smartO computador não é mais a única ferramenta de acesso à internet dos brasileiros. No Brasil existem 244 milhões de dispositivos móveis conectáveis à internet, entre eles, notebook, tablet e smartphone. Isto representa 1,2 dispositivo portátil com acesso à internet via wireless por habitante, um grande potencial a ser explorado por você, lojista.

Os computadores, incluindo desktop, notebook e tablet, são hoje 160 milhões no Brasil. A previsão é que até o final desse ano esse número cresça para 166 milhões, o que seria cerca de quatro computadores para cada cinco habitantes, ou seja, um aumento significativo no número de vendas. Preparado para esse momento, o Martins.com.br conta com melhor da categoria para manter sua loja repleta dos melhores produtos.

Segundo uma pesquisa do IBGE, desde 2014, os smartphones ultrapassaram os demais dispositivos, por isso, merecem uma atenção especial do comerciante. Ainda que as demais tecnologias sejam um mercado que têm muito para ser explorado, a grande sensação das fabricantes são os smartphones. Os aparelhos vêm ganhando destaque e se afirmam como o sonho dos consumidores e as grandes estrelas dos lojistas.

Até o final de 2016, 82% dos celulares serão smartphones. O Brasil é o quarto maior consumidor em unidades, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Índia. Hoje 91% da  população do mundo possui um celular e desses 56% são smartphones. São mais smartphones do que computadores ou seis smartphones para cada tablet.

O mercado tem se mostrado tão promissor que espera-se um aumento de 7% nas vendas até o fim de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste ano também, segundo o IDC, o mercado brasileiro de smartphones espera vender aproximadamente 41 milhões de aparelhos. A Samsung é a fabricante mais popular, com 34%, seguida pela Motorola, com 21%, marcas essenciais para se trabalhar.

Dados sobre o comportamento dos brasileiros
Entre os brasileiros, 63% usam planos pré-pagos e têm, em média, 20 aplicativos instalados em seus aparelhos. Diferentemente do restante do Brasil, o Norte foi a única região do país onde a conexão via banda larga móvel – as redes 3G ou 4G – ultrapassou a rede fixa. Nos estados Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, oito em cada dez residências com internet acessaram a rede via banda larga móvel.

O IBGE também mostra que entre as regiões do país, o Centro-Oeste é a que tem a maior proporção de pessoas com o smartphone (são 83,8%), seguida de Sul (79,8%), Sudeste (79,5%), Norte (66,7%) e Nordeste (66,1%). Já os estados do Norte e Nordeste são os que têm a maioria da população com acesso a internet exclusivamente via celular. Nesses estados a utilização de computadores e notebooks é bem menor do que nos demais. Confira: Sergipe (28,9% por celular contra 19,3% por computador), Pará (41,2% contra 17,3% por computador), Roraima (32% contra 17,2%), Amapá (43% contra 11,9%) e Amazonas (39,6% versus 11,1%) Esse desejo por um mobile pode ser explicado porque tarefas que antes precisavam ser feitas em PCs e notebooks agora podem ser realizados em produtos que cabem no bolso, com muita facilidade.

Como se preparar para esses consumidores?
Hoje os compradores são experientes e sabem avaliar o preço e a qualidade do produto que irão comprar. É um grupo que já está pronto para reinventar o mercado, com um novo jeito de comprar e vender. Uma geração que já cresceu com a internet e, desde criança tem contato direto com o mundo globalizado, capaz de diminuir distâncias e realizar compras em outros países com poucos cliques. Têm seus valores e prioridades e desejam encontrar negócios que os incorporem ao seu dia a dia, por isso, é ideal manter o estoque sempre repleto dos melhores produtos, e nisso, o Martins.com.br pode ajudar!

A exigência do consumidor boa sinalização para os varejistas, pois eles estão mais interessados em gastar dinheiro com tecnologia e experiências. Porém, não basta apenas apresentar produtos, é necessário explicar suas funcionalidades, os valores agregados que a marca possui e os benefícios que pode trazer ao usuário. Por isso, é importante estar receptivo a novas ideias e preparado para receber esses consumidores, que gostam de manter uma relação de proximidade com as marcas e empresas nas quais fazem suas compras. Um bom exemplo e que não exige recursos, refere-se às páginas no Facebook. Manter uma página na principal rede social utilizada por esses consumidores é gratuito e gera fidelização e confiança. Você pode criar uma página da sua loja na rede e, por meio dela, compartilhar conteúdos de interesse desse público, mostre que sua empresa é engajada e preocupada com o mercado e, vez por outra, divulgue serviços e produtos que você fornece.

O Martins.com.br oferece o mais completo Mix de Smartphones, com as melhores marcas do mercado e os produtos ideais para o seu comércio.

Fonte: Blog Fala Mart

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