Sumário

O final do ano chegou e não há momento melhor para se atualizar sobre as tendências do varejo para 2024. Quem acompanha as transformações do mercado, ganha o consumidor com mais facilidade.

Você já parou para analisar o desempenho da sua loja e percebeu que o negócio parece estar estagnado? Se a resposta for sim, adiantamos que o problema pode estar na falta de um acompanhamento mais efetivo de tudo o que vem surgindo. 

O que o setor já vem sinalizando de novidades molda os hábitos de consumo para os próximos meses. E são essas tendências que vão te ajudar a pensar nas estratégias de vendas e em um plano de ação para o ano próximo. 

Hoje, vamos te mostrar informações sobre o que esperar do varejo para 2024 e qual a perspectiva do consumidor para os interesses de compra.  

Além disso, vamos comentar as apostas do mercado em ferramentas, produtos e serviços para aprimorar a experiência de venda. É hora de se atualizar e colocar o seu negócio para jogo!  

Tendências do varejo: perspectiva do consumidor

Para falar sobre as tendências do varejo para 2024 é muito importante que a gente passe pelo ponto de vista dos nossos clientes. Essas informações são essenciais para pensar novos modelos de varejo. 

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, as compras na internet vêm ganhando cada vez mais força e é o e-commerce que continuará ditando as regras para o ano seguinte, durante as principais datas comerciais.  

O estudo mostrou que nos últimos 12 meses, 77% dos consumidores preferem fazer suas compras online, superando as compras nas lojas físicas (67%). O grande destaque foram as compras por aplicativo, com 45% das vendas online. 

Essa preferência se dá por três fatores: o consumidor acha os preços melhores, a facilidade de receber as compras em casa e mais promoções. O frete elevado, por outro lado, é o vilão da desistência das compras online. 

Se a sua loja ainda não está presente na versão online, passou da hora de colocar a sua marca dentro de marketplace ou nas redes sociais pelo menos. Ferramentas não faltam para aproveitar! 

Os clientes que dão preferência à loja física priorizam a possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto. Nesse momento, as experiências sensoriais ganham muito destaque para garantir a venda.

Agora, veja a seguir as quatro principais tendências do varejo em 2024 e eu começo aproveitando a pesquisa mais recente da Opinion Box. 

1. Social commerce 

O chamado “social commerce” começou a mudar o comportamento de consumo ainda na pandemia. As vendas pelas redes sociais ganharam força, porque era por lá que o consumidor conseguia comprar durante os períodos de isolamento social. 

A questão é que tanto varejista, quanto consumidor, entendeu que a relação de consumo ficava muito mais fácil por lá. Para 2024, essa prática tende a se fortalecer. O seu desafio é melhorar o seu atendimento e investir em estratégias que fidelizam clientes pelas redes sociais da loja.  

A pesquisa da Opinion Box mostrou que o Instagram é a rede social preferida dos brasileiros para comprar. Dos consumidores que responderam ao levantamento, 48% disseram que já compraram pela plataforma.  

Esses consumidores ainda avaliaram todas as redes sociais em que compraram ao menos uma vez com notas positivas acima de 50%. 

Outro dado é que 4 em cada 10 consumidores já compraram algo após assistirem a uma live commerce ou também conhecida como live shopping. É uma técnica de vendas realizada por meio de transmissões ao vivo pela internet. Nessas transmissões, o vendedor apresenta os produtos, descreve-os e divulga os preços. 

De acordo com o Sebrae, uma live commerce pode atingir uma taxa de conversão de 10% a 15% nas vendas. Está aí uma sugestão de estratégia para você implementar no seu negócio no próximo ano. 

2. Inteligência Artificial generativa 

Entre as tendências do varejo para 2024 está a inteligência artificial generativa. A tecnologia será uma aliada do varejo para personalizar ainda mais as compras por meio de assistentes virtuais que recomendam produtos a partir das preferências do cliente. 

Mas como seria isso, você deve estar se perguntando. Vamos simular um exemplo para você compreender melhor como funciona a IA generativa na prática. 

Você tem um site da loja e conta com um chatbot para atendimento virtual dos consumidores. Por meio daquelas mensagens automáticas, a IA consegue dar sugestões de produtos para o cliente e sanar todas as dúvidas dele sobre mercadorias. 

É por essa conversa que o robô vai identificar de imediato os gostos do cliente e passar a oferecer uma experiência mais ágil e personalizada para o cliente. 

Parece coisa de outro mundo, mas é muito real. De acordo com o estudo global “2024 Consumer Trends Report”, 48% dos consumidores se sentem confortáveis em interagir com as inteligências artificiais. 

Em outra pesquisa, da Euromonitor International, 42% do público se sentiria confortável com assistentes de voz que fornecessem informações e sugestões de produtos de maneira personalizada.

3. Economia circular 

A economia circular voltará a ser disseminada nos próximos anos no comércio diante da necessidade global de se preocupar com o meio ambiente. O Brasil assumiu recentemente a presidência da cúpula do G20 e já adiantou que um dos temas a serem priorizados será a pauta ambiental. 

Além disso, muitas empresas varejistas já estão adotando novas práticas sustentáveis como sacola reutilizável, pontos de coleta nas dependências da loja para poder recolher itens recicláveis e cestos para coleta seletiva de lixo na loja. 

4. Cortina de fumaça 

Você sabia que as principais perdas do varejo vêm das perdas anualmente? A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) estima um prejuízo anual de R$ 24 bilhões com furtos e crimes nos estabelecimentos.  

Além disso, a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou que o índice de furtos e roubos a estabelecimentos comerciais cresceu 6,5% no último ano. 

Para minimizar esse problema – já que você e tantos lojistas não aguentam mais isso – novos dispositivos vêm sendo lançados para aumentar a segurança nas lojas. Um deles funciona como uma espécie cortina de fumaça.  

Essa nova tecnologia funciona com um acionamento de fumaça em larga escala que se concentra na loja no momento em que os ladrões invadem o local, seja para roubar ou furtar. 

Essa fumaça não é tóxica e dificulta por completo a visibilidade do ladrão e o impede de continuar a prática criminosa. A recomendação é que se use a ferramenta só no período noturno, fora do expediente. 

Se coloque no lugar do cliente!  

Bom, agora que você teve a perspectiva do cliente e do mercado sobre as tendências do varejo para 2024, vamos encerrar nossa conversa de hoje reforçando a necessidade de você colocar o consumidor no centro das ações na sua loja. 

Conheça seu cliente e reverencie a importância dele para a sua loja. A maior parte dos consumidores gostam de marcas que os reconhecem, que saibam identificar suas preferências e deixar a experiência ainda mais satisfatória. 

Um atendimento diferenciado e uma experiência de compra sensorial fazem toda a diferença.  

Bons negócios e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima