Tendências de mercado para o empreendedor ficar de olho

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Tendências de mercado em 2025 para todo empreendedor ficar de olho

Sumário

Assim como todo novo ano que chega, os negócios precisam se renovar. As tendências de mercado devem ser observadas, pois são impulsionadas pela inovação tecnológica, por iniciativas mais sustentáveis e pela transformação do comportamento dos consumidores

Para não ficar para trás, empresas de todos os setores precisam entender o que está por vir e como se adaptar a essas mudanças para poder oferecer a melhor experiência aos clientes.

Hoje nós vamos explorar as principais tendências de mercado para 2025 e entender o que está por trás dessas mudanças. 

Afinal, como as empresas podem se preparar para elas? Vem com a gente!

Tendências de mercado e novos negócios

As tendências de mercado para 2025 são, sobretudo, acompanhadas pelas novas tecnologias e a necessidade de as empresas, principalmente as de menor porte, de se tornarem mais eficientes e responsáveis. Veja só o que o mercado tem sinalizado:

1. Inteligência artificial

O estudo Panorama 2025, da Amcham, revelou bem essas principais tendências de mercado visando a alta performance dos negócios.

A Inteligência Artificial (IA) é a principal delas. Embora nem seja tanto uma novidade assim, a tecnologia vem se consolidando como uma grande protagonista dos novos negócios. 

Conforme o estudo, 67% das empresas acreditam que a IA terá o maior potencial disruptivo, mudando a forma tradicional como as empresas operam. No entanto, apenas 28% das empresas se consideram preparadas para usar a IA de forma eficaz.

A Inteligência Artificial pode ajudar as empresas a automatizar tarefas repetitivas, como o atendimento ao cliente e o gerenciamento de dados.  Por isso, quem não se adaptar pode acabar ficando para trás. 

2. Busca por alta performance

A busca por um negócio de alta performance também é uma forte tendência. As empresas precisarão focar em eficiência e inovação para se manterem competitivas. Ok, mas o que isso realmente significa na prática?

Os negócios precisarão criar uma cultura interna que valorize a agilidade e a inovação. Isso envolve melhorar processos, integrar novas tecnologias e ter equipes capacitadas para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

3. Sustentabilidade

O levantamento da Amcham revela que 46% das empresas reconhecem que práticas sustentáveis terão impacto significativo em 2025, mas apenas 22% se sentem preparadas.

É preciso compreender que sustentabilidade não é apenas uma questão ética para a atividade econômica, mas estratégica, oferecendo redução de custos e inovação.

atividade econômica, mas estratégica, oferecendo redução de custos e inovação.

4. Digitalização de produtos e serviços

A digitalização de produtos e serviços é uma grande aposta entre as tendências de mercado em 2025. 

Ela oferece acesso mais fácil ao consumidor e melhora a experiência de compra, seja por meio de lojas virtuais ou de novas soluções, como, por exemplo, o uso de realidade aumentada para testar produtos à distância.

Esse exemplo, inclusive, faz parte de uma lista que vem formatando os novos modelos de negócios, se destacam:

  • Realidade Virtual e robôs tornando-se comuns principalmente no varejo e serviços.
  • Self-checkouts, como nas lojas Amazon, se tornando padrão global.
  • Experiências omnichannel que integram o online e offline.

Tendências de consumo

Tendências de mercado para o setor varejista

Com as mudanças da sociedade, o comportamento dos consumidores também vai se alterando. Em 2025, eles estarão mais exigentes e conscientes do impacto de suas escolhas.

O varejo precisa se adaptar a essas mudanças. A seguir, veja as principais tendências de mercado voltadas ao consumo que as empresas precisam observar.

1. Foco em experiência

A partir da busca constante por momentos de felicidade e bem-estar, os consumidores devem passar a investir mais em experiências comerciais que tragam alegria, diversão e conexão emocional. 

Essa tendência é chamada de “funflation”, onde as pessoas priorizam experiências prazerosas, mesmo em tempos de inflação e incertezas econômicas.

Para as empresas, é hora de apostar em produtos e serviços que proporcionem experiências únicas e significativas para seus consumidores. Deixar de pensar na venda da mercadoria como foco e oferecer experiência como diferencial.

2. Bem-estar e saúde mental

A preocupação com a saúde mental e o bem-estar passou a ser uma nova prioridade na vida das pessoas. Elas buscam produtos e serviços que ajudem a manter esse equilíbrio e a qualidade de vida.

A sua loja vende produtos que promovam isso ou cria campanhas de marketing focadas no bem-estar? Então é hora de pensar a respeito. 

3. Consumo consciente

Os conceitos de economia circular e consumo consciente vão ganhar ainda mais força.  Ao invés de simplesmente consumir e descartar o produto, os consumidores estão encontrando maneiras de reutilizar e reciclar.

Pensando nisso, o varejo precisa investir em modelos de negócios mais sustentáveis, como a venda de produtos reciclados ou a criação de sistemas de troca e reaproveitamento, por exemplo.

Tendências de marketing

O relatório “Marketing Trends 2025”, da Kantar, destacou as principais tendências que moldarão o marketing a partir deste novo ano. O estudo apresenta 10 pontos para o planejamento estratégico das marcas. Vamos acompanhar:

  1. Segurança na IA Generativa: o uso da GenAI exigirá atenção à transparência e confiabilidade dos dados. Profissionais precisam equilibrar inovação e mitigação de riscos como anúncios falsos, que preocupam 60% dos consumidores, de acordo com a pesquisa.
  2. Sustentabilidade como prioridade: ainda segundo a pesquisa da Kantar, 87% dos consumidores brasileiros estão buscando estilos de vida mais sustentáveis. É o que falamos há pouco sobre a necessidade de promover campanhas e investir em consumo consciente. 
  3. Inclusão para crescimento de marca: as classes D e E não devem ser ignoradas nas estratégias de vendas. O potencial de consumo desses grupos no Brasil soma R$ 1,9 trilhão.
  4. Inovação nas redes sociais: a atenção do público está em declínio. Para se destacar, anúncios precisam ser mais criativos, específicos para cada plataforma e inovadores na narrativa visual.
  5. Impacto do declínio populacional: o desafio das marcas é concentrar em aumentar participação de mercado e estabelecer conexões mais profundas com consumidores.
  6. Estratégias em vídeo: a diversidade de plataformas de vídeo exige estratégias de marketing melhores. Executivos estão investindo mais em streaming enquanto ajustam gastos com TV tradicional.
  7. Poder das comunidades: criadores de conteúdo são aliados estratégicos, capazes de fortalecer a confiança do consumidor. Colaborações bem alinhadas podem impulsionar o alcance e o engajamento.
  8. Exploração da inovação: marcas que encontram novos espaços de atuação, como a Fini, que expandiu para colaborações em produtos além de doces, têm maiores chances de crescimento e diferenciação.
  9. Força das lives: as estratégias de live commerce devem continuar a crescer, sendo um canal eficaz para engajar consumidores e incentivar compras, especialmente para itens de alta rotatividade.
  10. Evolução da mídia de varejo: as RMNs (sigla para Retail Management System) – que significa Sistema de Gestão do Varejo – oferecem segmentação precisa e personalização, permitindo otimização de campanhas publicitárias por meio de dados primários de consumidores. 

Necessidade de adaptação

As tendências de mercado que discutimos são mais do que simples previsões: elas são mudanças que já estão em movimento e terão grande impacto nos negócios que começaram a se preparar para elas.

A necessidade de adaptação é para ontem! Empresas que souberem se reinventar, antecipar mudanças e focar no que realmente importa para os consumidores terão não apenas a vantagem competitiva, mas a oportunidade de construir um futuro mais sustentável e inovador.

E aí, você está preparado? Então, bom trabalho e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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