Varejo de vizinhança nada mais é do que o bom e velho mercadinho de bairro. Com o crescimento das cidades e uma consequente mudança no perfil consumidor, essa lojas ganharam força total nos últimos anos e estão se consolidando como o formato que mais cresce dentro do segmento de supermercados no Brasil.
Pode acreditar! Uma pesquisa da Kantar Wordpanel mostrou que 68% da população latino-americana – que inclui o Brasil – faz suas compras no bairro onde mora, e o varejo de vizinhança já é responsável por 40% das vendas em alimentos, higiene e beleza.
Conveniência é o que o consumidor moderno está buscando, e é isso que ele encontra no varejo de vizinhança – uma solução prática e rápida para as compras do dia a dia. Tudo isso perto de casa e com funcionários que conhecem o cliente pelo nome!
Com o segmento em franca expansão, é hora de pensar em estratégias para vender mais e fazer seu mercadinho decolar! Vamos ver algumas dicas?
Marketing para varejo de vizinhança
Por ter um caráter local, o varejo de vizinhança pode tirar proveito de estratégias de marketing bem tradicionais, como o carro de som. Uma das grandes vantagens da propaganda volante é a possibilidade de fazer uma segmentação localizada de maneira simples, já que você sabe exatamente onde está o seu público.
Por captar a atenção de maneira eficiente, o carro de som é também uma excelente maneira de divulgar as ofertas do dia para atrair a vizinhança.Também não dá para subestimar a divulgação feita por meio de banners e cartazes na fachada da loja, que devem estar visíveis principalmente por quem passa de carro.
O varejo de vizinhança faz parte da rotina da comunidade: se as mesmas pessoas passam por ali todos os dias, elas podem entrar e comprar todos os dias se você sempre tiver algo novo e imperdível para oferecer.
Para potencializar a divulgação, combine as ações offline com estratégias de marketing digital! Para o varejo da vizinhança, a divulgação por Whatsapp é a melhor opção. Além de aumentar a proximidade com os clientes, a alternativa é barata e de fácil implementação.
As redes sociais também funcionam, mas como uma forma de relacionamento. Promoções e alguns preços estão liberadas pros stories do Instagram, por exemplo – seus clientes também se interessam por isso. Mas para as suas postagens na página mesmo, é melhor apostar em conteúdo que traga engajamento, brincadeiras, etc.
Vem ver nosso guia completo das redes sociais pra saber mais!
Faça do bom atendimento seu diferencial
O atendimento personalizado deve ser um dos seus pontos mais fortes se você quer ver seu varejo de vizinhança prosperar. A maioria dos seus clientes vai ser de gente que já frequenta a loja, e chamá-los pelo nome é o tipo de cuidado que gera fidelização instantânea!
Outra tendência do mundo contemporâneo que tem feito o setor crescer é o envelhecimento da população. Pela comodidade, pessoas idosas preferem frequentar o varejo de vizinhança, e proporcionar um atendimento diferenciado, personalizado e até afetivo é o caminho certo para conquistar esses clientes.
Oferecer a opção de entrega a domicílio, com pedidos feitos pelo telefone ou Whatsapp, ou ainda ter um colaborador à disposição para ajudar com as compras são outros diferenciais relevantes para esse público.
Sua equipe de colaboradores deve ser treinada também para trabalhar sempre com agilidade e eficiência, prontos para atender aquele cliente apressado que passou pra comprar um lanche antes do trabalho.
Horários alternativos
Outra forma de fazer seu varejo de vizinhança vender mais é estender seus horários de funcionamento e abrir nos fins de semana e feriados. Ir além do horário comercial significa aumentar a equipe e arcar com custos de manutenção mais altos, mas o investimento será compensado pelos lucros que você vai ter por operar praticamente sem concorrência.
Um bom varejo de vizinhança é aquele estabelecimento com o qual o cliente pode contar, principalmente nos momentos mais inconvenientes, seja para conseguir algo para comer quando chegar do trabalho ou comprar papel higiênico no fim de semana.
Estrutura a seu favor
Para conseguir se manter nos bairros, os mercadinhos têm que se adaptar a espaços físicos cada vez mais reduzidos por conta do preço elevado dos aluguéis, mas esse aparente desafio pode se transformar numa oportunidade de oferecer ainda mais conveniência para os clientes.
O layout da loja deve ser pensado de uma maneira que faça a experiência de compra ser o mais intuitiva possível, com produtos de uma mesma família próximos uns dos outros, seguindo a lógica do: “quem compra X, também compra Y”. Por exemplo, o macarrão deve ficar próximo do molho de tomate, arroz e feijão ficam juntos, mesma coisa para sabão em pó e amaciante.
Para otimizar ainda mais o espaço, um bom planograma de gôndola vai te ajudar não só a organizar melhor os produtos na prateleira e vender mais. A técnica principal é deixar os produtos mais lucrativos e de maior saída na altura dos olhos do cliente, para ser encontrado mais rápido.
Perto do caixa devem ficar os itens de compra por impulso, como doces e petiscos, e aqueles de conveniência que são facilmente esquecidos, como alguns artigos de higiene pessoal (lâminas de barbear e preservativos), pilhas, etc.
Por fim, investir em um terminal de autoatendimento é a melhor alternativa para evitar filas e agilizar o atendimento no varejo de vizinhança, já que dificilmente você conseguirá acomodar mais que um ou dois caixas no espaço disponível.
Seu fornecedor também deve ser conveniente
Para proporcionar a praticidade que seu cliente tanto valoriza, o dono de varejo de vizinhança precisa contar com um fornecedor que seja igualmente conveniente e vá de encontro às suas necessidades.
Como falamos no tópico anterior, espaço físico é uma das limitações do mercadinho de bairro, o que reduz bastante sua capacidade de armazenamento de mercadorias. Para não deixar os clientes na mão, é preciso contar com um fornecedor que esteja sempre disponível e seja eficiente na hora de fazer as entregas.
Poder fazer as compras pela internet, sem precisar deixar o ponto de vendas, é outra facilidade que se reflete diretamente no serviço oferecido aos clientes.
E para competir com as grandes redes de supermercado, o varejo de vizinhança deve contar com fornecedores que apresentam vantagens na hora de reduzir os custos, para que os preços do mercadinho sejam competitivos.
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Quer mais dicas para fazer seu mercadinho prosperar? Então descubra como aplicar técnicas de merchandising no varejo de vizinhança!