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Pessoa sentada, segurando várias notas de 100 dólares na mão.

Entenda o que é o ticket médio e como você pode aumentar o valor das vendas em seu negócio.

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O ticket médio é um dos mais importantes indicadores da saúde financeira de um negócio. Por meio de contas que envolvem alguns números fáceis de obter como: quantidade de vendas, clientes e valor arrecadado, é possível observar o desempenho da empresa ao longo do tempo e até avaliar a performance dos vendedores.

 

A lógica da conta é bem simples! Como o próprio nome revela: ticket” nada mais é que o valor final de uma compra individual que está impresso no cupom fiscal, e a média vem do indicador que será usado como referencial, que depende do que se pretende avaliar.

Parece confuso? Então imagine que pela manhã o mercado do Reinaldo atendeu cinco clientes que gastaram, respectivamente, R$50, R$20, R$70, R$30 e R$55. O ticket médio das vendas no período seria, portanto, de R$45, que é a soma desses valores dividido por 5.

Caso Reinaldo deseje aumentar seu ticket médio para R$30, sem precisar ir atrás de novos clientes, é preciso estimular que esses compradores já existentes gastem mais – em média, R$6.

Nesse caso, uma boa estratégia seria integrar alguns produtos de compra por impulso no check-out ou otimizar o posicionamento das mercadorias na loja, estimulando a venda de itens relacionados.

Claro que esse é apenas um exemplo básico para iniciarmos a conversa, mas serve para mostrar como o ticket médio pode oferecer insights importantes para ajudar seu negócio a crescer. Quer sair da estagnação? Então vem comigo aprender mais sobre ticket médio!

Sob um fundo branco, há uma calculadora e três montes de moedas sobre mesa.

Como calcular o ticket médio?

No exemplo acima, eu te mostrei como funciona o cálculo do ticket médio a partir de uma situação simplificada. Agora é hora de colocar a mão na massa! Para começar, não existe apenas um tipo de ticket médio: o índice pode ser relativo ao número de vendas ou ao número de clientes.

Para cada um deles, temos uma fórmula específica. Olha só!

Ticket médio por número de clientes

Lembra do exemplo do Reinaldo? Para avaliar a performance do mercadinho, ele fez o cálculo do ticket médio a partir do seu número de clientes. A fórmula utilizada foi: TMc (ticket médio de clientes) = VT (volume total de vendas em dinheiro) / C (número de clientes no período).

Com os valores do exemplo anterior, a conta é a seguinte:

TMc = 225 / 5
TMc = 45

Pessoa sentada, segurando várias notas de 100 dólares na mão.

Ticket médio por número de vendas

Para calcular o ticket médio por número de vendas, usamos uma fórmula bem parecida, mas trocaremos um dos referenciais. A fórmula é a seguinte: TMv (ticket médio de vendas) = VT (vendas totais no período) / V (número de vendas).

Para ilustrar, vamos voltar ao exemplo do Reinaldo. Agora ele quer calcular o desempenho do mercadinho ao longo do mês tendo como referência as vendas feitas. Assim que, se em janeiro ele vendeu ao todo R$50 mil, e dividindo por 350 vendas o cálculo do seu ticket médio seria:

TMv = 50.000 / 350
TMv = 142,85

Ou seja, cada negócio fechado rende em média R$142,85 para a empresa. Pode ser interessante cruzar esses dados com os números de cada vendedor ao final do mês, identificando quantas vendas dessas 350 registradas corresponde ao trabalho de cada um.

Dessa forma, é possível determinar quais são seus vendedores mais motivados e quais estão com um desempenho que precisa ser melhorado. O ticket médio pode ser um importante parâmetro nesse sentido também: quem estiver vendendo abaixo da média deve receber uma ajuda extra e ser observado mais de perto.

Como aumentar o ticket médio?

Mulher segurando sacolas de compras olhando para vitrine e sorrindo.

Depois de descobrir os valores do ticket médio da empresa, é hora de usar os resultados para pensar em estratégias de venda. Uma delas já te adianto: se o objetivo é elevar o valor final das compras, os clientes precisam ser estimulados a comprar mais.

Isso pode ser feito, como vimos ali em cima, pela otimização do layout da loja, posicionamento estratégico dos produtos e ampliação da variedade do mix de acordo com a preferência dos clientes. É normal que o cliente se lembre de comprar algo só quando o vê, então dê destaque para esses produtos de “última hora”.

Para dados mais precisos, é interessante acompanhar a variação do ticket médio por períodos mais longos de tempo, sempre levando em consideração influências externas como a sazonalidade do mercado e eventos como feriados e datas comemorativas comerciais.

Outra maneira interessante de aumentar o ticket médio é investir diretamente nos seus clientes-chave. Quem são esses? Ora, aqueles que possuem um ticket médio individual mais elevado. Para conquistá-los, invista em estratégias de fidelização – principalmente na melhora do relacionamento com o cliente – e trabalhe suas técnicas de retenção.

Quem se preocupa com a saúde do negócio deve ficar atento aos números, mas também evitar algumas práticas que podem ser prejudiciais a médio e longo prazo. Estou falando daquela famosa prática de vender fiado. No próximo texto, eu te explico por que esse costume pode ser perigoso!

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