Para que um hotel funcione da melhor forma possível e tenha excelência no seu atendimento, é preciso não só que os seus colaboradores estejam empenhados nas suas funções, mas que também haja uma padronização completa dos fluxos de serviços.
O treinamento da equipe do hotel pode ser uma excelente opção para alcançar tudo isso e promover a satisfação completa dos seus hóspedes. Você tem feito isso no seu negócio?
Pensando em te ajudar a realizar um treinamento completo da equipe do hotel e melhorar ainda mais a gestão do seu negócio, veja as dicas que elaboramos no decorrer do artigo!
Treinamento da equipe do hotel: como começar?
Fazer o treinamento da equipe do hotel exige experiência e responsabilidade. É preciso conhecer a fundo todas as funções dos seus colaboradores de modo que você possa instruí-los a respeito de como desempenhar o melhor trabalho possível.
Conhecer todo o processo dentro do seu hotel e como cada colaborador se encaixa dentro dele é o primeiro passo para o fluxo dar certo. Mas colocar em prática pode não ser tão fácil assim!
Por isso, contratar uma consultoria especializada em treinamentos pode ser uma excelente opção para te ajudar nessa missão. Mesmo que esse serviço demande um certo investimento, ele acaba somando muito na hora da entrega dos resultados da sua equipe!
Tenha em mente que você pode precisar de especialistas para te ajudar a trabalhar algumas questões fundamentais para o bom funcionamento seu negócio, da parte de segurança passando por todas as burocracias relacionadas à legislação, como a questão da Vigilância Sanitária.
Quais áreas devem receber treinamento?
Todas as áreas precisam receber um treinamento de acordo com as funções desempenhadas, mas algumas merecem uma atenção maior, por estar em contato direto com os hóspedes. Veja quais são elas:
A equipe da recepção
A recepção tem que estar preparada para atender as demandas do seu hotel, pois é o primeiro contato que os hóspedes terão com seu negócio. Sendo assim, a equipe deve ser bem treinada para conseguir realizar as atividades diárias com eficiência, como um check-in rápido, um bom controle sobre o quadro de reservas, além de estar sempre informada para tirar todas as dúvidas dos clientes.
É importante que os recepcionistas também estejam prontos para receber feedbacks e resolver possíveis problemas que podem ocorrer com os hóspedes durante a estadia no hotel.
Uma boa equipe de recepção deve ser solícita e procurar sempre resolver os problemas dos clientes de forma rápida e satisfatória, para que eles não só voltem ao seu negócio, mas também recomendem para outras pessoas e se fidelizem!
Cozinha
Ter uma experiência gastronômica completa é fundamental para a fidelização dos seus hóspedes! Para que isso aconteça, o treinamento da equipe do hotel é indispensável.
Saber o horário de servir as refeições, o modo de preparo dos pratos, entre outras funções que podem ser determinantes na hora de garantir a satisfação dos clientes, é muito importante para que o ambiente funcione de forma produtiva!
Veja abaixo outros pontos muito importantes que não podem faltar na sua cozinha:
- A cozinha deve atender todas as normas da Vigilância Sanitária;
- Os equipamentos devem ser todos em inox para garantir a higiene completa do local;
- A limpeza deve ser feita diariamente, passando pela manipulação adequada dos alimentos, bem como sua sua conservação até o descarte do lixo, tudo isso sem dar brechas para os riscos de contaminação ou intoxicação alimentar;
A cozinha costuma ser examinada de forma criteriosa durante as inspeções sanitárias, mas quando tudo está em ordem não há com o que se preocupar. Pensar em cada detalhe é o segredo para o funcionamento adequado dessa área do hotel!
Camareiras
As camareiras são o coração do hotel! Elas são responsáveis por toda a limpeza e arrumação dos quartos, deixando-os em ordem para que os clientes tenham uma experiência satisfatória ao se hospedar no seu negócio!
Para que esse serviço seja otimizado, o ideal é fazer um treinamento da equipe do hotel. É muito importante que as camareiras saibam como funciona a rotina dentro do hotel e a partir dela organizem o tempo de arrumação dos quartos da melhor forma, para não incomodar a privacidade dos hóspedes e nem negligenciar a limpeza dos ambientes.
Estabelecer um padrão de limpeza é essencial! Saber o que deve ser colocado no lugar diariamente e quais objetos não devem ser tocados no quarto é muito importante, pois além de facilitar o trabalho também mostra para os hóspedes o cuidado que sua equipe tem com a segurança, para que assim eles se sintam mais à vontade com o serviço de arrumação.
Concierge
Você sabe como funciona o concierge do hotel? É mais comum encontrá-lo em hotéis de luxo, mas eles também podem ser um diferencial nos mais simples.
Além de controlar a entrada e saída dos hóspedes, o concierge é a pessoa responsável por interagir com os clientes. Por exemplo, ele pode auxiliar quem está a procura de um passeio turístico na cidade, fazer reservas e indicar bons restaurantes, pedir um táxi, entre outras funções.
E já que estamos falando de treinamento da equipe do hotel, o concierge não pode ficar fora dessa! Afinal, assim como a equipe da recepção, ele também faz parte de todo o fluxo de atendimento.
Por isso, para que ele proporcione uma experiência completa e personalizada ao cliente de acordo com as suas necessidades, é importante que seja adotada uma postura adequada, ética e bem vista por todos que passam pelo hotel!
Faça reuniões periódicas e avalie os resultados!
Agora que você já sabe quais áreas devem ser treinadas, é hora de fazer reuniões para avaliar os resultados que o treinamento da equipe do hotel está trazendo para o seu negócio!
Essa avaliação poderá ser realizada de diversas formas. Uma delas é através de pesquisas de satisfação. A partir disso é possível saber do nível de satisfação dos clientes nos últimos meses, quantos se fidelizaram através do programa de fidelidade do seu hotel, saber a relação da taxa de insatisfação dos hóspedes, entre outras questões que podem ser definidas de acordo com os seus objetivos!
Além disso, fazer a relação do custo-benefício da consultoria também é muito importante para a avaliação dos resultados do treinamento da equipe do hotel.
Com esse cálculo você pode saber se o valor gasto para desenvolver todo esse processo de consultoria foi positivo e se o método de treinamento está fazendo com que o hotel conquiste novos clientes, o que é fundamental para continuar investindo!
Agora que você já sabe como fazer o treinamento da equipe do hotel, que tal ficar por dentro de todas as tendências desse segmento?
Confira na íntegra tudo que você precisa saber sobre como abrir um hotel e captar os seus primeiros hóspedes!