Todo varejista tem grande preocupação com a compra de produtos. Como manter o estoque sempre com as quantidades exatas nas épocas desejadas. O objetivo é que esse produto sempre esteja à disposição.

O responsável pelas compras deve garantir um estoque adequado e atingir um valor favorável para a empresa.

Trocando em miúdos, o segredo é como e quanto comprar!

 

Na hora da aquisição das Mercadorias é importante considerar:

–  A necessidade do cliente

Defina o mix dos produtos que poderão ser necessários considerando a região em que a empresa está localizada. Se a sua empresa está localizada em um região fria, pode precisar de materiais mais resistentes a baixas temperaturas, por exemplo.

– A sazonalidade

O responsável pelas vendas deve estar atento a produtos que tem sua venda aumentada ou concentrada em determinados períodos, como amendoins e pipocas, na época das festas juninas e ovos de Páscoa, ou panetone.

– A durabilidade dos perecíveis

Produtos com prazo de validade reduzidos não devem ser comprados em quantidades acima do giro daquele período, com risco de trazer prejuízos com perda desses produtos. Para evitar isso, os responsáveis por comprar devem criar tabelas que os orientem quanto aos períodos para adquirir os perecíveis.

– O estoque da loja

Na hora da compra, os produtos com quantidade elevada no estoque não devem fazer parte da listagem de compras da empresa, mesmo que o fornecedor esteja oferecendo preços convidativos.

– Fornecedores

Selecione-os e procure trabalhar com o menor número possível, para ter maior poder de negociação. Se a loja compra uma quantidade maior de um único fornecedor, consegue descontos maiores.

E ainda:

– Trabalhe com fornecedores que cumpram os prazos de entrega, para evitar falta de produtos na empresa e, consequentemente, não atender seus clientes.

– Negocie os prazos que não comprometam o fluxo de caixa da empresa. Em algumas negociações talvez seja necessário estabelecer prazos maiores, para evitar falta de pagamento nas datas marcadas. E isto deve ser feito no ato da compra.

– Procure fornecedores que ofereçam treinamento aos colaboradores da sua empresa, desde cursos sobre características dos produtos, até cursos profissionalizantes.

 

O responsável por compras na empresa deve ter um controle da quantidade de estoque e do giro dos produtos, para poder estabelecer os níveis de compras de cada produto. Se não tiver esse controle, poderá comprar mais ou menos do que necessita.

Comprar mais ou comprar menos é sempre um problema.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.