Os turnos de trabalho ou jornada de trabalho costumam ser uma grande dor de cabeça para empresas que precisam fazer escalas diárias ou semanais. No varejo, a questão não precisa ser um problema para o lojista.
A legislação trabalhista resguarda os turnos de trabalho como forma de proteção à saúde do trabalhador, garantindo a convivência social, familiar e em prol do lazer.
Em regra, a duração normal de trabalho é de oito horas por dia ou 44 horas semanais. A ressalva é para acordos e tratativas coletivos. No varejo, há algumas possibilidades de turnos de trabalho e hoje vamos falar sobre as principais.
Quer identificar quais os melhores turnos de trabalho na sua loja? Então, segue a leitura, pois temos muito a conversar hoje. Boa leitura!
Quais são os turnos de trabalho?
Os turnos de trabalho ocorrem para auxiliar os empregadores na escala de trabalho dos colaboradores. Nada mais saudável do que a organização dos horários dos funcionários.
A não ser em casos de exceção, os turnos de trabalho permitem que as atividades da empresa sigam em pleno funcionamento durante todo o horário de expediente, sem sobrecarga de trabalho ou sem violar os direitos trabalhistas. Pelo menos é o que se espera.
A gente sabe muito bem como a carga de trabalho no varejo pode ser exaustiva, não é mesmo? O horário comercial é longo e é preciso de, no mínimo, duas equipes se revezando em turnos de trabalho para abrir e fechar a loja.
Por isso, os turnos de trabalho são muito importantes para qualquer negócio. O varejista, no entanto, precisa entender como funcionam os turnos para poder definir qual melhor se encaixa na rotina do negócio.
Como funciona horário de turno?
Antes de responder a essa pergunta, precisamos te orientar a recorrer à legislação trabalhista brasileira, ou melhor, a famosa Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especialmente o artigo 67.
A norma prevê que os turnos de trabalho devem respeitar a jornada de 6 horas diárias, caso não haja negociação coletiva normatizando o contrário.
Além disso, na carga de trabalho de até 6 horas diárias, o colaborador tem direito a um intervalo de 15 minutos.
Dito isso, agora você sabe que os turnos de trabalho para revezamento das equipes devem respeitar essas regras. O mesmo vale para os turnos de trabalho fixo.
- Turno fixo: colaboradores cumprem jornadas no mesmo período do dia. Alterações só devem ocorrer em situações pontuais e emergenciais.
- Turno por revezamento: os colaboradores cumprem a jornada seguindo escala pré-estabelecida, mas comunicada com alguma antecedência. É o que acontece em instituições de saúde e redações jornalísticas, por exemplo.
A depender do negócio e horário de funcionamento da empresa, a troca dos turnos são nesses horários:
- 00h às 06h
- 06h às 12h
- 12h às 18h
- 18h à 0h
O que é um turno de 8 horas?
A partir de agora, vamos explorar um pouco mais sobre os turnos de trabalho. Vamos explicar especialmente aqueles mais comuns e que influenciam no dia a dia do varejo. Vamos começar pelos turnos de trabalho de 8 horas.
Nessa escala, os funcionários podem trabalhar de segunda a sexta e ficar de folga ou no sábado ou no domingo, varia do contrato de trabalho.
As lojas geralmente aproveitam esse modelo no conhecido horário comercial que, em média, inicia-se às 9h e termina às 18h em praticamente todo território nacional.
Como funciona o turno 4×4?
É preciso saber que o turno de trabalho 4×4 só pode ser aplicado na empresa se for adotado por convenção ou acordo coletivo acompanhado pelo sindicato dos empregados.
Nesse caso, o colaborador trabalha quatro dias seguidos com jornada diária de 12 horas. Para compensar a carga pesada, o funcionário tem direito a quatro dias de folga consecutivos. Essa escala é mais usual no setor produtivo.
Qual é a diferença entre 5X1 e 6X1?
As escalas 5×1 e 6×1 estão entre os turnos de trabalho mais comuns e muita gente se embanana na hora de entender a diferença. Vamos esclarecer as coisas então!
Na jornada 5×1, o colaborador trabalha cinco dias e folga um, sendo que o dia de descanso não é fixo.
Essa jornada costuma ser utilizada mais em cargos que demandam atuação ininterrupta da atividade. Assim, mesmo com alguns funcionários em dia de folga, sempre terá uma equipe trabalhando.
A carga horária deve ter até 7 horas e 20 minutos no dia para não ultrapassar a carga máxima de 44h semanais.
Por outro lado, a escala 6X1 permite ao funcionário trabalhar seis dias e folgar um. Outra diferença é que aqui a folga pode ser fixa ou não, a depender do que foi acordado com o empregado.
Mas, atenção: a legislação determina que é preciso conceder ao menos um domingo de folga no mês.
Nesse modelo, o turno diário não pode exceder as 7 horas e meia trabalhadas, sem contar o horário de almoço e intervalos de descanso.
Como funciona o segundo turno?
O segundo turno de trabalho é aquele que inicia no período da tarde, entre 14h e 17h, e finaliza ao final da noite, entre às 22h até a meia-noite. É muito comum em lojas de conveniência de postos de combustíveis e farmácias 24 horas.
Os principais desafios para o empregado são a sonolência excessiva e os efeitos na vida pessoal e social. Para o empregador, há um turnover grande e a produtividade pode ser afetada. Importante frisar sobre o pagamento de adicional noturno, obrigatório para turnos de trabalho que passam das 22h.
Jornada de trabalho: principais pontos
Seja qual for o turno de trabalho escolhido para a sua loja, é obrigação do lojista trabalhar uma escala justa, consciente e saudável para todos os colaboradores.
As duas partes devem ser responsáveis com o cumprimento do turno de trabalho para evitar qualquer contratempo trabalhista. Além disso, turnos de trabalho bem direcionados ajudam a melhorar o clima organizacional da empresa.
Veja a seguir algumas dicas para aplicar nos turnos de trabalho da sua empresa:
- Seja flexível na criação das escalas com horários alternativos e dias de trabalho reduzidos, se possível
- Planeje a jornada de trabalho com antecedência e com horários previstos para reduzir a ansiedade dos colaboradores
- Estimule os colaboradores a fazerem os intervalos de descanso corretamente
- Readéque as escalas quantas vezes forem necessárias a fim de evitar sobrecarga de trabalhadores
- Valorize o esforço dos seus colaboradores e promova um ambiente de trabalho saudável
Você só tem a ganhar!
Com os turnos de trabalho bem planejados, a sua loja só tem a ganhar. Além das inúmeras vantagens que citamos ao longo do artigo, precisamos destacar que quando o turno funciona, o funcionário trabalha mais satisfeito.
Funcionário que trabalha satisfeito, o bem-estar corporativo está garantido. Além disso, as empresas que contam com quadro de funcionários mais felizes, melhoram também a imagem corporativa.
Pense nisso e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.