A Semana do Consumidor é a oportunidade que você precisava para fazer uma campanha de vendas em março. Celebrado na semana do dia 15, o Dia do Consumidor, o período tem sido visto com bons olhos pelo público.
À medida que muitos varejistas já vêm se programando nos últimos anos para divulgar ofertas na época do dia 15 de março, os clientes passaram a ficar atentos às ações para poder fazer suas compras.
Para se destacar antes da concorrência, o lojista vai precisar recorrer a ações estratégicas para garantir a preferência do consumidor.
No texto de hoje vamos falar sobre quais as ações para se fazer na Semana do Consumidor na loja e como executá-las do jeito certo para ter sucesso na campanha promocional. Boa leitura!
Ações para a Semana do Consumidor
O primeiro passo para um bom planejamento para a Semana do Consumidor é exatamente entender qual a jornada dele dentro da sua loja. O que faz ele permanecer no PDV desde o momento em que pega o carrinho até ir ao checkout?
Essa análise você consegue fazer com base nos dados de venda, com pesquisas de satisfação do cliente ou até por meio de monitoramento do comportamento de consumo online.
São essas informações que vão te ajudar a entender a jornada de compras dos seus clientes para reestruturar a sua campanha de vendas e marketing para a Semana do Consumidor.
Feito isso, agora vamos a algumas estratégias para aplicar na sua loja na semana do dia 15 de março.
Marketing a todo o vapor
Estamos a poucos dias da Semana do Consumidor e a hora de começar a campanha é já! Por isso, coloque suas ferramentas de marketing para funcionar.
Inicie a divulgação das promoções antes mesmo de começar a ação da Semana do Consumidor. Faça uso de e-mails marketing, redes sociais com anúncios patrocinados, cria uma lista de transmissão no WhatsApp e pulverize as informações.
Você deve priorizar, num primeiro momento, as ofertas mais relevantes da campanha para poder de fato atrair o cliente para a sua loja. Se possível, crie cupons de descontos e vouchers para levar o consumidor para sua loja.
Todas essas ações ajudam a gerar antecipação e deixar o cliente em alerta.
Promoções reais
O seu cliente merece ofertas especiais e reais. Então, ofereça a ele exatamente promoções que sejam atrativas e vantajosas. Algumas delas são ideais para a Semana do Consumidor, por exemplo:
- Oferta relâmpago
- Descontos progressivos
- Compre 1, leve 2
- Cupons de fidelidade
- Brindes
- Venda com degustação “free”
Sabe aquelas pesquisas de opinião que você fez no passado ou os feedbacks que recebeu nas mensagens de pós-venda? Pois é hora de aplicar essas informações para personalizar as ofertas.
Você pode aproveitar os cupons de desconto para oferecer exclusivamente aos consumidores com histórico de compras anterior. E personalizando a oferta com base no interesse de consumo deles.
Pode ainda oferecer recompensas extras para os clientes mais fiéis ao negócio. É uma forma de reconhecer a importância dele e, ao mesmo tempo, alavancar as vendas com novas intenções de compra.
Recuperação do carrinho abandonado
Se a sua loja é online e você consegue acompanhar o fluxo de pedidos no site, crie uma ação para permitir o consumidor a concluir as compras nos carrinhos abandonados.
Faça o envio de lembretes a esses clientes, com descontos adicionais ou cupom de frete grátis, para que eles se sintam motivados a concluir a compra.
Anúncios no Facebook, Instagram ou Google podem ser muito efetivos para lembrar o cliente do carrinho esquecido no site. Crie anúncios dinâmicos para mostrar os produtos que foram abandonados.
Além disso, remova eventuais obstáculos no processo de finalização da venda, como inserção de dados obrigatórios. A conversão da venda precisa ser feita com o mínimo de burocracia possível.
Ambiente festivo
As ofertas importam, sem dúvidas, mas não precisam ser a única ação para atrair clientes na Semana do Consumidor. A experiência com a marca também conta demais.
Então, promova um ambiente festivo na sua loja. Faça uma decoração bem atrativa, organize um evento especial com atividades gratuitas para os clientes, demonstração de novos produtos e degustação.
Aproveite para fazer sorteios e ampliar as premiações por meio de parceirinhas com o comércio vizinho. Isso estimula ainda mais um cenário de celebração na loja.
Experiência completa
Na Semana do Consumidor é mais do que obrigatório garantir uma experiência de compra completa para o cliente. Receba deles um feedback pós-compra para entender como foi essa experiência e como melhorá-la.
Depois da venda, incentive os consumidores a participarem de avaliações e a compartilhar as experiências nas redes sociais. Essas ações permitem criar uma experiência envolvente para o público e estimular novas vendas para além da Semana do Consumidor.
O que não pode faltar na Semana do Consumidor
Além das estratégias citadas acima para melhorar as vendas na loja durante a Semana do Consumidor, precisamos te lembrar de três pontos importantíssimas na hora de executar as ações:
1. Criatividade para vender
Seja inovador e capacite os seus vendedores para terem uma abordagem inovadora na hora de apresentar e vender as mercadorias aos clientes. É muito importante introduzir novas técnicas que possam surpreender os consumidores.
Pense que o seu cliente precisa passar por uma experiência de compra única e satisfatória para sempre dar preferência a sua loja.
2. Atendimento impecável
O atendimento também precisa ser exemplar. Na Semana do Consumidor, o foco é o cliente e ele precisa se sentir ainda mais especial e importante para o negócio.
A “equipe do front” precisa estar afiadíssima, conhecer a fundo os produtos e serviços da loja para garantir um bom atendimento. É preciso ficar atento aos sinais do cliente, que precisa de assistência em alguma etapa da compra.
A cordialidade, a paciência e a proatividade são essenciais.
3. Planejamento prático
Ainda que você não tenha muito tempo para fazer um super planejamento estratégico para a Semana do Consumidor, não se preocupe!
Pegue agora mesmo uma caneta e papel, ou seu dispositivo eletrônico, e comece a rascunhar as ações que você pretende fazer. Seja prático e objetivo!
O mais importante é definir as metas principais da ação e elaborar as abordagens pontuais para alcançar esses resultados. Bora colocar a mão na massa?
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.