Home Destaque A transformação digital no setor de construção já é realidade
Usar novas tecnologias no setor de construção

A transformação digital no setor de construção já é realidade

0
210

A transformação digital no varejo brasileiro já vem ocorrendo há alguns anos, tendo se intensificado bastante na pandemia. A digitalização dos processos das lojas é necessária para atender a uma nova tendência de consumo, onde a experiência do cliente é o que importa.

Para isso, é preciso atender a uma série de requisitos para garantir a satisfação completa com a compra. No mercado de material de construção não é diferente.

Provavelmente você já vem tentando digitalizar a sua loja com ações pontuais há algum tempo. No post de hoje, vamos dar uma ajudinha nesse processo, seja para você que já iniciou alguma transformação digital na loja ou para quem ainda está no marco zero.

Mas antes de falarmos dos processos que podem ser inseridos na sua loja, primeiro vamos entender o que seria essa tal transformação digital e o porquê de você aplicá-la no seu negócio.

Transformação digital? Oi?

Com o shopper dedicando cada vez mais tempo às tecnologias e resolvendo praticamente a vida toda com alguns cliques, seja pelo celular ou computador, o varejo percebeu a necessidade de se adaptar.

As lojas passam então a integrar seus processos e investir em soluções mais tecnológicas para otimizar as atividades e atender às expectativas do consumidor conectado e atualizado.

A transformação digital não é apenas apostar em inovação ou ter a marca mais presente nos canais virtuais.

É a remodelação do varejo a fim de não vender apenas o produto, mas fidelizar o cliente a partir de experiências satisfatórias que ele vai ter de forma personalizada na sua loja.

Por onde começar

Ao se transformar digitalmente, você precisa considerar alguns pontos:

  • Mudar a cultura da loja: não cabem mais modelos de gestão ou sistemas arcaicos. Você tem que engajar sua equipe de colaboradores, especialmente os vendedores, para que sejam atualizados e tecnológicos também;

  • Migrar para o universo digital: redes sociais, site, aplicativos de mensagens como o Whatsapp, meios de pagamento digitais, usar um sistema eficiente para banco de dados e outros programas de computador que auxiliem nos processos internos. Tudo isso é transformação digital. Se você ainda não tem o hábito de utilizar essas ferramentas na rotina da sua loja, chegou a hora;

  • Apostar em dados: quanto mais informações você tiver sobre o seu público, mais chances de acertar você tem! Os dados ajudam na tomada de decisão e no desenvolvimento de oportunidades de venda, além disso fica mais fácil ter um feedback dos clientes.

Transformação digital cresce no varejo

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) elaborou um estudo no ano passado que mostrou que 38% dos varejistas já apostavam em investimentos estratégicos digitais em pessoas, processos e tecnologias. A taxa representa um aumento de 65% em relação ao levantamento feito em 2019.

O impacto disso foi sentido diretamente nas vendas. Dos negócios que apostaram em ações voltadas à transformação digital, 92% dos varejistas responderam que houve aumento nas vendas em suas lojas.

Além disso, a pesquisa identificou que o varejista passou a observar uma maior vantagem competitiva com o direcionamento dos investimentos para esse nicho.

De acordo com a SBVC, houve uma mudança cultural nas empresas e no perfil dos líderes de varejo, que passaram a usar mais as tecnologias, dados, e-commerce, bem como a gestão de pessoas por meio de recursos digitais.

O impacto da pandemia

Homem pagando compras através de smartphone na loja de construção

A pandemia mudou nitidamente os hábitos do consumidor, enquanto as atividades consideradas essenciais passaram a receber maior atenção do shopper. Esse é o caso do varejo de materiais de construção.

Em outro estudo da SBVC, a entidade identificou os novos hábitos em tempos de Covid-19. As lojas de material de construção continuam sendo uma das que, mesmo com a quarentena, continuaram recebendo clientes.

Dos entrevistados, 18% dos consumidores responderam que compraram nesses locais, sendo que 10% compraram pelo menos uma vez ao mês.

Uma novidade é que, em plena pandemia, os pagamentos por meio de aplicativos começaram a aparecer nas lojas físicas. Olha a necessidade da transformação digital aí!

De acordo com o levantamento, 13% dos consumidores alteraram a forma de pagamento nas lojas físicas nesse período para os aplicativos.

Enquanto apenas 7% passaram a pagar mais com dinheiro. Houve uma inversão nas preferências dessas duas modalidades.

Como fazer transformação digital na loja física?

A transformação digital no setor da construção segue a passos lentos, mas já é uma realidade. Você pode, como um primeiro passo, começar a investir mais no uso de redes sociais.

Tudo bem se sua prioridade é vender no PDV, mas é importante estar presente nas redes e captar esse público conectado para dentro da loja.

As redes sociais deixaram de ser, há algum tempo, apenas uma ferramenta para comunicação e divulgação da marca. Hoje elas também são fortes aliadas nas vendas.

Tanto é que as principais plataformas, como Instagram, Twitter e Facebook, passaram a disponibilizar versões corporativas, com recursos voltados especialmente aos pequenos negócios.

Mudança cultural rumo à transformação digital

vendedor explicando sobre produto no notebook na loja de materiais de construção

Aposte em tecnologias que farão a diferença para a sua loja, com o intuito de melhorar o atendimento e a experiência de compra do seu cliente.

Mas antes, capacite a sua equipe para conseguir alcançar os resultados com a implementação da transformação digital.

Os vendedores e atendentes precisam estar muito bem informados sobre os produtos e estocagem. Além disso, sobre pedidos, tendências e novidades do mercado para poder repassar isso de forma mais clara ao público.

Pense, por exemplo, seu cliente correndo até a sua loja porque estava fazendo um reparo em casa e precisou de uma cola de PVC ou um adesivo vedante urgente.

Você ou seu vendedor achavam que tinha o produto, mas quando foi até a gôndola ou até o estoque, a surpresa: “cadê?”. Informar ao cliente que infelizmente o produto acabou é ruim, pois ele vai sair da loja frustrado por não ter encontrado o que ele tanto precisava.

A transformação digital para as lojas de material de construção é importante para evitar situações constrangedoras como essa.

Se você tem um sistema que atualiza automaticamente a entrada e saída de produtos, processo que antes era feito manualmente, fica mais fácil se planejar e manter o estoque sempre em dia.

Mas esse é apenas um exemplo. Cabe a você perceber as necessidades da sua loja nesse momento e ir desenvolvendo as ações de transformação digital aos pouquinhos.

Já pensou em implementar delivery? Seja contratando entregadores, usando aplicativos ou através de um serviço terceirizado, é bom pensar nisso.

Até porque o delivery se intensificou na pandemia e é uma tendência que vai permanecer em todos os nichos do mercado.

Conheça seu cliente

Essa transformação digital precisa ser adotada com o objetivo de melhorar a produtividade da sua loja, otimizar e agilizar a venda para atender às novas expectativas e necessidades do consumidor. Por isso, você precisa:

  • Conhecê-lo melhor: seja com pesquisa de satisfação, criação de persona ou a partir dos dados cadastrais coletados;
  • Facilitar para ele: seja no caso de entregas, no prazo para pedidos via encomenda ou nas variadas formas de pagamento. O cliente é o seu chefe! Crie o mínimo possível de dificuldades para que você reverta o primeiro contato em venda;
  • Inovar o ponto de venda: ofereça mais do que produtos, ofereça serviço, informação e experimentação ao seu público. O shopper precisa sentir prazer em ir até sua loja.

Gostou das dicas? Espero que sim e que também tenha se animado em iniciar ou dar sequência no processo de transformação digital na sua loja de materiais de construção.

Queremos que você se mantenha firme no mercado, crescendo e proporcionando a experiência que o consumidor está em busca!