Principais tendências de consumo para 2023 no varejo

Tempo de Leitura: 6 minutos
tendências de consumo 2023 no varejo

Sumário

Com a chegada de 2023, é hora de se atualizar sobre as novas tendências de consumo. Cada vez mais, o mercado muda com maior agilidade. E o que era garantia de sucesso perde relevância rapidamente.

Claro que tendências não são regras. Elas nos servem de guia para melhor nos prepararmos diante do mercado. Portanto, o conteúdo de hoje tem o intuito de auxiliá-lo na tomada de decisões durante os próximos meses. 

Auxiliar porque quem vai dar a você o caminho é o seu cliente. Por isso, antes de pensar em tendências, faça uma boa revisão do último ano na loja.

Esse é o momento de lançar mão de todos os recursos sobre os quais temos conversado. O sistema de gestão de caixa, de estoque e pessoal, os feedbacks dos consumidores, os perfis de compras. Afinal, o balanço anual não deve ser apenas financeiro.

Dessa forma, você precisa ter em mãos dados sobre a sua loja. Saber quais dias da semana são mais movimentados, datas mais importantes, quem é o seu cliente. Colaboradores e funcionários também não devem ser esquecidos.

O que acontece em sua loja precisa estar devidamente dimensionado para identificação das tendências de consumo que farão mais sentido. Isso reduz o risco de apostas pelas quais seu público não se interessa.

E se eu ainda não tenho esse trabalho bem implementado, Fala Mart? Como você sabe, nossa equipe procura sempre trazer informações de forma bastante acessível. Logo, este conteúdo também é para você, que está começando a se organizar dentro do empreendimento.

Mas comece, ok? Temos materiais completos sobre todas as áreas do PDV. Então, feito o balanço anual da empresa, podemos seguir com a nossa conversa.

Agora, já que possui dados sobre o que deu certo em 2022, vamos conferir o que o futuro nos reserva.

Um futuro com maior integração entre físico e virtual

Se você ainda não investiu na digitalização do seu empreendimento, reveja as prioridades. Esse é o primeiro conselho sobre tendências de consumo para 2023.

Conforme a consultoria Opinion Box e a empresa de tecnologia e marketing Dito, a omnicalidade está muito forte. Em pesquisa, 84% dos consumidores brasileiros consideram que a experiência ideal está no ambiente físico e virtual integrados.

As empresas também identificaram que as compras presenciais não são mais as preferidas do consumidor. Mas, esse cliente não está disposto a abrir mão de um formato em favor de outro. Para 39%, os canais físico e online são complementares e não concorrentes.

Como se dá essa integração?

Para 87% dos consumidores, a pesquisa de preço em loja física termina em compra online. Outros 80% dizem que pesquisam virtualmente para comprar no ambiente presencial. Mais uma estratégia abordada foi a da compra online para retirada na loja (78%).

Os marketplaces, como o do Martins Atacado, são mais uma forte tendência de consumo para 2023. Conforme a pesquisa Opinion Box/Dito, 90% dos entrevistados costumam comprar nesse tipo de plataforma. 

Em 51%, as compras em marketplaces são frequentes. Além disso, 68% preferem marketplaces, onde há vários tipos de vendedores, em detrimento de lojas únicas.

As redes sociais seguem como tendência de consumo em 2023. No entanto, elas precisam ter um atendimento mais personalizado. 

De acordo com a pesquisa Opinion Box/Dito, WhatsApp (58%), Instagram (47%) e Facebook (36%) concentram o interesse do consumidor. A experiência de compra por essas redes é vista como positiva por mais de 80% dos entrevistados. 

Redes sociais com atendimento personalizado

Hand using smartphone with Social media concept

Em 72% dos casos, os clientes esperam que as empresas os reconheçam como indivíduos únicos. Como consequência, identifiquem seus interesses. Outros 73% optam por marcas que já proporcionaram essa experiência personalizada.

E mais, 40% afirmam já terem feito compras após lives. Nesse caso, o Instagram (59%) foi a rede mais apontada, seguida pelo Youtube (46%).

Tecnologia e compras

Mais uma tendência de consumo apontada pela Opinion Box/Dito está na tecnologia. Em 86% das respostas, há a crença de que a tecnologia ajuda no processo de compra. 

Um recurso em alta é o PIX, que se tornou o meio de pagamento mais utilizado pelo brasileiro. Criado em 2020 pelo Banco Central, o serviço foi aprimorado. As funcionalidades se ampliaram para saque, cobrança, troco. Hoje, 67% usam o PIX na rotina.

Conforme a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a modalidade cresceu 27 pontos percentuais desde 2021. Rapidez e agilidade para concluir uma compra são apontados por 62% dos entrevistados como as principais qualidades do PIX. 

Outros motivos que levaram a modalidade a ser bem sucedida no país são a possibilidade de transferência imediata (49%) e a não cobrança de taxas e tarifas (32%). Nas transações eletrônicas, o sucesso do PIX é ainda maior, com adesão de 88% dos consumidores.

Outras modalidades, como o pagamento pelo WhatsApp Pay e o QR Code, estão em baixa. Todavia, não por causa do interesse dos clientes, mas porque muitas empresas não aceitam esses serviços.

Que tal ficar de olho nessa tendência de consumo, caro lojista? Público para isso tem.

Bem-estar e intencionalidade

Recentemente, a Mintel também publicou tendências de consumo para 2023. A empresa é especializada em identificar comportamentos de consumidores. 

Para a Mintel, há cinco fortes tendências de consumo em evidência. A primeira delas é chamada de “Me Mentality”. O termo em inglês se refere a consumidores mais centrados neles mesmos. O cliente é a grande estrela dos acontecimentos.

Batizado de “poder para as pessoas”, a segunda tendência de consumo fala da influência dos clientes junto às marcas. O que se percebe é a consolidação do consumidor como co-criador de produtos.

Outro comportamento apontado pela Mintel é a “hiper fadiga”. Ou seja, o varejo precisa entender que os consumidores estão cansados de interferências em suas ambições. Eles buscam maior conexão com o que lhes interessa.

A Mintel ainda indica como tendências de consumo o interesse pelo mercado local e os gastos intencionais. Por interesse no mercado local entenda como fortalecimento do comércio que está mais próximo fisicamente das pessoas. Aqui falamos do mercado de bairro, da conveniência, da proximidade entre público e empresas.

Por gastos intencionais, a Mintel entende um interesse maior dos consumidores por escolhas inteligentes. As compras tendem a ser menos por impulso e mais pautadas por características caras ao público.

Nesse caso, flexibilidade, sustentabilidade e durabilidade aparecem como critérios de compra.

Entendendo diferentes públicos

No geral, as tendências de consumo mostram pessoas mais voltadas para os próprios interesses. Além disso, elas estão mais conscientes de seu impacto no mundo. Como isso reflete no varejo é o que você deve estar se perguntando.

A exemplo do que foi visto até aqui, a forma de comprar se torna outra nesse cenário. Para ter compras por impulso, o lojista precisa adotar estratégias mais elaboradas do que as usadas até então. Um bom exemplo dessa mudança de comportamento está no mercado de indulgentes.

Já se foi a época em que bastava colocar produtos coloridos e de forte apelo ao paladar. Embora continuem atrativos, itens como doces, salgados e sucos agora devem se mostrar vantajosos para os clientes. Desse modo, fabricantes têm apostado em ingredientes mais saudáveis e embalagens reduzidas.

Por outro lado, a postura da loja em assuntos importantes para a sociedade, como sustentabilidade, passa a receber maior atenção. Consultora sênior da WGSN Mindset Latam, Krizia Gática reforça essa visão. Ela foi um dos destaques do evento de geomarketing que aconteceu em agosto em São Paulo (SP), o Geotrends.

Na ocasião, ela disse que o consumidor tende a buscar por opções mais baratas e sustentáveis. Esse público também quer que as empresas se comprometam com soluções humanizadas. Além disso, eles ainda cobram das marcas maior diversidade, ativismo e sustentabilidade.

Venda online

Para além desses aspectos mais subjetivos de interesse, outra tendência de consumo está na variedade de canais de venda online. Como já dissemos aqui, é importante manter investimentos em plataformas virtuais, como as redes sociais.

E mais: O consumidor de 2023 também está em busca de maior engajamento dos vendedores com os clientes. Consumidores buscam conexão, atendimento individualizado. 

Um lembrete final, lojista: quatro gerações de consumidores convivem no futuro da sua empresa. É imprescindível que você as conheça e entenda suas expectativas:

  • Os Baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) preferem lojas físicas;
  • A Geração X (nascidos de 1965 a 1980) não se vê representada pela publicidade;
  • Já os Millennials (nascidos de 1981 a 1996) são a primeira geração que comprou online e está em adaptação digital;
  • Por fim, a Geração Z. Nasceram entre 1997 e 2010 e são totalmente conectados. Exigem praticidade, comodidade e consciência ambiental no momento da compra.

Esse é um resumo bem básico sobre essas gerações. Com a ajuda da sua experiência diária, outras características se sobressairão. Tenha atenção com elas e planeje um 2023 de muito sucesso no PDV.

Ficamos por aqui. Até a próxima!

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