É hora de conferir os resultados da Black Friday 2021

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homem de terno ao fundo de indicadores de 2018 2019 2020 2021

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Temos boas notícias! As expectativas para os resultados da Black Friday 2021 eram boas para o varejo brasileiro e elas foram superadas. A data, celebrada no dia 26 de novembro, marcou um dos momentos mais importantes de 2021 para o comércio e antecipou o otimismo para as compras de Natal.

Mais uma vez, as vendas deste ano foram superiores ao faturamento do ano anterior. Nós reunimos alguns dados apresentados pelo mercado e vamos mostrar no artigo de hoje, acompanhados de algumas considerações.

O que será que deu certo? Como foi a experiência do consumidor deste ano? Ainda há empecilhos para consolidação da data comercial? Quais as categorias que caíram na preferência dos clientes em 2021?

São questionamentos que vamos responder para te ajudar a comparar se, na sua loja, a realidade foi a mesma durante a campanha de vendas. Além disso, você pode ponderar as suas ações para já pensar em como planejá-las para o próximo ano, deixando o seu cliente ainda mais satisfeito.

Vendas bilionárias

Os resultados da Black Friday 2021 levaram o varejo online a totalizar mais de R$ 4,2 bilhões de vendas na data. São 5% de crescimento nominal em relação ao ano anterior. Os dados são da NielsenIQ|Ebit, que atribuiu a alta ao aumento do ticket médio para R$ 753, 16% a mais que em 2020.

O que mais chamou a atenção é que o maior volume de vendas não se concentrou na sexta-feira, mas na quinta. De acordo com a Nielsen, o faturamento do dia 25 de novembro cresceu 10%, para R$1,02 bilhão, enquanto o valor médio das vendas teve aumento de 15%.

Já na sexta-feira, o volume de vendas subiu 4% em relação à sexta da Black Friday 2020. Porém, o ticket médio de R$ 788 foi 16% maior na relação entre os períodos.

Por isso, a empresa de consultoria destacou a importância das ações promocionais terem começado mais cedo. O fato ainda de 2020, em pleno pico de pandemia, ter sido um sucesso de vendas também acabou animando o consumo para este ano.

Mais resultados da Black Friday 2021

No relatório de resultados da Black Friday 2021, divulgado pela Social Miner, os indicadores também são animadores. O pico de vendas foi entre 10h e 14h de sexta, registrando um faturamento de R$ 4,04 bilhões só na data. Ou seja, 4,5% de aumento nas vendas em relação a 2020.

Juntas, a dobradinha quinta e sexta alcançou um faturamento de mais de R$ 5,41 bilhões, sendo 5,8% a mais. O estudo ainda mostrou que as pesquisas, efetivas para as compras de Black Friday no Brasil, começaram a partir da segunda semana de novembro.

Resta destacar que o varejo brasileiro online depende muito das redes sociais para concluir as vendas. Os resultados da Black Friday 2021 comprovaram isso.

De acordo com a Social Miner, 61,1% dos consumidores compraram pelos dispositivos móveis, especialmente smartphones. Já 38,8% usaram o computador.

1. Formas de pagamento fizeram a diferença

Outro ponto que precisa ser destacado quanto aos resultados da Black Friday 2021 está ligado às modalidades de pagamento que estiveram disponíveis ao consumidor. O uso do cartão de crédito continua caindo no gosto do cliente.

A mesma pesquisa mostrou que os cartões foram responsáveis por 68,10% das vendas. Em segundo lugar, o boleto bancário com 31,60%. A venda com cartões foi estimulada pelos benefícios ofertados ao consumidor por grande parte das lojas que aderiram ao movimento:

Essas impressões nos dão a certeza de que a Black Friday está muito atrelada à ideia de descontos e mais vantagens para o cliente. O consumidor busca benefícios e acha mais confortável comprar com cartões de crédito, desde que a contrapartida seja boa para ele.

Reforçamos então a importância de você trabalhar na sua loja essas possibilidades. Mais descontos nas compras à vista e programas de fidelidade são essenciais para ver o faturamento crescer.

2. Quem comprou na Black Friday 2021?

Ao acompanharmos os dados de hora em hora da Black Friday 2021, divulgados pela Neotrust e parceiros, é possível identificar quais os públicos potenciais para o movimento. Dessa forma, você também consegue redirecionar as estratégias de vendas para o próximo ano.

O público feminino dominou as compras deste ano, concentrando mais da metade das vendas. As mulheres foram responsáveis por 57% das vendas da Black Friday 2021. Já os homens, o percentual ficou em 43%.

Os pedidos por faixa etária se concentram entre os consumidores adultos. Acompanhe:

  • Entre 26 e 35 anos: 34,96%;
  • Entre 36 e 50 anos: 33,95%;
  • Até 25 anos: 16,71%;
  • Acima de 51 anos: 14,38%,

3. De olho nas principais categorias

Os indicadores mostram a força das principais categorias de varejo que contribuíram para os resultados da Black Friday 2021.

Com pequenas variações entre as posições, podemos considerar um Top 5 das vendas neste ano: beleza e perfumaria, moda e acessórios, telefone, eletrodomésticos e eletrônicos, bebidas.

Na pesquisa da Social Miner, as categorias que mais se destacaram nas vendas durante o evento foram:

Confira agora a ordem por número de pedidos, também de acordo com a Neotrust e a ClearSale:

O estudo da Nielsen, por sua vez, revelou que na quinta-feira a categoria que mais registrou alta nas vendas foi telefonia/celular. Em segundo lugar, os eletrodomésticos.

Já na sexta-feira de Black Friday, o cenário se inverteu entre os dois carros-chefes: eletrodomésticos assumiu a liderança das vendas, à frente do segmento de telefonia. Já eletrônicos, informática e casa e decoração se mantiveram estáveis nas três posições finais.

4. Entregas lideram as reclamações

Não há dúvidas de que a Black Friday 2021 foi realmente um sucesso. Ainda assim, alguns problemas foram registrados nesta edição e um deles é a entrega.

Ainda nas primeiras horas do movimento de vendas, o atraso na entrega lidera as reclamações. Os dados são conforme levantamento do Reclama Aqui. O aumento é de 162% no comparativo com o mesmo período da Black em 2020.

Depois de falharem no prazo de entrega combinado, o segundo problema mais apontado pelos consumidores aos varejistas foi a propaganda enganosa.

São duas situações que precisam ser muito trabalhadas para que o varejista não perca a venda e nem a credibilidade.

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Hora da autoavaliação

Com base nesses dados que apresentamos, é bom rever as estratégias adotadas não só para a Black de 2022, mas para as vendas de final do ano. O foco é melhorar sempre para impactar na experiência do consumidor, que precisa ser levado em consideração em todos os aspectos.

Foi ele o centro das atenções para que os resultados da Black Friday 2021 fossem um sucesso. E é ele quem continuará ditando as regras ao varejo brasileiro. Por isso, assimile o que deu certo e melhore o que deu errado para que as suas próximas campanhas de vendas sejam ainda mais positivas.

Já que estamos falando em oportunidades neste fim de ano, aproveite para ler nossas dicas para aumentar as vendas no período natalino e as festas de Réveillon. E se você vende bebidas, esse também é um momento de aumentar o faturamento.

Até a próxima!

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