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Principais tendências de 2019 para montar um supermercado moderno

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Todo comerciante deve ficar de olho nas novidades do setor para não deixar seu varejo ficar para trás e acabar perdendo espaço para a concorrência. No caso das mercearias, a automação, ao lado de outras tendências, tem ganhando destaque na hora de montar um supermercado moderno que vai conquistar a clientela.

 

Vamos conhecer essas inovações? Hoje o Fala Mart vai te mostrar as principais tendências de 2019 para transformar seu negócio em um supermercado moderno e, assim, garantir seu espaço! Podemos começar?

Mulher com carrinho olhando para sessão hortifruti de supermercado moderno, com abacaxis e beterrabas.

Tendências 2019 – monte seu supermercado moderno!

Todo negócio passa por transformações, assim como o comportamento da sociedade também muda com o passar do tempo. Cada inovação tecnológica abre novas possibilidades para os empreendedores adotarem ferramentas mais eficientes, algo indispensável para fazer a diferença no dia a dia da sua loja.

Um supermercado moderno é aquele que investe nas inovações para trazer maior comodidade e vantagens aos seus clientes, fidelizando assim o público e aumentando as vendas.

Mas não basta implementar qualquer inovação que aparece por aí: sem considerar realmente a realidade do seu comércio e o perfil do público-alvo, o retorno do seu investimento pode ser menor do que o esperado. É preciso saber planejar e ter consciência para que suas apostas atinjam o objetivo e tragam lucro para o seu negócio.

Veja as principais tendências de 2019 para o setor supermercadista na sequência:

Aplicativos

Atualmente quase todas as grandes redes de supermercados tem algum app de fidelização, seja para trabalhar com acúmulo de pontos ou para oferecer cashback.

Essas ferramentas ajudam a fidelizar o cliente porque trazem benefícios exclusivos, fortalecendo assim o relacionamento entre o seu mercado e o público, o que, é claro, traz mais vendas.

Lembre-se de que os smartphones são bastante populares no Brasil – segundo a FGV, já são mais de 220 milhões de aparelhos ativos -, o que aumenta a quantidade de pessoas que sua marca pode alcançar.

“Não consigo desenvolver um app – e aí?”

Caso você não tenha condições de desenvolver o seu próprio aplicativo – o que é normal, não se preocupe -, é uma boa ideia contar com parceria de empresas terceirizadas. Alguns exemplos de organizações que trabalham com este modelo são a Beblue, Méliuz, PicPay, Ame Digital e Cashback World.

Investir nessas parcerias te coloca no caminho certo para ter um supermercado moderno. Permitindo pagamentos diretamente por aplicativos terceiros – outra tendência que se consolida entre 2019 e 2020 – você se coloca na vanguarda de um mundo cada vez mais conectado.

Computador em caixa da loja com display dizendo “zero de troco”. Ao fundo, um supermercado moderno com desfoque.

Autoatendimento

Imagine o seu cliente não ter mais problemas com fila na hora de passar as compras no caixa e até ter a possibilidade de fazer esse trabalho sozinho? O autoatendimento é uma tendência que está ganhando bastante visibilidade no exterior, mas que também vem conquistando pouco a pouco o mercado e o público brasileiro.

Ao modernizar seu supermercado com essa tecnologia, o consumidor ganha praticidade e agilidade, enquanto o seu negócio agrada a clientela e reduz custos. Você não precisa contratar muitos colaboradores para o caixa – basta um para orientar o público a utilizar corretamente os terminais e tirar dúvidas. Vale a pena investir nessa inovação!

Fala, Mart!


Um terminal de autoatendimento é uma ferramenta em que o cliente consegue passar os produtos que comprou e pagar tanto em dinheiro quanto no cartão – operando ele mesmo o computador intuitivo!

Automação já é básico

Não dá para fugir: um supermercado moderno deve investir em automação. Além do auto atendimento, existem outras possibilidades de implementar esta tecnologia no seu negócio.

Um dos maiores exemplos é adotar um sistema de gestão para automatizar operações como controle financeiro, estoque e compras, além de emitir notas fiscais do consumidor. Assim essas tarefas se tornam mais ágeis e práticas, também reduzindo o risco de erros ao modernizar esta parte da gestão. Com certeza essa ferramenta vai facilitar sua vida e impactar no relacionamento com o cliente.

É possível escolher softwares específicos para cada área, dependendo das necessidades do seu supermercado, ou então um modelo mais amplo.

Mulher sorridente ao lado de gôndola de um supermercado moderno.

“Mas como funciona um software de gestão?”

Softwares de gestão são bastante amplos e funcionam cobrindo desde a entrada dos produtos até a passagem pelo caixa. Basicamente, todo o sistema funciona de forma automática: os produtos chegam no estoque e são escaneados por leitores de códigos de barra. Imediatamente eles são adicionados ao sistema, que passa a constar no estoque desses itens.

Quando eles passam pelo caixa, a mágica acontece: o leitor exibe o preço para o operador e, com o pagamento efetuado, o produto sai do estoque automaticamente.

Isso é básico para qualquer supermercado moderno. Aliás, pra qualquer estabelecimento. Se você tem uma mercearia ou um mercadinho, uma solução mais simples também vai te ajudar: veja nossa planilha de controle de estoque simplificada para fazer o mesmo trabalho manualmente!

Atendimento

Apesar de ter várias possibilidades de automação no mercado, não dá pra dispensar o olho no olho. O público anda cada vez mais exigente e sua loja tem que dar conta do recado ao suprir suas expectativas e necessidades. Atendimento sempre vai ser tendência!

É fácil um cliente insatisfeito reclamar da sua marca ou encontrar seu concorrente pela internet, mas conseguir um elogio? Muito mais difícil!

Por isso, esteja e prepare sua equipe para estar sempre no seu melhor quando o assunto é atendimento. Só assim é possível para maximizar as chances de boas recomendações e diminuir as opiniões negativas.

Muitas pessoas preferem não comprar em determinado supermercado só porque o atendimento falhou com elas ou porque tiveram uma má experiência. E com a tecnologia em suas mãos, trocar de loja é fácil como piscar os olhos.

Trade Marketing

Essa ferramenta é uma grande aliada dos supermercados e, nos últimos tempos tem sido o xodó das marcas que estão procurando ativamente parcerias para dar uma guinada nas vendas.

O Trade Marketing no supermercado moderno é fundamental para oferecer a melhor experiência para os seus clientes e se manter em ótimas relações com seus fornecedores.

Mas nossa, esse assunto rende um texto inteiro! Vamos continuar a conversa? Então confira o que temos pra dizer sobre o Trade Marketing no nosso próximo texto. Até lá!

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