A Black Friday eletrodoméstico já se transformou em um Natal antecipado aqui no Brasil. A categoria tem bastante aceitação durante a ação comercial e merece estar nas prioridades estratégicas do lojista.
O segmento costuma figurar entre os principais setores que mais vendem no período. Foi assim no ano passado e não deverá ser diferente na Black Friday eletrodoméstico.
A data acontece só no finalzinho de novembro, mas os consumidores já começaram a fazer a lista de compras e pesquisar os preços dos produtos que pretendem comprar muito antes. Isso é notado especialmente no canal eletro, quanto o ticket médio das compras é maior.
5 tendências para a Black Friday eletrodoméstico
No artigo de hoje, você vai conhecer cinco tendências para o varejo neste ano e como você deve transformar a sua Black Friday eletrodoméstico em um grande sucesso de vendas. Vem comigo!
1. Enorme potencial de vendas
A Black Friday eletrodoméstico é um dos principais braços de vendas do evento mundial por liderar o ranking de categorias mais procuradas no período. A tendência segue forte para essa próxima edição.
De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo aplicativo de cashback Méliuz, o segmento de eletrodoméstico é o segundo setor com mais intenções de compras para a Black Friday 2023. Mais de 40% dos consumidores pretendem comprar eletrodoméstico na data.
Veja o ranking:
- Eletrônicos – 49,2%
- Eletrodomésticos – 44,8%
- Roupas – 30,8%
- Acessórios e calçados – 27,7%
- Perfumes e cosméticos – 21,5%
- Móveis e decoração – 16,3%
- Livros – 15,4%
- Alimentos e bebidas – 14,8%
- Viagens – 11,3%
- Games – 9,5%
Além disso, de acordo com o Google, as buscas pela data na plataforma neste ano já são 24% maiores do que no ano passado. O que indica que o evento pode ser ainda mais rentável que no ano passado.
Para o Google, eletrodomésticos também figuram entre os principais produtos que os consumidores mais têm interesse na Black Friday.
No ano passado, a categoria ficou em quarto lugar no ranking. No estudo deste ano, subiu uma posição e aumentou o percentual de interesse pela compra dos consumidores da Black. Confira o Top 5:
- Equipamentos eletrônicos – 58%
- Vestuário e acessórios – 56%
- Eletrodomésticos – 43%
- Beleza e cuidados pessoais – 40%
- Livros – 31%
2. Mix de milhões
A grande vantagem da Black Friday eletrodoméstico é poder comercializar produtos que estão entre os mais comprados durante a sazão. O mix da sua loja ainda pode agregar outros itens com grande apelo de consumo para o momento.
Como produtos de telefonia e informática, eletroportáteis como aspirador de pó e fritadeira elétrica, que no ano passado entraram no Top 5 das mercadorias mais vendidas na Black Friday, além de eletrodomésticos em geral.
Veja alguns produtos como sugestão para a sua lista de compras e renovação do estoque para a Black Friday eletrodoméstico:
- TVs;
- Smartphones;
- Liquidificador;
- Mixer;
- Aspirador de pó;
- Ventilador;
- Umidificador de ar;
- Forno elétrico;
- Tablet;
- Grill;
- Fritadeira elétrica;
- Panela elétrica;
- Cafeteira;
- Fones de ouvido;
- Antenas;
- Dispositivos de entrada;
- Adaptador USB;
- Sistemas de som.
3. Divulgação antecipada
As últimas edições da Black Friday já demonstraram que antecipar as ofertas é uma grande jogada de marketing e estratégia de venda para o comércio brasileiro. Alinha com a sua equipe para poder definir as ações e colocá-las em prática antes da “sexta-feira escura”.
A depender do que você tem em mente para os seus clientes, essa antecipação pode ser feita normalmente com uma semana de antecedência, começando as ações na segunda-feira. Ou pelo menos uns dois dias antes, como se fosse um “esquenta” para a Black Friday.
Essas práticas vêm sendo muito difundidas pelo varejo online, mas também já se estendem para as lojas físicas.
Se a gente considerar que, no início de outubro, os consumidores já iniciaram as buscas pela Black Friday, antecipar as promoções e as vendas podem ser uma ótima alternativa para atrair o cliente que tem comparado preços antes da ação.
4. Eletro no supermercado
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), no ano passado, as vendas da Black Friday em supermercados e hipermercados cresceram 13,7% em relação ao mesmo período de 2021.
Isso considerando não só o e-commerce de varejo alimentar, mas também os canais físicos. Sabe o que isso quer dizer, né? Que os consumidores também se atraem pelas ofertas da Black Friday em supermercados.
Não é à toa que muitas redes aproveitam a oportunidade para impulsionar as vendas do setor eletro dentro do supermercado.
Ofertas relâmpagos de eletrodomésticos, eletroportáteis e eletroeletrônicos são uma ótima forma de atrair o cliente que já está dentro da loja.
Ele pode ter ido a sua loja apenas para fazer as compras do mês, mas se ele vê o anúncio de uma TV ou qualquer outro produto mais barato, ele com certeza vai se sentir estimulado a comprar aquele produto.
Ótima oportunidade para aumentar o ticket médio da loja.
5. Vendas online
É importante trabalhar as ações no PDV. Mas as vendas online não devem ser deixadas de lado na Black Friday eletrodoméstico. A maior parte dos consumidores está na internet, quanto a isso não há dúvidas!
Ainda que no ano passado as vendas ficaram um pouco inferiores a Black anterior, os números do e-commerce impressionam: foram 10 milhões de pedidos realizados e R$ 6,2 bilhões em faturamento.
Além disso, as lojas venderam 28,8 milhões de produtos, sendo a categoria de eletrodomésticos a mais vendida, com um percentual de 17,9%. A única das 5 categorias que houve crescimento de vendas, as demais a média foi de queda no comparativo com 2021.
Ah! E aquela mesma pesquisa do Google que mencionamos acima mostrou que 45% dos consumidores brasileiros preferem comprar online na Black Friday. É uma parcela muito grande para ser ignorada pelo seu negócio. Pense nisso!
Não se esqueça dos descontos reais!
Um grande diferencial para quem trabalha com eletrodomésticos e eletrônicos é saber precificar e ser realista com as ofertas da Black Friday eletrodoméstico.
Lembre-se que o cliente já pesquisou e está atento aos valores praticados pelo mercado para comprar aquele produto do interesse dele. Por isso, jamais pratique preços irreais.
Para você conseguir repassar bons preços aos clientes, oferecendo ofertas atrativas, negocie bem as compras com os fornecedores.
Talvez seja hora de usar aquele saldo de cashback com o seu atacadista nas compras da Black Friday eletrodoméstico. Assim, a compra fica mais barata e você consegue abater a diferença nas promoções da BF.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.