Em uma loja há diversas marcas de um produto semelhante, porém, uma delas sempre é a mais procurada pelos consumidores. Você, varejista, com certeza vê esta situação acontecer com frequência no ponto de venda, mas, por que isso ocorre? Entre os principais motivos, podemos citar a experiência do usuário (UX), ou seja, a forma como os clientes deste produto se sentem ao usá-lo e o que isso significa em suas vidas. Quer entender melhor sobre isso? O Fala Mart vai explicar!

        Muito mais do que vender produtos, as empresas, lojas e marcas entenderam a importância de vender experiências! O consumidor poderia escolher aleatoriamente o refrigerante para o almoço, mas ele prefere pagar por um que venda a celebração do momento e a alegria. Ele deve preferir, também, um smartphone que ofereça uso personalizado de acordo com suas prioridades e demandas, e que aprenda com as suas preferências, do que outro que só mostre boas configurações.

        A ideia é criar um conceito atrelado a marca e, assim, atrair consumidores que se identificam com esse estilo ou queiram fazer parte deste grupo. De um modo geral, quanto mais significado e impacto puder gerar, melhor a experiência do usuário. E isso vale tanto para produtos, como para lojas e serviços. O que importa é estar em contato com algo da maneira mais positiva e útil possível!

        Quem deseja melhorar a experiência do usuário deve, primeiro, saber onde quer chegar. Algumas perguntas podem ajudar:

-Quais são os desejos do usuário e como meu produto/serviço pode atender?

-O que o público espera do meu produto/serviço?

-Como alcançar esses objetivos?

-O que eu pretendo oferecer ao público alvo?

        Resolver os problemas do usuário deve ser a intenção antes de criar um produto ou modificar um serviço, é preciso compreender de forma complexa o público que vai se beneficiar dele, conhecer seus anseios e sua vida. Depois, é só personalizar soluções com base nos resultados! Que tal começar explorando estratégias como a pesquisa de público e a criação de personas? Bom trabalho e conte com o Martins.com.br!