O mercado de beleza ganhou notório destaque nos últimos anos. Em função principalmente dos procedimentos e do fácil acesso aos produtos de skincare, o brasileiro está cada vez mais cauteloso com os cuidados da pele.
É muito comum encontrar hoje em dia mulheres e homens, jovens e pessoas de pele madura, que passaram a incluir esse tipo de cuidado na rotina diária.
Vale ressaltar que o skincare, ou cuidados com a pele, vai muito além do simples hábito de lavar o rosto todos os dias. A limpeza profunda para a conquista de uma pele saudável demanda hábitos preventivos e uma lista de produtos essenciais para o consumidor.
O mix de skincare está presente não apenas em lojas especializadas, mas também em supermercados e farmácias. Não se trata apenas de estética, skincare é hábito de saúde e não pode faltar no seu estabelecimento!
Hoje vamos comentar um pouco mais sobre esse mercado e como você pode impactar as vendas na sua loja com um catálogo completo de produtos de skincare.
Insights do mercado de beleza e skincare
O mercado de beleza no Brasil é responsável por 4% do PIB nacional e ocupa a segunda posição entre os países que mais lançam produtos no setor. Além disso, está entre as populações que mais consomem produtos de beleza.
O Brasil figura em quarto lugar no ranking mundial de consumo desse tipo de mix. Veja a seguir alguns insights desse mercado em constante crescimento:
- As exportações tiveram superávit aumento de 144,9% no ano passado, contribuindo para a melhor marca na década;
- As categorias com maior crescimento na balança comercial foram a de cremes para pele/protetores/bronzeadores (72%), produtos para cabelos (18,4%) e sabonetes (29,8%). Os dados são da Abihpec;
- De acordo com dados do relatório especial da McKinsey sobre o estado da moda em todo o mundo, a previsão é que o segmento fature cerca de U$ 580 bilhões até 2027. Considerando apenas a categoria de produtos para a pele, a projeção é de crescimento médio de 6% no período;
- Aqui no Brasil, a Statista estima que o faturamento anual pode passar dos R$ 130 bilhões em 2026. O grande destaque são os produtos masculinos, que vêm demonstrando um ápice de consumo com o público mais aberto aos cuidados pessoais;
- Pesquisa da Merz Aesthetics mostra que 69% dos brasileiros começaram a se cuidar mais depois da pandemia;
- Já 53% passaram a buscar mais ou pela primeira vez sobre procedimentos estéticos faciais injetáveis não cirúrgicos;
- O estudo ainda mostrou que 80% dos brasileiros acreditam que passar por procedimentos estéticos mexe com a confiança e com a autoestima;
- Um levantamento feito pela TheraSkin revelou que 90% dos brasileiros têm problemas de pele;
- 65% dos entrevistados – jovens de 18 a 24 anos – passaram a investir nos cuidados com a pele durante a pandemia
Uma boa rotina de skincare
Cuidar da pele requer uma rotina diária de limpeza, hidratação e prevenção da pele contra os efeitos do meio ambiente.
Contar com uma rotina de skincare permite ao consumidor ter uma pele mais saudável e prevenir problemas dermatológicos ou até mesmo doenças graves de pele. Para isso, é preciso conhecer as etapas básicas de um bom skincare:
- Limpeza: remover as impurezas da pele como resíduos de maquiagem e óleo;
- Tonificação: Usar tônico para equilibrar o pH da pele;
- Hidratação: aplicar loções para hidratar e manter a pele nutrida;
- Tratamento: recorrer a produtos complementares que auxiliem no tratamento de problemas dermatológicos ou apenas para preveni-los;
- Proteção solar: usar protetores para prevenir a derme dos dados causados pelos raios ultravioleta.
É bom sempre orientar os clientes a procurarem atendimento médico especializado para poder entender melhor qual o tipo de pele e qual o procedimento de skincare mais adequado para aquela situação.
A partir disso, você vai saber indicar as melhores marcas e produtos para atender as necessidades do consumidor.
Produtos que não podem faltar na farmácia
A venda de produtos de cuidados para a pele pode ser a oportunidade que a sua farmácia estava precisando para lucrar mais. Para isso, você vai precisar criar um mix de skincare selecionando produtos que atendam a diversas necessidades e tipos de pele.
Aqui está uma lista de produtos que não podem faltar no mix:
- Sabonete (líquidos e em barra);
- Esfoliante;
- Gel de limpeza;
- Água micelar;
- Demaquilante;
- Tônico;
- Máscara facial;
- Loção hidratante;
- Sérum de vitamina C;
- Sérum antienvelhecimento;
- Sérum com ácido;
- Óleo facial;
- Creme;
- BB cream;
- Protetor solar;
- Protetor labial.
Dicas para ter sucesso nas vendas
Para finalizar o artigo de hoje, compartilhamos com você algumas ideias para ajudar o seu negócio a impulsionar as vendas de produtos de beleza e, principalmente, de skincare.
A primeira dica é aproveitar que o mercado está em ascensão por causa da crescente conscientização sobre os cuidados com a pele. Mais do que produtos e marcas, venda informação aos seus clientes. Como?
Faça campanhas que reforcem a conscientização dos seus clientes sobre a importância de cuidar corretamente da pele. Conheça bem os produtos e combine com os fornecedores de fazer demonstrações com os clientes na sua loja.
Você ainda pode alinhar com os representantes e parceiros de disponibilizar serviços de consultoria para ajudar os seus clientes na escolha de produtos certos para o tipo de pele de cada um. Isso é experiência personalizada!
Faça ações promocionais na categoria skincare para atrair clientes. A oferta de brindes e amostras grátis pode ser ideal para estimular a compra.
A exposição dos produtos precisa ser organizada e atrativa para facilitar o acesso e identificação dos clientes com a categoria e subcategorias. Dê destaque aos mais vendidos, mas também aos lançamentos. Tudo que é novidade atrai atenção!
Você também pode disponibilizar aos seus clientes um e-book ou cartilha informativa sobre skincare, produtos e o passo a passo dos procedimentos. O mesmo vale para o conteúdo da rede social da loja.
Foque também no público masculino. Eles estão cada vez mais interessados em cuidar da pele e do corpo. Crie uma ação especial para divulgar os produtos voltados para homens, desde espumas para barbear e pós-barba até produtos para limpar o rosto e hidratantes exclusivos para homens.
E aí, pronto para montar aquele mix completinho de produtos de skincare? Espero que as dicas de hoje te ajudem a elaborar uma campanha de sucesso para a sua farmácia.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.