Semana do consumidor: crie ofertas e promova experiências

Tempo de Leitura: 4 minutos
crie ofertas e promova experiências únicas na Semana do consumidor

Sumário

Celebrada na semana do dia 15 de março, a Semana do Consumidor é um dos períodos mais estratégicos do comércio para realizar ações de grande impacto nas vendas no fim do primeiro trimestre do ano.

Pode ser a chance de estreitar o relacionamento com os consumidores e, ao mesmo tempo, melhorar as vendas.

Se você está se preparando para aproveitar a Semana do Consumidor, mas não sabe por onde começar ou como se destacar entre tantos concorrentes, a conversa de hoje é para você! 

Então, acompanhe as dicas e prepare-se para uma campanha de vendas de sucesso.

Planejando a Semana do Consumidor

Embora o Dia do Consumidor aconteça em 15 de março, muitos varejistas decidem estender as promoções ao longo da semana, oferecendo descontos, vantagens e uma série de atividades para atrair o público.

Mas é preciso muito mais do que apenas oferecer descontos. Precisamos pensar em ações criativas e que realmente chamem a atenção do público.

Antes de se lançar nas promoções, o primeiro passo é planejar a campanha de Semana do Consumidor com base no comportamento do seu público-alvo. 

Entender como ele se comporta dentro de sua loja, online ou física, é a chave para criar uma campanha mais assertiva e que realmente converse com seu público. 

A seguir, vamos explorar como você pode utilizar essas informações para traçar ações que realmente funcionem.

5 ações criativas para conquistar o consumidor

Depois de analisar o comportamento de compra, tanto no ambiente físico quanto online da sua loja, passamos para a próxima etapa: direcionar as ações promocionais. 

Caso você já tenha dados de vendas anteriores ou feedbacks de clientes, use essas informações a seu favor. Isso ajudará a personalizar ofertas e a criar campanhas mais assertivas.

A chave para se destacar é criar ofertas verdadeiramente vantajosas para os clientes. Abaixo, veja algumas opções de ações que podem ser executadas durante a Semana do Consumidor.

1. Ofertas relâmpago

As ofertas relâmpago são uma das táticas mais eficazes para aumentar as vendas de maneira rápida e impactante. O segredo está em criar um senso de urgência que motive o consumidor a aproveitar o desconto naquele momento.

Seja com descontos por tempo limitado ou com quantidade restrita de produtos, essas ofertas ajudam a movimentar seu estoque e aumentar a demanda de maneira expressiva.

2. Desconto progressivo

Os descontos progressivos são uma ótima maneira de incentivar compras de maior valor. Quanto mais o cliente comprar, maior o desconto que ele recebe. 

Essa é uma técnica boa para despertar aquela sensação de que a oferta está ficando cada vez mais vantajosa, incentivando o cliente a gastar mais e aproveitar as condições especiais oferecidas durante a Semana do Consumidor. 

3. Compre 1, leve 2

A clássica promoção que nunca perde a eficácia, principalmente quando aplicada na Semana do Consumidor. 

A ação tende  a atrair o consumidor com a ideia de aproveitar um grande benefício, além de ser uma excelente oportunidade para mover grandes volumes de estoque. 

Ah! E você pode adaptar a oferta, que é muito versátil em qualquer ramo de varejo, a diferentes tipos de produtos, criando variações que atendam diferentes segmentos de público.

4. Brindes e cupons de fidelidade

Nada encanta mais o cliente do que um brinde ou um cupom exclusivo para ajudar a fidelizá-lo. 

Durante a Semana do Consumidor, esse tipo de ação torna a experiência de compra ainda mais especial, gerando um vínculo mais forte com a marca. 

Além disso, você pode usar cupons de fidelidade para incentivar compras futuras, garantindo que o cliente continue comprando na sua loja. 

5. Degustações e demonstrações

Caso a sua loja oferte produtos que podem ser degustados ou demonstrados, como alimentos, cosméticos ou bebidas, uma excelente estratégia durante a Semana do Consumidor é oferecer degustações gratuitas ou demonstrações ao vivo desses itens.

Essa ação permite que o consumidor experimente o produto antes de comprá-lo, aumentando as chances de conversão e criando uma experiência sensorial positiva.

Como garantir que o cliente saiba das ofertas?

frases para o Dia do Consumidor

Outro ponto muitíssimo importante para a campanha de Semana do Consumidor dar certo é a divulgação.

Divulgar as ações ajuda a promover a antecipação e atrair o maior número de clientes durante a campanha. Você pode divulgar sem gastar muito ou nada e ainda ter um ótimo retorno. Quer ver só?

  • Crie conteúdos atrativos alertando sobre a Semana do Consumidor, com as principais ofertas, e envie por meio de e-mail marketing aos clientes.
  • Utilize as redes sociais para postar teasers, compartilhar detalhes das promoções e criar posts interativos que incentivem a participação do público.
  • Se possível, invista em anúncios patrocinados no Facebook e Instagram para ampliar o alcance, atingindo novos consumidores.
  • Crie uma lista de transmissão no WhatsApp e envie cupons exclusivos ou lembretes sobre as promoções da Semana do Consumidor. 

Melhore a experiência de compra

Na Semana do Consumidor, o cliente é o protagonista mais do que nunca. Então, a experiência de compra dele também precisa ser impecável. 

Aproveite para proporcionar um atendimento diferenciado e aposte em um ambiente ainda mais acolhedor.

Uma decoração temática é uma excelente maneira de criar um ambiente festivo e agradável para seus clientes. Decore a sua loja com banners, balões, luzes e outros elementos que remetam à celebração da Semana do Consumidor. 

Além das promoções, criar eventos ou atividades especiais, como sorteios, pode ser uma ótima maneira de atrair e engajar os consumidores. 

E jamais se esqueça: o bom atendimento precisa ser a prioridade na sua loja. Não basta apenas ter boas promoções, se o atendimento ao cliente deixar a desejar. Durante a Semana do Consumidor, sua equipe precisa estar preparada para oferecer um atendimento excepcional. 

Ser cordial, atento e proativo é fundamental para garantir que o cliente tenha uma experiência satisfatória, aumentando as chances de fidelização.

Sucesso e boas vendas!

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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