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Imagem com um fundo laranja e um carrinho de compras metálico no centro.

Semana do Brasil 2020: o que é e como movimentar o varejo?

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Algumas datas são fundamentais para movimentar o varejo e a Semana do Brasil 2020 promete fazer isso. Ainda dá tempo de se programar e organizar o negócio para aumentar as vendas no período.

 

Conhecida como a “Black Friday Verde e Amarela”, os resultados do ano de 2019 mostraram que a data tem um enorme potencial. E a edição de 2020 pode ter uma repercussão ainda melhor.

Não sabe o que é e nem tem ideia de como movimentar o varejo nessa data? É isso que eu vou te mostrar agora. Vem comigo.

Logotipo da Semana do Brasil

O que é a Semana do Brasil?

A Semana do Brasil 2020 teve sua primeira edição em 2019 e é uma ação do Governo Federal para promover descontos em lojas físicas e virtuais em todo o país. O evento foi desenvolvido para aquecer a indústria e o comércio, principalmente pela queda percebida durante o período em diversos setores.

A ação ajudou o comércio nacional a crescer 11,3% entre os dias 6 e 15 de setembro de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018 – de acordo com a Cielo.

Segundo a Social Miner e Compre & Confie, as lojas virtuais registraram cerca de 5,4 milhões de compras, gerando um faturamento de R$2,2 bilhões e um crescimento de 30,3% na receita. Isso comparado ao mesmo período de 2018.

Uma pessoa usando calça jeans azul com rasgos e segurando sacolas de compras na mão.

Assim como a Black Friday e outras datas sazonais durante o ano, o objetivo da campanha é oferecer descontos e ofertas imperdíveis para os clientes. E quando tem cliente querendo comprar, por trás também tem varejista vendendo muito.

Qual a data da Semana do Brasil em 2020?

Recentemente, foi confirmado que a edição de 2020 acontecerá entre os dias 3 e 13 de setembro.

Como está bem perto, o ideal é que você já comece a se organizar agora para não perder vendas. Vale dar uma olhada nos últimos conteúdos que postei no Blog, conversar com seus funcionários sobre itens mais procurados e interagir com os clientes para conseguir atender as expectativas na data.

Para quem quer vender, a Semana do Brasil começa bem antes e este é o momento de começar a estratégia de vendas.

Como movimentar o varejo na Semana do Brasil?

Para vender muito na Semana do Brasil é importante que o varejista esteja preparado para receber um cliente com novos hábitos. Recentemente, falei sobre a mudança no comportamento do consumidor e atender às novas demandas da clientela vai fazer toda diferença na hora de fechar negócio.

Outros pontos também vão te ajudar a lucrar com a data. Separei os principais, veja só:

Imagem com um fundo laranja e um carrinho de compras metálico no centro.

Confira o estoque

Você vai precisar abastecer o estoque? Quais produtos estão parados há mais tempo? Quais itens podem ser disponibilizados com maior desconto, sem prejudicar a margem de lucro? Esse é o primeiro passo para entender o que você vai ofertar na Semana do Brasil 2020.

Também é fundamental analisar os produtos mais procurados pelos clientes nos últimos meses, tanto na sua loja quanto em informações fornecidas em pesquisas. Assim é possível ter uma ideia dos produtos que serão mais procurados.

Separei algumas dicas de produtos que estão vendendo muito:

Caso não seu estoque ainda não tenha um mix de produtos completo, chegou o momento de abastecê-lo com dinheiro de volta no Martins.com.br, o maior Atacado distribuidor da América Latina. Você precisa de um parceiro de verdade e é isso que o Martins oferece.

Ofereça descontos de verdade

O consumidor está cada vez mais conectado e tem informações sobre os preços de produtos. Não adianta criar uma oferta falsa apenas para atrair clientes. É preciso entrar na Semana do Brasil 2020 com preços mais baixos que a concorrência.

Foto de um empreendedor de camisa listrada azul e gravata listrada azul fazendo cálculos e anotando.

Aí você me pergunta: “Mas como fazer isso?”. Escolha os melhores fornecedores e compre com dinheiro de volta. Algumas empresas oferecem cashback nas compras e, com o dinheiro que você recebe nos pedidos, é possível melhorar sua margem de lucro.

Divulgue em diferentes canais

Comunicação é tudo. Os clientes precisam saber que a sua loja está participando do evento e tem descontos exclusivos. Para isso, aproveite as mídias sociais, elas possuem divulgações com custo-benefício mais baixo que as mídias tradicionais.

Em tempos de isolamento social, uma das dicas mais importantes é contratar o serviço de carro de som disponível na sua cidade. As pessoas estão ficando mais em casa e com certeza vão receber a informação de que sua loja está oferecendo preços baixos.

É preciso ser criativo, trabalhar para oferecer uma boa experiência de compra e aproveitar a Semana do Brasil 2020 para ganhar dinheiro, amigo varejista. Não é hora de desanimar, conheça as marcas Parceiras do Martins.com.br e comece agora mesmo a se preparar para vender muito.

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