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mão segurando celular e tela escrito whatsapp

Como melhorar as vendas pelo WhatsApp

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No meio da jornada entre o físico e o online, o WhatsApp faz parte da rotina de muitas empresas. Com grande alcance, o recurso permite altos resultados e custo zero, praticamente. Você tem feito vendas pelo WhatsApp?

Se ainda tem alguma dúvida sobre esse potencial, vamos a alguns números. Segundo recente pesquisa da Opinion Box, a ferramenta está instalada em 98% dos smartphones brasileiros. O WhatsApp ainda é acessado diariamente por 86% dos usuários.

Com mais de 120 milhões de brasileiros em sua base de dados, o uso foi potencializado com a pandemia. Atualmente, o aplicativo de bate-papo representa 21,2% das vendas do setor varejista.

É ou não é um grande aliado para a sua loja? Então vem comigo conhecer formas de melhorar as vendas pelo WhatsApp. Esse é o nosso papo de hoje!

WhatsApp como ferramenta de venda

Como você já sabe, mais do que um produto ou serviço, os consumidores buscam experiência. E é na construção dessa jornada que se estabelece o bem mais precioso para conquistar e reter clientes: o relacionamento.

O WhatsApp é essencialmente um canal de relacionamento. Por ele, você pode acompanhar o consumidor do pré ao pós-venda. Portanto, tenha isso em mente se quiser melhorar as vendas por lá.

Claro que não basta apenas usar o recurso. Afinal, o que transforma qualquer objeto em ferramenta é a maneira como você o maneja. Logo, sua loja tem grandes chances de melhorar as vendas pelo WhatsApp ao trabalhar estratégias de forma adequada.

Como realizar vendas pelo WhatsApp?

O primeiro passo para tirar o melhor proveito da ferramenta está em entender que ela surgiu para uso pessoal. Lá em 2009, o aplicativo foi criado como uma alternativa mais eficiente em relação às mensagens via SMS.

O segundo passo é encarar cada contato com o cliente como uma oportunidade de criar um relacionamento. Dessa forma, converse com o público da sua loja proporcionando uma experiência personalizada.

O terceiro passo é não usar o número pessoal como se fosse o da loja. Sua empresa precisa ter um canal exclusivo se quiser melhorar as vendas pelo WhatsApp.

Confira as nove dicas que separamos para você!

1. Opte por vendas no WhatsApp Business

Por mais que o aplicativo seja prático, seu formato padrão está longe de atender todas as necessidades de um empreendimento. Sendo assim, prefira utilizar o WhatsApp Business.

Na versão para empresas, o aplicativo conta com recursos que trazem vantagens para a comunicação da sua loja. Além disso, confere um ar mais profissional no contato com os clientes.

Para melhorar as vendas pelo Whatsapp, a versão business contém importantes diferenciais. Um exemplo é a facilidade de se exibir produtos por meio de um catálogo. Aliás, já ensinamos por aqui como se cria o catálogo.

Outra exclusividade é a configuração de mensagem de ausência e saudação. Você ainda pode organizar conversas por etiqueta, obter estatísticas para análise e reunir todas as informações em um único lugar.

Ah! E tem mais uma dica: pelo WhatsApp Business é possível gerar um link curto para compartilhamento. Assim, fica fácil até para colocar em publicações na internet ou mesmo nas redes sociais.

Além de tudo isso, o WhatsApp Business possibilita que você cadastre um telefone fixo para gestão da plataforma. Desse jeito, você concentra todo o atendimento físico e online em um número.

2. Utilize as comodidades do WhatsApp Pay

Ainda pelo WhatsApp, é possível enviar e receber dinheiro. Disponível desde maio deste ano, a nova modalidade é mais uma maneira de melhorar as vendas.

Antes de utilizá-la, você precisa estar a par de alguns detalhes. A plataforma é gratuita e não cobra taxa pela movimentação financeira. Também, por meio dela, o usuário acompanha o status das transferências.

Com aval do Banco Central, o serviço é habilitado pelo Facebook Pay. Já o processamento das transações é feito pela Cielo. Logo, você acessa o serviço cadastrando uma conta de recebimento da Cielo ou no Facebook Pay.

3. Saiba abordar os seus clientes pelo WhatsApp

Sabe essa cordialidade e atenção que você tanto preza no PDV? Ela não pode faltar no contato digital. Esse é o primeiro ponto a ser reforçado.

Também é de extrema importância ter um colaborador ou equipe exclusivamente para esse tipo de atendimento. Afinal, uma característica do virtual é a troca de informações de forma rápida, precisa e eficiente.

Dito isso, desenvolva um roteiro de abordagem. Para elaborá-lo, tenha bem claro o perfil do público-alvo e o contexto da comunicação.

Uma estrutura bastante utilizada pelas empresas é iniciar a conversa com uma mensagem automática de apresentação. Na sequência, um atendente conduz a conversa com o cliente.

Como exemplo, veja a estrutura de conversa adotada por uma hamburgueria. Ao ser direcionado para o WhatsApp pelo link em rede social, o consumidor é recebido com uma mensagem bastante simples.

O modelo adotado é composto por saudação, breve apresentação e forma de contato. Por acaso, a hamburgueria tem o cardápio para ser consulta do em uma página externa. Então, um link é disponibilizado na mesma mensagem automática para agilizar o atendimento.

Porém, a partir daí, um colaborador assume o bate-papo, tirando dúvidas e fazendo sugestões, quando solicitadas. Aqui no FalaMart temos dicas de atendimento para melhorar as vendas pelo WhatsApp.

4. Listas de transmissão

celular na mão de homem digitando mensagem no whatsapp

Outra forma de manter contato com os clientes via WhatsApp é criando listas de transmissão. Esse recurso é bem simples, mas muito eficiente para compartilhar informações que interessam a todos.

Sua loja está com produtos em oferta? Não irá atender em algum feriado? Já sei: está com horário de atendimento estendido devido às festas de fim de ano? Então compartilhe esse conteúdo com os seus clientes.

Para criar uma lista de transmissão é bem fácil. Basta ir em “Mais Opções” (três pontinhos no canto superior direito do app) e clicar em “Nova transmissão”. Depois, é só adicionar os contatos.

Mas, atenção: para não se tornar inconveniente, seja bem objetivo e seletivo com as mensagens. Evite áudios. Explore fotos de produtos e links para que o cliente busque mais informações caso se interesse.
Vai enviar um vídeo? Só se for curto e dinâmico. Em relação a fotos, escolha, no máximo, três. Considere esse recurso como um convite, um reforço do relacionamento.

Para melhorar as vendas pelo WhatsApp, toda comunicação tem que ser estratégica, sem excessos. Com esses cuidados, tenho certeza de que sua loja estará fora da zona de bloqueios e arquivamentos do aplicativo.

5. Cronograma e planejamento de mensagens

Uma estratégia que vai facilitar a rotina da sua empresa dentro do WhatsApp é planejar as mensagens. Como dissemos há pouco, se você quer melhorar as vendas pelo aplicativo, seja estratégico.

Assim como ocorre na loja física, seus clientes não são todos iguais. Enquanto alguns compram com você há anos, outros acabaram de chegar ou são eventuais. Portanto, cada um requer uma abordagem específica.

Ao criar o planejamento, separe os contatos por nível de experiência com a loja e perfil. Se você tem uma farmácia, por exemplo, uma oferta de fraldas pode ser mais efetiva para os clientes com bebês. Por outro lado, produtos de higiene têm um público bem maior.

Procure testar também horários mais tranquilos para promover a interação. Nesse aspecto, o padrão de comportamento do cliente em suas redes pode ser uma referência.

6. Capture o número de WhatsApp com recompensa digital

Quando falamos em vendas pelo WhatsApp, é importante que o consumidor esteja aberto a esse tipo de contato. Como mostramos até aqui, disponibilizar esse recurso pelas suas páginas na internet é uma estratégia.

Mas será que posso ampliar o acesso do público a essa ferramenta? A resposta é sim! Para essa finalidade, a recompensa digital é o caminho.

Como assim recompensa digital? Você oferece um conteúdo atrativo e condiciona o recebimento ao cadastro do número de celular. As possibilidades são inúmeras.

Você pode, por exemplo, criar uma página com ofertas que são acessíveis para quem se cadastrar. Ou então, criar um calendário virtual personalizado da empresa que pode ser baixado mediante o registro do celular.

Tudo depende da sua criatividade, do nicho de atuação e, claro, do que faz mais sentido para o seu cliente.

7. Campanhas de vendas

Inclua no seu planejamento as campanhas de vendas. Que tal produzir um catálogo especial e resumido com as vantagens que só a sua loja oferece?

Para melhorar as vendas pelo WhatsApp, não se pode ter medo de falar com os clientes. O aplicativo está aí para possibilitar a exposição dos seus produtos e serviços. Não deixe a oportunidade passar.

8. Use o status

E você acha que os recursos de divulgação do WhatsApp terminam por aí? Então, olhe para a parte superior da tela inicial do aplicativo.

Você vê que há três guias disponíveis? Na coluna da esquerda, está a guia “Conversas”. À direita, “Chamadas”. Certo? Agora, clique na guia do meio, chamada “Status”.

A exemplo dos “Stories” do Instagram, o “Status” do WhatsApp é mais um meio de compartilhar fotos e vídeos. As imagens ficam públicas por 24h e acessíveis aos seus contatos.

Essa é outra maneira de chamar a atenção e divulgar a sua loja. Como o “Status”, você pode reforçar promoções para melhorar as vendas.

9. Faça uso de um número profissional

E chegamos à minha última dica. Na verdade, trata-se de um reforço: deixe como contato do seu empreendimento um número profissional.

Mesmo que seu contato pessoal seja bastante conhecido, não caia na tentação de apenas migrar para o WhatsApp Business. Ter um número só para vendas passa maior profissionalismo e facilita a sua organização.

Quer ver? Lembra-se daquele cliente que chamou você para tirar dúvidas às 22h? Tarde, não é mesmo?! Nessas horas, ou você responde ou corre o risco de deixar para o outro dia e talvez perder a venda.

Sim, é uma situação chata e deve ser a realidade de muitos empreendedores. Mas, é possível sair dessa usando um número profissional. Desse jeito, você ganha credibilidade e coloca regras claras.

Por exemplo: quando alguém enviar mensagem fora do horário de expediente, será enviada uma mensagem automática informando sobre o funcionamento. Assim, saberá que terá que esperar.

Além disso, é possível evitar ligações, deixando o recurso apenas para receber mensagens. Pronto. Todo mundo fica feliz e com maior chance de conseguir o que quer. Não tenho dúvidas de que as suas vendas pelo WhatsApp têm tudo para melhorarem.

Podemos continuar nosso papo por aqui? Então, antes de ir, aproveite para ler nossas dicas de como aumentar as vendas de uma loja no fim de ano. Ainda sobre essa época de festividades, bebidas e produtos descartáveis têm bastante saída.

Sucesso nas vendas e até a próxima!