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Equipe de vendas por telefone

Como criar a equipe de vendas por telefone?

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Se engana quem pensa que telemarketing é coisa do passado! Mesmo com a variedade de canais de comunicação disponíveis hoje em dia ainda existe espaço – e muito! – para investir em vendas por telefone, uma forma direta e personalizada de oferecer soluções para a clientela.

 

Se o próximo passo do seu negócio é criar uma equipe de vendas por telefone, fique conosco e descubra as melhores estratégias de implementação – desde a estruturação da equipe de atendentes até o monitoramento dos resultados.

Equipe de vendas por telefone

Quais equipamentos comprar para as vendas por telefone?

Antes de pensar em contratar pessoal e fazer roteiro de vendas, é preciso equipar o setor de telemarketing da empresa. A boa notícia é que dá pra fazer as compras direto no atacado, comprando as ferramentas a preço de custo para economizar, e no mix corporativo do Martins você encontra tudo que precisa com preço baixo, frete grátis e cashback!

Veja o que não pode faltar no setor de vendas por telefone:

Como montar a equipe de vendas por telefone?

Equipe de vendas por telefone

Por usarem o mesmo meio, muita gente ainda confunde o serviço de call center, help desk, service desk e telemarketing e isso impacta diretamente na hora de montar sua equipe. Não se esqueça: vendas por telefone = telemarketing. Outros serviços são só isso – outros serviços.

Embora a atividade também envolva relacionamento com o cliente, o que você deve buscar antes de tudo são vendedores qualificados, como aqueles que trabalham diretamente com o público, dentro e fora da loja.

As habilidades são as mesmas que você deve buscar em qualquer outro vendedor: profissionais comunicativos, dinâmicos, com boa capacidade de argumentação e capazes de manter bons relacionamentos interpessoais.

Para atuar no setor de vendas por telefone, é importante que esses colaboradores sejam treinados para se comunicar de acordo com as particularidades do canal. Basicamente, seu vendedor deve falar como seu cliente espera dentro de uma estratégia que você construiu.

Assim como outros profissionais de vendas, o vendedor de telemarketing normalmente recebe comissão sobre as vendas feitas, além de um salário mínimo fixo. Muitas empresas também oferecem bônus financeiro para os colaboradores que se destacam e conseguem bater metas.

Como conseguir leads para vendas por telefone?

Homem de barba usando o telefone e lendo um catálogo

Escritório montado, equipe contratada, hora de começar a ligar! Mas ligar para quem?

O telemarketing é uma das melhores ferramentas de prospecção de clientes para vendas por telefone, e o trabalho começa com a reunião de um banco de dados com contatos de possíveis leads com interesses alinhados aos serviços que você oferece.

Para tornar o processo mais eficiente, é importante definir bem o público-alvo da empresa, para ajustar a sua abordagem. Esses leads podem vir pelo conteúdo que você produz nas redes sociais da empresa, oferecendo materiais como ebooks e planilhas em troca de informações de contato.

São pessoas que já se interessam pelo que você oferece e, portanto, fortes candidatas a serem fisgadas nas vendas por telefone.

Essa busca também pode ser feita “no braço”, com uma pesquisa ativa por empresas que podem se tornar clientes. Para não forçar a barra na aproximação, a melhor abordagem é aquela que chega oferecendo soluções para as dores daquele negócio, mostrando como você pode ajudá-los antes mesmo de falar em preços e produtos.

Analisar a concorrência também pode ser útil para reunir as referências dos perfis que você deve ir atrás.

Monitorando resultados

Como em toda estratégia comercial, os resultados das vendas por telefone precisam ser monitorados periodicamente, principalmente no início da operação, para que sejam feitos os ajustes necessários para otimizar o serviço o máximo possível.

É essencial estabelecer metas de ligações diárias para sua equipe e ter uma expectativa de quantos leads qualificados ela deve alcançar semanalmente ou mensalmente, e qual é sua expectativa de conversão.

As metas podem ser ambiciosas, mas devem ser realistas: use os números de períodos anteriores para fazer projeções coerentes, levando em consideração a sazonabilidade do mercado e eventos como datas comemorativas comerciais.

Para estimular ainda mais seus colaboradores, considere oferecer benefícios de produtividade para os campeões de vendas.
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