Terceiro maior produtor mundial de cerveja, o Brasil reúne uma grande variedade de rótulos. Logo, o consumidor tem à disposição opções para os mais variados gostos. Das mais leves às mais encorpadas, passando pelas versões não alcoólicas. Por isso vamos falar sobre o sortimento de cervejas especiais para a sua loja.
Conforme pesquisa do Euromonitor International, nosso país mostra uma tendência de migração para os produtos mais caros neste segmento.
Esse novo hábito é puxado pelo aumento da procura por bebidas tipo premium. Com o paladar mais apurado, esse público também se interessa mais por cervejas especiais.
Então, vamos saber mais sobre esse mercado e como trabalhar o amplo mix na loja para alcançar o bolso e o gosto do consumidor.
Cervejas especiais e premium
Antes de seguirmos, é importante diferenciar as cervejas especiais das tipo premium. As do segundo grupo apresentam um alto teor de malte de cevada.
Com essa característica, também apresentam maior concentração de lúpulo para equilibrar com o açúcar do malte. Ao final, temos um produto de aparência bem dourada e sabor mais amargo.
Nessa categoria, o Martins.com.br tem em seu catálogo as seguintes opções: Stella Artois, Heineken, Itaipava Premium, Petra e Black Princess Gold, entre outras.
Já as cervejas especiais abrangem diversos estilos que possuem algum diferencial em relação às bebidas populares. Nesse segmento estão as cervejas artesanais e as importadas.
Uma cerveja especial pode conter especiarias ou frutas, por exemplo. É o caso da premiada Bodebrown, que também está no portfólio do Martins.com.br. Trata-se de uma cervejaria artesanal que tem entre os rótulos a Cacau IPA.
É claro que este é um resumo bem básico sobre essas categorias de cervejas. Como você sabe, há uma infinidade de estilos disponíveis. Mas é importante que sua loja tenha atenção com as cervejas especiais e premium.
Mercado em expansão
Puxada pelo maior interesse em cervejas especiais e premium, a venda em 2021 nesse setor foi a maior em oito anos. Conforme o Euromonitor, o consumo no Brasil chegou a 14,3 bilhões de litros.
Ainda de acordo com os dados, o desempenho do mercado de cervejas foi 7,4% superior ao de 2020. Por sua vez, as vendas de 2020 já tinham crescido 5,4% no comparativo com 2019. Lembrando que 2019 antecedeu o início da pandemia de Covid-19.
Na projeção de vendas no varejo, o setor não ficou para trás. A alta foi de cerca de 11% em relação a 2020. As cervejas movimentaram R$ 208,8 bilhões. Já o aumento de preços ficou em torno de 7,8%.
Para 2022, a Brewers Association estima que a produção cervejeira vai superar a de 2019. No entanto, não é esperado um lucro maior devido à alta nos custos da produção. Mesmo assim, o mercado deve permanecer acelerado.
Cervejas especiais sim, mesmo com alta nos preços
Mas talvez você esteja estranhando que essa conta possa fechar. Afinal, além da inflação, enfrentamos, no cenário exterior, a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Os dois países respondem, juntos, por 28% de toda a cevada consumida no mundo. Além disso, a Rússia é a terceira maior fornecedora de malte para o Brasil.
Não bastasse isso, a redução do insumo no mercado internacional também pressiona o preço praticado por outros fornecedores.
À BBC Brasil, a Ambev informou que consegue se proteger desses custos por 12 meses. A multinacional responde por 61,6% do mercado brasileiro de cerveja. Porém, para as empresas menores, que em geral produzem cervejas especiais, o cenário econômico tem um peso maior.
O que a consultoria Nielsen/IQ observou é que o consumo do brasileiro entrou no estilo ampulheta. Ou seja, para driblar a inflação, parte da clientela opta por marcas mais baratas, enquanto a outra parte ainda busca pelas mais caras.
Como assim, FalaMart? Eu sei que parece contraditório. Quando falamos de menos dinheiro no mercado, é lógico que as pessoas tendem a economizar.
Contudo, a noção de economia pode não ser necessariamente procurar pelo mais barato. Há muito se sabe que buscar qualidade no consumo também é uma forma de economia.
O diretor de varejo da Nielsen/IQ, Roberto Butragueño, explicou à Folha de S. Paulo como se dá essa dinâmica. Ele observa que o brasileiro tenta aliar a redução de gasto a recompensas.
“Em vez de sair para um bar, por exemplo, compra a sua cerveja preferida e a toma em casa”, exemplifica Butragueño, reforçando a presença das cervejas especiais. “Daí o aumento no consumo de cervejas premium e artesanais”, completou.
Portanto, crescem marcas com preços 20% menores que a média. E crescem ainda as que praticam valores 20% maiores, que é o caso das cervejas especiais.
Sortimento de cervejas especiais
Por isso, uma conversa como a nossa de hoje é tão importante. Você precisa estar atualizado quanto ao sortimento de cervejas especiais para garantir um bom ticket médio no seu PDV.
Afinal, quem disputa preço não costuma ser tão fiel quanto o cliente que busca qualidade. E as cervejas especiais e premium são sinônimo de bons negócios.
A seguir, vamos conferir o perfil desse consumidor e estratégias que ajudarão sua loja nesse período.
O poder das mulheres
Ao pensar em estratégias para atrair consumidores de cervejas especiais, lembre-se de que as mulheres estão em destaque no mercado.
De acordo com a consultoria Kantar, o público feminino puxou o consumo de cervejas no terceiro trimestre de 2021. Essas consumidoras têm entre 40 e 49 anos e pertencem às classes A e B.
Entre os homens, nessa faixa etária e posições sociais, o consumo caiu em quase 60%. O contexto de maior presença da cerveja foi o de happy hour e fins de semana.
Cervejas especiais e sem álcool
Se o consumo de cervejas especiais e premium cresceu, as sem álcool também deram sua contribuição. Conforme o Euromonitor, a venda desse tipo de produto aumentou 30% no último ano.
Com baixo teor alcóolico ou nenhum, essas cervejas começaram a se consolidar no mercado nacional em 2019. Rótulos da Ambev e Heineken já têm essa versão, mas ela costuma ser mais vista em cervejas especiais.
Vale buscar por essas inovações para chamar a atenção da clientela e atender toda a família. A mineira Wals, por exemplo, tem uma Session IPA sem álcool. Outra marca, a paulista Leuven, tem uma American Wheat e uma Fruit Beer. Ambas são sem álcool.
Mix que contempla diversas ocasiões
Agora vem a grande sacada para ampliar as vendas de cervejas especiais no seu PDV. Conforme pesquisa da Heineken, 64% dos consumidores consideram a ocasião de consumo ao comprar uma bebida.
Sendo assim, o tipo de cerveja adquirida para um esquenta antes da balada é diferente da tomada em um jantar. Logo, você precisa ter uma variedade disponível e investir em um layout que ajude seu cliente na escolha.
Não só o layout, mas também a equipe, certo? Nunca é demais lembrar sobre a importância de treinar os colaboradores e atualizá-los quantos aos produtos disponíveis.
E, quando se trata de cervejas especiais e premium, os próprios rótulos colaboram com informações e dicas de consumo. Tem dúvida sobre o quanto essa ajuda dos seus colaboradores pode ser relevante para as vendas?
De acordo com a Ambev, 40% dos consumidores decidem qual cerveja comprarão no PDV. Nas compras planejadas, 83% têm chance de aumentar o ticket médio da loja.
Ainda conforme a multinacional, é recomendável evitar a exposição de produtos unitários. Isso porque percebeu-se que packs de produtos potencializam as vendas.
Ambiente das cervejas especiais
Se em algumas cervejas o que costuma pesar é o preço, nas cervejas especiais o diferencial está na combinação de produtos. Como vimos acima, o shopper tende a avaliar o cenário de consumo antes de comprar.
Lembra como você organizou seu PDV para as festas de fim de ano? Na sua loja havia ilhas com vinho e espumantes ao lado de louças temáticas e alimentos típicos da época.
Pois as cervejas especiais e premium podem ser consideradas uma releitura do vinho. Desse modo, carnes mais fortes combinam com cervejas especiais de maior teor alcoólico e sabor mais marcante.
As cervejas especiais tipo premium, como Heineken e Petra, vão bem para um consumo em maior escala. Portanto, você pode oferecer opções de cervejas especiais e premium junto a kits de churrascos e utensílios domésticos. Afinal, cada cerveja pode ser bem apreciada em um determinado tipo de copo.
Você percebe como uma coisa puxa outra? Estamos falando de uma bebida e logo já temos que nos preocupar com a comida e diversos produtos diferentes.
Tem cerveja especial que combina até com sobremesas e petiscos. E, se pensou em petiscos, tem talher específico. Para as sobremesas também.
Na apresentação das cervejas especiais e premium, considere salgadinhos, queijos, amendoins. Sugira utensílios para sobremesas.
As possibilidades são infinitas, mas uma exigência é comum a todas: tenha um estoque gelado de cerveja. Mesmo as cervejas especiais e premium precisam estar devidamente resfriadas.
Como mostra a pesquisa da Ambev, o shopper passa por cima do preço alto, mas não de uma cerveja quente. Esse é o único motivo que pode realmente colocar em risco as suas vendas, além da falta de boas opções.
Então, comece a trabalhar para deixar tudo em ordem e aproveitar as vendas de cervejas especiais. Temos certeza de que o investimento valerá a pena.
Continue por aqui e aproveite outras dicas. Uma delas é sobre as festas juninas e o que vender no inverno no seu supermercado.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.