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Mãos de uma pessoa segurando um laptop acompanhada por um cachorro.

Cuidados e tecnologias para o segmento veterinário na pandemia

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O segmento veterinário está em verdadeira ascensão com as mudanças causadas pela pandemia. E isso vale tanto para animais de grande porte, voltados para o agronegócio (com a exportação de carne batendo recorde no mês de Junho), quanto para o mercado pet, que já aumentou 30% no faturamento desde o início da pandemia.

 

É, amigo varejista, esse é um alerta de oportunidade pra você lucrar mais, só que é preciso estar preparado para atender as demandas dos clientes no segmento veterinário. Continue a leitura para saber mais.

É do segmento veterinário? Esteja pronto para as novidades

Jovem veterinária analisando tablet e fazendo anotações em um papel.

Para aproveitar essa oportunidade de vendas você precisa acompanhar as novas necessidades e tecnologias do segmento veterinário. E é justamente isso que eu vou te mostrar aqui. Tudo de um jeito bem claro, sem ideias difíceis de executar ou que vão te custar muito, como eu sempre faço aqui pra você. Vamos lá?

1. Varejo Online

Mãos de uma pessoa segurando um laptop acompanhada por um cachorro.

Como você já deve imaginar, todo atendimento que não necessite da presença física do cliente é bem-vinda num momento como esse de pandemia. Por isso, se você já apostou em inovar nesse aspecto antes, está um passo à frente agora. Mas se não pensou ou não sabe como fazer isso, fique calmo que vamos começar juntos.

A primeira coisa que você deve fazer é implementar serviços de delivery e retirada na loja. Com o WhatsApp mesmo já dá pra fazer muita coisa, como agendar as entregas ou o horário que o seu cliente vai buscar os produtos.

Com o isolamento, os donos de pets estão passando mais tempo com seus bichinhos, aumentando ainda mais a atenção ao animal, que já é considerado membro da família. Aproveite para incluir no mix acessórios e brinquedos e não esqueça de divulgar, abuse das fotos para despertar o interesse. Inclusive, mande as promoções via WhatsApp para os clientes já fidelizados.

Agora, se o seu plano é entrar de vez para o mercado digital e, além de vender na sua loja física de segmento veterinário, quer partir para um investimento em e-commerce, aqui eu te ensino passo a passo como ter loja física e virtual ao mesmo tempo.

2. Automatize a gestão do seu negócio veterinário

Veterinário de jaleco, utilizando um tablet num espaço de confinamento de vacas.

Mesmo com várias cidades considerando os serviços veterinários como essenciais durante a pandemia, algumas restrições são aplicadas. Por isso, se tornou cada vez mais necessário otimizar o sistema de planilhas, agendas e anotações com um sistema remoto, em que você gerencia todos os seus processos de qualquer lugar, precisando apenas de acesso à internet.

É aí que surge os sistemas ERPs, para que, em um só lugar, você registre o seu estoque por categorias, reúna informações dos clientes, agende pagamentos e até emita notas fiscais.

Já pensou na comodidade em fazer um atendimento externo e poder registrar o produto e forma de pagamento lá mesmo? Com a MarketUp, empresa parceira do Sebrae, você consegue fazer isso e mais, com uma plataforma específica para o segmento de pet shops e clínicas veterinárias que além do desktop, você pode fazer tudo também por um aplicativo. E o melhor: é gratuito.

3. Sistematize o bom atendimento

Veterinária de cabelo ruivo atende cachorro e gato. Uma mulher segura o cachorro, enquanto o gato está em cima da mesa

Se um bom relacionamento com o cliente sempre foi prioridade do seu negócio, saiba que durante a pandemia ele é essencial para fidelizá-lo. E a melhor maneira de fazer isso é com uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management).

Existem diversas empresas no mercado que oferecem softwares exclusivos para isso, dos mais simples até as mais robustas, que além de reunir informações dos seus clientes do segmento veterinário, já criam indicadores de desempenho e previsões de vendas futuras para cada tipo de cliente.

Mas se pra você esse investimento não é possível agora, está na mesma situação que o Nonato da loja de produtos agropecuários que também faz atendimentos veterinários.

Como ele atendia várias pessoas por dia, lembrar de todos os detalhes de cada um era uma tarefa impossível e, além de perder muito tempo entendendo a situação do cliente, o atendimento ficava um tanto impessoal, o que deixava ele incomodado.

A dica que eu dei pra ele, ao menos por enquanto, foi criar uma planilha eletrônica comum oferecida pelo Google que pode ser acessada remotamente. Nessa planilha ele colocou todas as informações dos clientes e dos animais. Informações pertinentes sobre a saúde do animal e problemas pré-existentes, histórico de consultas e preferências do dono.

Com isso, além de um atendimento personalizado, Nonato agora liga para os consumidores da sua loja do segmento veterinário sempre que tem uma promoção ou novidade interessante, aumentando ainda mais o seu faturamento. Além de fidelizar cada vez mais.

Tenha os melhores fornecedores à sua disposição durante a pandemia

Uma loja de produtos veterinários. Na imagem é possível identificar elementos como coleiras e brinquedos.

Agora que você já conhece os cuidados e novas tecnologias para te ajudar na pandemia, precisa ter na sua loja, ou clínica, os produtos certos, aqueles que a clientela está procurando. Ou então todo esse trabalho será em vão.

Por isso, separei aqui os produtos mais vendidos no Martins.com.br. E uma dica? Tenha sempre no estoque da sua loja do segmento veterinário:

Para Pet Shops:

Para lojas agropecuárias:

Claro, isso é só uma amostra. Mas você pode conhecer todos os nossos fornecedores parceiros nesse link aqui. E é claro, são os melhores de cada segmento.

Alcançar o sucesso em qualquer negócio neste momento de pandemia parece complicado, mas é fruto de apenas três coisas:

  1. Não ficar parado e buscar sempre evoluir, e isso você consegue aplicando as dicas desse texto na sua loja do segmento veterinário.
  2. Ter as melhores marcas a disposição dos seus clientes, e eu reuni todas elas nesse link.
  3. Poder sempre contar com um parceiro para enfrentar os desafios e encontrar novas oportunidades. E é para isso que eu estou aqui!

Agora que você já tem tudo em mãos, com trabalho duro e perseverança os bons frutos serão colhidos em breve, tenha certeza!

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