Assim como todo novo ano que chega, os negócios precisam se renovar. As tendências de mercado devem ser observadas, pois são impulsionadas pela inovação tecnológica, por iniciativas mais sustentáveis e pela transformação do comportamento dos consumidores.
Para não ficar para trás, empresas de todos os setores precisam entender o que está por vir e como se adaptar a essas mudanças para poder oferecer a melhor experiência aos clientes.
Hoje nós vamos explorar as principais tendências de mercado para 2025 e entender o que está por trás dessas mudanças.
Afinal, como as empresas podem se preparar para elas? Vem com a gente!
Tendências de mercado e novos negócios
As tendências de mercado para 2025 são, sobretudo, acompanhadas pelas novas tecnologias e a necessidade de as empresas, principalmente as de menor porte, de se tornarem mais eficientes e responsáveis. Veja só o que o mercado tem sinalizado:
1. Inteligência artificial
O estudo Panorama 2025, da Amcham, revelou bem essas principais tendências de mercado visando a alta performance dos negócios.
A Inteligência Artificial (IA) é a principal delas. Embora nem seja tanto uma novidade assim, a tecnologia vem se consolidando como uma grande protagonista dos novos negócios.
Conforme o estudo, 67% das empresas acreditam que a IA terá o maior potencial disruptivo, mudando a forma tradicional como as empresas operam. No entanto, apenas 28% das empresas se consideram preparadas para usar a IA de forma eficaz.
A Inteligência Artificial pode ajudar as empresas a automatizar tarefas repetitivas, como o atendimento ao cliente e o gerenciamento de dados. Por isso, quem não se adaptar pode acabar ficando para trás.
2. Busca por alta performance
A busca por um negócio de alta performance também é uma forte tendência. As empresas precisarão focar em eficiência e inovação para se manterem competitivas. Ok, mas o que isso realmente significa na prática?
Os negócios precisarão criar uma cultura interna que valorize a agilidade e a inovação. Isso envolve melhorar processos, integrar novas tecnologias e ter equipes capacitadas para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.
3. Sustentabilidade
O levantamento da Amcham revela que 46% das empresas reconhecem que práticas sustentáveis terão impacto significativo em 2025, mas apenas 22% se sentem preparadas.
É preciso compreender que sustentabilidade não é apenas uma questão ética para a atividade econômica, mas estratégica, oferecendo redução de custos e inovação.
atividade econômica, mas estratégica, oferecendo redução de custos e inovação.
4. Digitalização de produtos e serviços
A digitalização de produtos e serviços é uma grande aposta entre as tendências de mercado em 2025.
Ela oferece acesso mais fácil ao consumidor e melhora a experiência de compra, seja por meio de lojas virtuais ou de novas soluções, como, por exemplo, o uso de realidade aumentada para testar produtos à distância.
Esse exemplo, inclusive, faz parte de uma lista que vem formatando os novos modelos de negócios, se destacam:
- Realidade Virtual e robôs tornando-se comuns principalmente no varejo e serviços.
- Self-checkouts, como nas lojas Amazon, se tornando padrão global.
- Experiências omnichannel que integram o online e offline.
Tendências de consumo
![Tendências de mercado para o setor varejista](https://www.falamart.com.br/wp-content/uploads/2023/09/tendencias-de-mercado-2023-1024x683.jpg)
Com as mudanças da sociedade, o comportamento dos consumidores também vai se alterando. Em 2025, eles estarão mais exigentes e conscientes do impacto de suas escolhas.
O varejo precisa se adaptar a essas mudanças. A seguir, veja as principais tendências de mercado voltadas ao consumo que as empresas precisam observar.
1. Foco em experiência
A partir da busca constante por momentos de felicidade e bem-estar, os consumidores devem passar a investir mais em experiências comerciais que tragam alegria, diversão e conexão emocional.
Essa tendência é chamada de “funflation”, onde as pessoas priorizam experiências prazerosas, mesmo em tempos de inflação e incertezas econômicas.
Para as empresas, é hora de apostar em produtos e serviços que proporcionem experiências únicas e significativas para seus consumidores. Deixar de pensar na venda da mercadoria como foco e oferecer experiência como diferencial.
2. Bem-estar e saúde mental
A preocupação com a saúde mental e o bem-estar passou a ser uma nova prioridade na vida das pessoas. Elas buscam produtos e serviços que ajudem a manter esse equilíbrio e a qualidade de vida.
A sua loja vende produtos que promovam isso ou cria campanhas de marketing focadas no bem-estar? Então é hora de pensar a respeito.
3. Consumo consciente
Os conceitos de economia circular e consumo consciente vão ganhar ainda mais força. Ao invés de simplesmente consumir e descartar o produto, os consumidores estão encontrando maneiras de reutilizar e reciclar.
Pensando nisso, o varejo precisa investir em modelos de negócios mais sustentáveis, como a venda de produtos reciclados ou a criação de sistemas de troca e reaproveitamento, por exemplo.
Tendências de marketing
O relatório “Marketing Trends 2025”, da Kantar, destacou as principais tendências que moldarão o marketing a partir deste novo ano. O estudo apresenta 10 pontos para o planejamento estratégico das marcas. Vamos acompanhar:
- Segurança na IA Generativa: o uso da GenAI exigirá atenção à transparência e confiabilidade dos dados. Profissionais precisam equilibrar inovação e mitigação de riscos como anúncios falsos, que preocupam 60% dos consumidores, de acordo com a pesquisa.
- Sustentabilidade como prioridade: ainda segundo a pesquisa da Kantar, 87% dos consumidores brasileiros estão buscando estilos de vida mais sustentáveis. É o que falamos há pouco sobre a necessidade de promover campanhas e investir em consumo consciente.
- Inclusão para crescimento de marca: as classes D e E não devem ser ignoradas nas estratégias de vendas. O potencial de consumo desses grupos no Brasil soma R$ 1,9 trilhão.
- Inovação nas redes sociais: a atenção do público está em declínio. Para se destacar, anúncios precisam ser mais criativos, específicos para cada plataforma e inovadores na narrativa visual.
- Impacto do declínio populacional: o desafio das marcas é concentrar em aumentar participação de mercado e estabelecer conexões mais profundas com consumidores.
- Estratégias em vídeo: a diversidade de plataformas de vídeo exige estratégias de marketing melhores. Executivos estão investindo mais em streaming enquanto ajustam gastos com TV tradicional.
- Poder das comunidades: criadores de conteúdo são aliados estratégicos, capazes de fortalecer a confiança do consumidor. Colaborações bem alinhadas podem impulsionar o alcance e o engajamento.
- Exploração da inovação: marcas que encontram novos espaços de atuação, como a Fini, que expandiu para colaborações em produtos além de doces, têm maiores chances de crescimento e diferenciação.
- Força das lives: as estratégias de live commerce devem continuar a crescer, sendo um canal eficaz para engajar consumidores e incentivar compras, especialmente para itens de alta rotatividade.
- Evolução da mídia de varejo: as RMNs (sigla para Retail Management System) – que significa Sistema de Gestão do Varejo – oferecem segmentação precisa e personalização, permitindo otimização de campanhas publicitárias por meio de dados primários de consumidores.
Necessidade de adaptação
As tendências de mercado que discutimos são mais do que simples previsões: elas são mudanças que já estão em movimento e terão grande impacto nos negócios que começaram a se preparar para elas.
A necessidade de adaptação é para ontem! Empresas que souberem se reinventar, antecipar mudanças e focar no que realmente importa para os consumidores terão não apenas a vantagem competitiva, mas a oportunidade de construir um futuro mais sustentável e inovador.
E aí, você está preparado? Então, bom trabalho e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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