinada no mix ou segurar as pontas quando você quiser fazer uma promoção arrasadora. Independente da finalidade, o importante é empregar esse dinheiro com sabedoria.

Não sabe por onde começar? Então continue com a gente e veja como fazer suas vendas de fim de ano renderem muito mais!

Pessoa regando um vaso com moedas e vários vasos com notas de dinheiro florescendo

Como investir o lucro das vendas de fim de ano?

A regra é clara: quem não investe, perde dinheiro. Não adianta arrebentar nas vendas de fim de ano se um plano para investir esse lucro de volta. Sabe aquela oportunidade para dar um salto e ver seu negócio crescer? Ela pode muito bem estar nas vendas de fim de ano e no que vem depois delas!

Quem fez o dever de casa e se preparou para o Natal e a Black Friday pode esperar um retorno positivo em número de vendas. Depois de todo o trabalho, é hora de abrir a planilha do planejamento comercial de 2020 e ver onde esses rendimentos podem ser alocados, para que no próximo ano você venda mais ainda!

Só você conhece a fundo as necessidades do seu negócio para determinar as áreas que precisam de um empurrãozinho, mas preparamos uma lista com sugestões para aproveitar – e muito – os lucros das vendas de fim de ano. Confira!

Promoções sazonais

Festa de réveillon no terraço do bar

Assim como a Black Friday e o Natal são eventos que exigem preparação e investimentos, o início do ano está cheio de datas que podem ser aproveitadas com os lucros das vendas de fim de ano.

Bares e restaurantes, por exemplo, não precisam nem esperar o fim de 2019, já que o réveillon oferece uma excelente oportunidades de investimento. Esse tipo de evento fortalece o posicionamento da sua marca na cidade e ainda atrai clientes novos – não existe estratégia de fidelização melhor do que serviço de qualidade e tratamento VIP!

Já a volta às aulas, que começa no finalzinho de dezembro e vai até o início de fevereiro, pode ser aproveitada em diferentes tipos de negócio, até mesmo no mercadinho. Que tal usar aquele dinheiro que sobrou das vendas de fim de ano para investir em material escolar?

Explore novas possibilidades

 Prateleiras de supermercado vistas de cima

Aproveitando o gancho do tópico acima, as vendas de fim de ano podem ajudar o varejista que está pensando em expandir o alcance do seu mix para novas categorias de produtos.

Se você fez um estudo de mercado ou só observou a região, detectando alguma necessidade ainda não atendida que pode se encaixar no seu comércio, as vendas de fim de ano te ajudam a investir com mais segurança. Pode ser material escolar e vinho no mercadinho, suplementos alimentares na farmácia, não importa! É hora de enxergar além.

Inclusive, o início do ano te dá até o argumento de vendas prontos. Ano novo, vida nova, e negócios novos para apresentar aos clientes!

Participação nos Lucros e Resultados

Pessoa de terno dando dinheiro para outra pessoa

O Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é um instrumento previsto pela legislação trabalhista para integrar capital e trabalho como ferramenta de incentivo à produtividade dos colaboradores. Parece confuso?

Esse programa nada mais é do que uma maneira de dividir com a equipe os lucros da empresa ao final de um determinado período, normalmente o ano ou o semestre. Também é possível realizar a bonificação pelos resultados, caso sejam atingidas metas organizacionais determinadas anteriormente – que podem estar vinculadas às vendas de fim de ano.

O mecanismo é uma boa maneira de estimular os colaboradores a darem seu melhor nesse fim de ano e fazer com que todos se sintam parte da empresa. A lógica do PLR é a seguinte: se o trabalho é de todos, o lucro também deve ser!

Invista em infraestrutura

Homens trabalhando na reforma de um ambiente

Nem todo segmento vai encontrar uma data comemorativa ideal para impulsionar as vendas no início do ano e tudo bem. Mas isso não significa que o rendimento das vendas de fim de ano deve ficar parado!

Aproveite o momento (e o dinheiro sobrando!) para tirar aquelas reformas do papel, fazer um upgrade na frota, contratar novos colaboradores, enfim, direcionar esse lucro para melhorias que certamente vão se refletir em lucros para o futuro. Bons resultados não dependem só dos produtos, mas da experiência do cliente como um todo.

Essas melhorias, aliás, podem ser o grande atrativo da loja no início de ano, uma excelente oportunidade de movimentar o ponto de vendas e atrair novos clientes!

Quer aprender mais? Dicas como essa você encontra no LinkedIn do Martins.com.br!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome