Guia prático de como fazer uma venda consultiva eficaz

Tempo de Leitura: 4 minutos
Guia prático de como fazer uma venda consultiva eficaz

Sumário

A venda consultiva funciona como uma consultoria com atendimento personalizado e mais humanizado na hora da venda. Dessa forma, a loja consegue fazer ofertas adequadas para ter consumidores ainda mais satisfeitos. 

Uma das principais vantagens da venda consultiva é a satisfação do cliente, que aumenta ainda mais e reduz as chances de devoluções ou avaliações negativas da loja. 

A venda consultiva também auxilia na redução de cancelamentos de pedidos e no aumento do ticket médio.  

Está a fim de apostar nessa estratégia para melhorar os seus resultados? Então, esse guia prático de como fazer uma venda consultiva eficaz é para você. Boa leitura! 

O que é venda consultiva? 

A venda consultiva é aquela em que o vendedor ou lojista também atua como uma forma de consultor para o cliente. O processo de venda se torna um pouco mais intimista. 

Isso porque nesse tipo de venda o cliente expõe as suas reais necessidades e tem auxílio um pouco mais aprimorado na venda. A decisão de compra é tomada praticamente em sintonia com o vendedor, que oferece as soluções certas para o que o consumidor precisa naquele momento.  

A venda consultiva parte do princípio de que entender o cliente e os seus desejos, com escuta ativa, resulta em uma maior chance de converter o negócio e fidelizar cada vez mais a clientela. 

Principais características da venda consultiva

Como você já deve ter percebido, a venda consultiva é uma abordagem mais compreensiva e humanizada do processo de vendas para que o varejista tenha acesso a três informações importantes: 

  1. Necessidades do cliente;
  2. Desafios do cliente;
  3. Objetivos do cliente.

A venda consultiva no varejo, por sua vez, vai demandar alguns processos para que o desejo do cliente seja compreendido. Como falamos acima, a escuta ativa é um deles. Ouça o cliente e faça perguntas estratégicas. 

O vendedor também vai precisar ser um bom conhecedor do mix da loja. O conhecimento detalhado dos produtos auxilia na hora de fazer as recomendações ao cliente.  

É fundamental em um bom vendedor consultivo haver proatividade e raciocínio rápido para fornecer informações úteis e soluções imediatas para o cliente. Nesses casos, a tecnologia pode ser um bom apoio para obter informações em tempo real sobre os produtos.

Entender que o foco da venda consultiva é a experiência do cliente vai facilitar muito o processo. Aposte sempre em um atendimento humanizado, cordial e personalizado. 

Assim, você vai conseguir construir uma relação de confiança com o consumidor por muito tempo.

Etapas da venda consultiva 

E para entender melhor como promover uma venda consultiva de sucesso no negócio, a seguir vamos destacar as principais características da venda consultiva.  

1. Diagnóstico 

Na venda consultiva, o colaborador precisa fazer uma análise detalhada das necessidades do cliente, por meio de perguntas objetivas e da escuta ativa.

O vendedor identifica os problemas do cliente naquele primeiro momento, absorva as informações e oferece as soluções dentro do contexto do cliente e do que a loja tem para a oferecer. 

2. Personalização 

A partir do diagnóstico, o lojista ou vendedor vai adaptar as propostas de venda da loja para atender às necessidades do cliente. Isso, em algumas situações, vai demandar a criação de ofertas. Os produtos precisam agregar valor para resolver o problema do cliente. 

3. Informação 

Mais do que oferecer um produto e tentar a venda a todo custo, o vendedor consultivo precisa munir o cliente de informações e opções de produtos ou serviços para que sinta confiança e tenha elementos suficientes para concluir aquela compra, sem arrependimentos futuros.  

4. Acompanhamento 

Na venda consultiva, a etapa posterior à entrega do produto é de extrema importância também. O vendedor precisa prosseguir o atendimento na pós-venda para receber feedbacks e continuar estreitando a relação com o cliente. 

5. Análise 

A abordagem de pós-venda deve servir depois de análise para o negócio entender quais são os resultados adquiridos e o que ainda é passível de melhorias. A venda consultiva está funcionando e agregando à experiência do cliente? Só analisando os feedbacks e os resultados instantâneos para saber.

Exemplos práticos no varejo

Para entendermos melhor a venda consultiva na prática, vamos imaginar alguns exemplos aplicados ao varejo. 

Loja de eletrônicos

Um cliente vai até a loja de eletrônicos procurar por um novo smartphone. O primeiro ponto que o vendedor faz é questionar as especificações técnicas e os recursos mais importantes para aquele cliente. 

Em seguida, ele ouve o que o cliente diz: qualidade da câmera e maior memória interna. Ocorreu aqui a escuta ativa. 

O vendedor rapidamente recomenda um dispositivo e faz a demonstração prática do produto, mostrando nos ajustes o espaço de armazenamento e a resolução das câmeras. 

Durante a venda, ele ainda fornece inúmeras informações ao cliente que se convence de levar o produto. Ocorreu então uma venda consultiva. 

Agora vamos até um supermercado

O cliente chega na loja e se aproxima da seção de produtos sem glúten. O vendedor se aproxima de forma cordial e especula: “você costuma consumir produtos sem glúten ou está procurando algo específico para hoje?” 

O cliente então explica que não é celíaco, mas entrou em uma nova dieta restritiva por recomendação do nutricionista. Contudo, é a primeira vez que está consumindo os itens e está um pouco confuso sobre quais produtos comprar.  

É a oportunidade que o vendedor precisava para destacar os benefícios dos produtos sem glúten e apresentar algumas marcas mais populares e ajudá-lo a identificar no rótulo o selo que indica que de fato o produto não contém a proteína do trigo.  

O vendedor consultivo criou uma conexão com o consumidor e ofereceu a ele uma orientação mais personalizada. 

Viu só como a venda consultiva é mais fácil do que parece? Mas, antes de fazer a interação com os clientes, não se esqueça: o vendedor consultivo precisa estar atento a tudo e acompanhar as novidades do mercado para ter preparo suficiente para ajudar o cliente. 

Boas vendas consultivas para você e toda a sua equipe! 

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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