A escolha da localização do ponto de venda no varejo é tão importante quanto o tipo de produto que vai comercializar. Uma boa localização pode impactar diretamente no volume de vendas.

É preciso analisar as condições do ponto comercial, tais como:

 

– Acesso

Aqui é importante analisar se o ponto escolhido tem fácil acesso, se há acesso por meio de transporte coletivo, se a rua é conhecida, se ele está localizado na corrente do tráfego, não obrigando o cliente a cruzar a pista contrária. Observar também se há estacionamento no local do imóvel ou próximo a ele, se o motorista é obrigado a percorrer grandes distâncias para fazer retornos. Uma loja situada logo após uma curva, terá um acesso mais reduzido.

Se sua loja for em shopping, evite corredores sem saída, prefira um ponto perto de uma loja âncora, que são lojas de departamento.

 

– População

É preciso verificar os hábitos da população que reside nas imediações, sua renda, seus hábitos de compra, com que frequência compram, locais onde realizam suas compras e se são fiéis a esses locais.

Se a loja for em um shopping, conte quantas pessoas passam pelo corredor escolhido e em quais horários.

 

– Concorrência

Para verificar o mercado local, faça uma pesquisa discreta sobre sua concorrência direta e indireta e tente extrair os pontos fortes e fracos de cada um. Observe a diversidade de produtos, as formas de pagamento e a apresentação. Não tenha medo da concorrência, use essas informações para criar um diferencial e se destacar.

 

– Imóvel

Aqui deve ser considerado se o imóvel atende as necessidades do projeto, se é necessário reformar, faça primeiro uma análise se vale a pena fazer esse investimento a mais e qual será o tempo de retorno desse valor. Verificar a visibilidade, se a fachada está livre para se explorar visualmente, se não há postes ou árvores de frente. Prestar atenção ainda se o ponto não fica bem no local de um ponto de ônibus, pois sempre haverá aglomeração de pessoal e a visibilidade ficará prejudicada.

Observe ainda se o imóvel é bem iluminado internamente, se há muita circulação de pessoas e como é a iluminação à noite, se ele não está localizado em ambientes muito desertos.

 

Não se esqueça de fazer uma boa negociação do aluguel, e se for fazer uma reforma, peça um abatimento no valor desse aluguel. Veja se o valor cobrado é compatível com o retorno que pretende ter e se o valor cobrado não vai comprometer seu orçamento.

Escolhido o ponto, atente-se ao atacadista que vai fornecer o produto, se ele tem facilidade para entrega no ponto escolhido, se vai entregar no prazo combinado. Escolha um bom distribuidor atacadista para não ter surpresas desagradáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.