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O aumento das vendas no inverno nas lojas ultrapassa as seções ditas sazonais, como alimentos, bebidas e de higiene e beleza. Outras categorias que sentem uma intensificação no giro são também a de eletro e de utilidades domésticas. No caso dessas duas últimas, isso acontece porque o consumidor fica mais propício a consumir produtos que geram maior conforto, bem estar e praticidade. Conclusão: na estação mais fria do ano você, varejista, pode decidir pelo consumidor, oferecendo diferenciais que influenciam decisivamente nas escolhas dele.

Uma das medidas que deve ser adotada é a implantação de uma condição de pagamento parcelada que facilite a comercialização de produtos de maior valor agregado. Essa estratégia é uma grande alavancadora das vendas. Quem implementa essa medida proporciona ao seu público acessos a esse mix e melhores negócios para a loja.

03Como sugestão de destaque de produtos para aproveitar o inverno, dê atenção especial para aqueles itens que, conforme dito anteriormente, levem conforto e comodidade para o consumidor como, por exemplo: telefone sem fio que, além de comodidade, agrega status; mixer, que é pratico e está substituindo o liqüidificador em muitas tarefas; a sanduicheira, que é quase obrigatória para todos os lares; o secador de cabelo, no inverno é a grande vedete; aspirador de pó, que torna mais pratica e mais fácil a tarefa de limpar a casa; o aquecedor, indicado para temperaturas mais frias, e os demais eletroportáteis, como batedeira, liqüidificador, ferro elétrico, ferro a vapor, entre outros.

Para conseguir um desempenho ainda melhor, transforme os colaboradores em efetivos vendedores. Incentive uma postura mais ativa dos colaboradores em abordar clientes e oferecer produtos e ofertas.  A comunicação também é um fator que pode impactar positivamente no montante de vendas. Uma boa pedida é divulgar as ofertas, as promoções, os lançamentos e serviços que oferece em cartazes, faixas e até mesmo no serviço interno de som e de TV da loja. O consumidor já está no ponto de venda e a dica é mostrar para ele aquilo que você tem de melhor. Vende mais quem comunica melhor.

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