Falar na expressão “compras” deixou de ser uma atividade rotineira, como era vista por muitos, na atualidade essa expressão ganhou uma conotação fundamental para as farmácias e as empresas de uma forma geral, pois é uma atividade que envolve uma série de fatores, que vão da escolha de fornecedores, qualificação dos serviços, prazos de pagamentos com os fornecedores, negociação dos custos, e atua com grande importância na distribuição do produto acabado ao cliente final.

A gestão de compras na farmácia se conduzida com excelência e com todos os colaboradores do setor alinhados nesse processo, será com certeza um dos alicerces para que a empresa obtenha sempre margens de lucros consideráveis. A importância da gestão de compras, na aquisição de produtos e suprimentos, tem fator decisivo, pois se bem conduzido, gerará um melhor aproveitamento dos estoques, redução de custos e aumento dos lucros da farmácia.

Anteriormente a função de compras não tinha grande expressão dentro das farmácias, mas com passar dos anos, tornou-se imprescindível para os estabelecimentos. Se bem desempenhada a função de compras, o comprador poderá gerar recursos fundamentais, pois será responsável pela redução dos custos, controle dos estoques, responsável pela entrega no tempo certo para os setores que aguardam a chegada desses produtos e poder a resposta mais adequada ao seu cliente referente aos prazos de entregas do seu produto, finalizando assim o ciclo da estratégia operacional.

O comprador deve estar sempre atualizado e manter sempre um bom relacionamento interpessoal com os colegas de outros setores, pois para que sua função seja exercida com a excelência exigida e cobrada pelo gestor da farmácia, ele deve ter habilidades e poder de negociação, boa comunicação e capacidade de gerir gestão de conflitos.

É de fundamental importância para um comprador ter um banco de dados de fornecedores atualizado, sabendo extrair de qual fornecedor as melhores condições de custos e prazos de pagamento, somando – se a isso o bom relacionamento e confiança mútua com o fornecedor.

Todo o processo de compras vem ganhando cada vez mais espaço, pois se utilizam das melhores práticas de negócios e relacionamentos, fazendo que seus processos agreguem valor ao negócio, obtendo assim aspecto positivo nas empresas. Seus processos sempre visam à eficiência inter-relacionada à qualidade de produtos, redução de custos e maior agilidade na aquisição dos produtos etc.

Portanto a função de compras é considerada de suma importância na gestão estratégica das farmácias, e a tendência é a intensificação desses desafios, para que as farmácias se mantenham cada vez mais competitivas no mercado.

Fonte: Abcfarma

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.