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Supermercado delivery? Descubra como montar um supermercado online

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Supermercado delivery? Se há alguns meses ler esses termos fazia você pensar em um cenário de ficção científica, saiba que esse pode ser o futuro do seu negócio depois da COVID-19!

 

Por trabalhar com produtos essenciais, os supermercados foram pioneiros do varejo ao se adaptar às novas demandas trazidas pela pandemia. Em alguns estabelecimentos, máscaras, dispensers de álcool gel e medidas de distanciamento social já se integraram à rotina, mas não pense que parou por aí!

De acordo com o relatório da Nielsen, agência de inteligência global, os cenários possíveis para a realidade pós-COVID 19 apontam para maior democratização desses serviços. As medidas de segurança, como o distanciamento social, se desdobram em novas demandas e valores, como o contato mínimo, além de uma maior necessidade de espaço pessoal e a sobreposição do virtual sobre o físico nas atividades do dia a dia.

A vida já não é mais a mesma de antes do novo coronavírus, e mesmo depois que a doença for controlada essas transformações permanecerão. Soluções como o supermercado delivery despontam como alternativa para o varejo, e é hora de pensar a longo prazo para oferecer o serviço com qualidade para seus clientes.

A seguir, preparei um guia para que você possa começar a montar seu supermercado online agora mesmo. Está preparado?

Uma pessoa segurando tablet com interface de supermercado online próximo de algumas verduras sobre a mesa.

Como montar um supermercado delivery?

A essa altura, imagino que a sua loja já tenha uma pequena estrutura de delivery usando serviços de entrega e atendimento à distância, certo? O que proponho aqui é um pouco diferente: um serviço de supermercado online pra valer, e não só uma solução improvisada em um momento de emergência.

Confira a seguir um guia com os passos mais importantes para operacionalizar mais essa inovação para o seu negócio!

1) Escolha a plataforma

Aplicativos de entrega tradicionalmente usados por bares e restaurantes, como iFood e UberEats, incorporaram o supermercado delivery em suas funções, seguindo o exemplo de outros serviços, como o Rappi e James. Já alguns mercadinhos de bairro optaram por cuidar das entregas por conta própria, usando o Whatsapp e as mídias sociais para os pedidos.

Todas essas soluções são válidas e já falei sobre elas no guia completo sobre o serviço de entrega que preparei. Mas existe outra opção, que é investir em uma plataforma própria, com os recursos adequados para quem os clientes que desejam fazer as compras do mês.

Nesse caso, o supermercado online não é muito diferente de qualquer outro e-commerce. Embora um site demande um investimento inicial maior, a longo prazo a opção pode valer mais a pena já que os aplicativos de entrega cobram taxas que podem comprometer a receita e aumentar o preço das mercadorias.

2) Gestão de estoque especial

Se você já tem um mercadinho que funciona em um ponto de vendas físico, talvez seja hora de considerar manter um estoque separado para o supermercado delivery. Assim você consegue ter um controle das mercadorias que entram e saem e não corre o risco de deixar o cliente na mão.

A estrutura não precisa ser grande, mas fazer a separação correta dos produtos é importante para evitar vender uma mercadoria pela internet e não encontrá-la na prateleira, comprometendo a entrega e a credibilidade da loja. As demandas de um supermercado online também podem ser diferentes do mercadinho tradicional, já que o público será outro, o que também vai afetar o mix.

Inicialmente, a solução é analisar as tendências de compra durante a quarentena e observar como se forma o perfil de consumo quando as vendas começarem a acontecer. A boa notícia é que no Martins você consegue encher o carrinho para todos os seus públicos, com frete grátis e com entrega eficiente que seu negócio precisa!

3) Logística de entrega

Caso você tenha optado por algum aplicativo de entrega, esse aspecto do supermercado delivery já está resolvido. Mas, como falei ali em cima, uma outra alternativa é montar uma estrutura própria, com profissionais trabalhando exclusivamente para sua loja, sob sua responsabilidade.

Essa opção traz mais autonomia e permite um controle mais rígido das normas de segurança e higiene essenciais durante a pandemia. No entanto, é preciso ser extremamente cuidadoso no recrutamento e capacitação desses colaboradores, já que é o seu supermercado online que responderá caso qualquer problema aconteça.

Se a demanda for muito grande, pode ser melhor contratar uma empresa terceirizada para cuidar das entregas. Não se esqueça de verificar se os protocolos de higiene e distanciamento social estão sendo cumpridos, para garantir a segurança de seus clientes.

4) Divulgação

Mão de uma pessoa segura smartphone com ícone de supermercado delivery na tela. Há caixotes de verduras de sacolão ao fundo.

Como qualquer outro negócio, o supermercado delivery precisa ser divulgado para chegar até as pessoas. Se você já tem um ponto de vendas físico e um nome estabelecido na praça, fica mais fácil apresentar o serviço das pessoas, mas não se limite a um público já conquistado.

Lembre-se que uma das vantagens do supermercado online é chegar onde sua loja tradicional não alcança, por isso invista em divulgação, sobretudo por meio de ferramentas de marketing digital. Algumas técnicas de vendas ativas podem ajudar na hora de impulsionar a plataforma, com divulgação direta de ofertas do dia por Whatsapp ou mídias sociais.

Fala, Mart!
Uma estratégia de negócio que está ingressando no mercado agora é oferecer descontos bem atrativos para chamar a atenção do público. Você pode adotar uma “Black Friday fora de época”, por tempo limitado, para estimular os consumidores ou oferecer cupons de desconto especiais para novos clientes.

As minhas dicas aqui no FalaMart não param por aí! Fique de olho aqui no blog e não perca os principais insights para supermercado online e diferentes outros negócios que foram impactados pela COVID-19!