Aproveite a temporada de chuveiros para vender muito

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aproveite a temporada de chuveiros para vender muito

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Com a chegada do outono, começa a temporada para a venda de chuveiros no país. E ela não vem sozinha. Com os chuveiros, também volta a se destacar um mercado inteiro de acessórios e peças.

Então, lojista, não perca tempo e vem com a gente conferir as tendências para este ano.

Em artigo publicado no final de fevereiro, a Casa Cor apontou que a atenção com os banheiros está em alta. O cômodo tem conquistado cada vez mais prestígio como um ambiente de relaxamento.

Portanto, os chuveiros aparecem como itens decorativos, que proporcionam higiene e conforto. Nessa linha, os chuveiros de teto são os modelos preferidos, aliados a boxes que vão até o teto.

Outra tendência, por exemplo, é o uso de itens metalizados e metais coloridos no banheiro. Os chuveiros, lógico, devem acompanhar esse detalhe decorativo, o que pode elevar o ticket médio do produto.

Chuveiros mais tecnológicos

Na segunda quinzena de março, aconteceu, em São Paulo (SP), a 21ª edição da Expo Revestir. Trata-se de um evento organizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer).

A exposição trouxe outro aspecto do mercado de chuveiros para 2023: o de equipamentos mais tecnológicos. Não é de hoje que o segmento vem apostando em inovações. Porém, os modelos estão mais econômicos e sustentáveis.

Parceira do Martins Atacado, a marca Lorenzetti coloca no mercado, a partir de maio, chuveiros elétricos com design de duchas frias. Eles virão em duas versões: digital e eletrônico.

No sistema digital, os chuveiros têm um painel touch para a regulagem da temperatura da água. Ele ainda acompanha os minutos da água corrente, acendendo o visor a cada oito minutos.

Essa é uma forma de alertar o usuário sobre o tempo de banho. Conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), um ciclo de banho equivale, justamente, a oito minutos. 

Outra novidade, é que os chuveiros permitem a combinação de outros sistemas de aquecimento, como o solar ou a gás. Os aparelhos ainda regulam a potência do chuveiro para reduzir o consumo de eletricidade e desperdício de água.

O grupo Dexco também destacou inovações com pegada ecofriendly em seus produtos. A empresa é dona de marcas como Hydra e Deca, constantes no portfólio do Martins.

Com ajustes refinados de temperatura, os modelos anunciados chegam a gerar economia de 91% no consumo de eletricidade.

Um mix de oportunidades

escolhendo chuveiro em uma loja
Buyer choosing a new shower head in a store.

Como você viu, novidade é o que não falta para a temporada 2023 de chuveiros. Mas, independentemente de você aderir ou não aos itens recém-lançados, é conveniente relembrar as características dos seis modelos principais.

  1. Comuns: são os elétricos convencionais, de baixo custo e fácil instalação. Requer um cano e um ponto de energia. Pode ser regulado em até quatro temperaturas e são aquecidos por meio de resistência elétrica. É importante que a água tenha alta pressão;
  2. Chuveiros eletrônicos: são os modelos como os apresentados na Expo Revestir. Podem ser de teto ou de parede e têm opções com sistema de pressão;
  3. Misturadores: nesse caso, os equipamentos possuem uma válvula que mistura água fria e quente. São modelos com maior eficiência energética e design, em geral, mais sofisticado;
  4. Chuveiros a gás: são ligados a pontos que fornecem o combustível e têm grande eficiência de aquecimento;
  5. Solares: Nesse sistema, a água é aquecida pelo calor do sol a partir de placas fotovoltaicas;
  6. Chuveiros híbridos: é um modelo bastante econômico que funciona com dois tipos de energia, como a solar e elétrica, por exemplo.

Talvez, agora, esteja se perguntando sobre o motivo de repassarmos as características dos chuveiros. Afinal, eles já são conhecidos da sua rotina. Entretanto, lojista, é olhando para essas características que vamos desenvolver nosso mix.

Com esse conhecimento, você ainda poderá orientar melhor o cliente. Muitas vezes, diante de tantas opções, o consumidor tem dificuldade de escolher.

Desse modo, a loja que oferecer suporte tem mais chances de fechar uma boa venda.

O que vender além dos chuveiros?

Ter um chuveiro em casa envolve ferramentas e acessórios variados. Então, os principais estão relacionados à manutenção e segurança do equipamento.

A seguir, listamos alguns itens que não podem faltar e devem ser expostos próximos à gôndola de chuveiros. 

Todos esses itens e muito mais, você encontra no marketplace do Martins Atacado. Lembrando que o atacadista entrega para todo o país e possui centenas de parceiros de qualidade.

Como ajudar o cliente?

Sempre que começa a temporada de chuveiros, sua loja recebe clientes que não têm noção de como trocar os aparelhos. Se sua empresa estiver em uma área estudantil, há uma forte chance de ter consumidor comprando chuveiro pela primeira vez.

Desse modo, esteja preparado para auxiliar. Pressão da água, economia de água e energia e custo-benefício são alguns dos quesitos primordiais na escolha de chuveiros. Além disso, o design e a funcionalidade do equipamento podem pesar bastante na decisão.

Por outro lado, é importante auxiliar esse cliente na checagem de informações básicas. A tensão de energia do imóvel é de 110V ou 220V? Se a pressão da água for baixa, o mais indicado é adquirir modelos pressurizados. 

Há ainda que se atentar para a capacidade de vazão de água compatível com a demanda da residência. Outro aspecto a ser observado é o estilo do jato de água, potência do aparelho, facilidade de instalação, limpeza e troca de resistência.

A classificação do Inmetro é uma informação essencial para o consumidor entender o custo-benefício do produto. Isso sem falar na facilidade de se encontrar acessórios (no caso de troca de peças).

Criando uma seção só para chuveiros e acessórios

Nos supermercados, a temporada de chuveiros precisa ser valorizada com uma seção específica. Nela, além do mix de modelos, ferramentas e acessórios, lógico. Deixe tudo na mão do cliente e garanta um colaborador para suporte sobre informações.

Nas gôndolas, deixe as opções intermediárias à altura dos olhos do cliente. Assim, você dá oportunidade para que o consumidor deixe de pensar no automático.

Disponibilize pequenos kits. Por exemplo: fita isolante e alicate, veda rosca com chave de fenda, dois tipos de conectores de porcelana.

Destaque a seção perto da de lâmpadas e outros itens para banheiro. Você pode, inclusive, criar um ambiente com espelho e outros produtos decorativos. Pode ser interessante desenvolver um percurso que estimule o consumidor a passar pelo setor de higiene e beleza.

Mais uma sugestão: separe o mix de chuveiro por eficiência energética. Se possível, disponibilize uma tabela explicativa. Ela deve ser simples, mas suficientemente informativa para reforçar as informações dos produtos.

Leia também: Mercado de oportunidades: mix eletro e de construção no supermercado

Até a próxima!

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