A gamificação é uma técnica pouco conhecida pelos varejistas, porém, muito eficiente, e que pode ser usada tanto como uma estratégia interna da empresa, como para engajar também os consumidores. Resumidamente, a intenção é usar características dos games de formas variadas em uma empresa ou marca, a fim de gerar resultados positivos.

          Jogos são uma poderosa ferramenta quando se trata de prender a atenção de pessoas, e é nesse sentido que o varejista deve se inspirar e buscar adaptar esse resultado para o ponto de venda físico ou virtual. É possível incluir questões da gamificação em diferentes momentos, como em ações, em treinamentos e até em promoções.

 

          Quando uma empresa oferece descontos progressivos, por exemplo, essa pode ser considerada uma estratégia da gamificação, pois é um desafio para que o cliente compre mais e assim alcance o objetivo, um desconto especial. Premiar com brindes ou “frete grátis” a depender do valor consumido também é uma estratégia parecida. Com a equipe, não é diferente, é possível oferecer benefícios aos funcionários que mais se destacarem durante o mês, ou que cumprirem tarefas específicas em treinamentos.

 

          Assim como nos jogos, o importante dessa técnica é que haja uma recompensa, ou um motivo que faça o consumidor realmente querer conquistar o objetivo, e o processo deve gerar resultados positivos também para  o ponto de venda. O importante é usar a imaginação e criar um jogo exclusivo e funcional, considerando o perfil do seu público. Descubra as preferências dos consumidores que frequentam a sua loja e não será difícil recompensá-los!

 

          Lembrando que, assim como com jogos, os consumidores procuram experiências divertidas, personalizadas e recompensadoras. Para tornar ainda mais positiva a relação com o público, ofereça sempre produtos de qualidade e com preços competitivos, isso você encontra no www.martins.com.br. Vamos jogar?

 

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