Home Dicas Vendedor porta a porta dá resultado?
homem estende a mão para cumprimentar

Vendedor porta a porta dá resultado?

0
907

O vendedor porta a porta é uma das formas de comércio mais antigas do mundo. Bastante eficiente na hora de atingir público e formar novas relações com potenciais clientes, esse método de vendas ainda atrai muitos gestores. Muitas lojas e franquias ainda optam por essa modalidade.

 

Existe o vendedor porta a porta que levam mostruário com produtos, o que se utiliza de ferramentas digitais e até os carros boutique que anunciam os produtos. Por mais que as ferramentas de vendas sejam diversas, a técnica é clássica por um motivo: ela atinge o público. Mas existem cuidados a serem tomados antes de investir nesse modelo para seu negócio.

homem estende a mão para cumprimentar

Com funciona o comércio do vendedor porta a porta

É claro que seriedade é o primeiro passo, não importa qual seja a forma de venda. Mas, para isso funcionar da forma correta, é importante que toda a equipe esteja no mesmo ritmo. Isto é, o planejamento é essencial.

tabelas coloridas indicam vendas e retorno financeiro

Como organizar sua equipe

Não é só porque o gestor não está no mesmo espaço físico que seus colaboradores que a sintonia é menos importante. Para que as vendas deem certo, os colaboradores devem trabalhar em conjuntos. O primeiro passo é definir bem qual é seu produto e qual é seu público, ou seja, quem deve ser priorizado nesse atendimento.

Assim, você já sabe em que locais o produto deve ser ofertado e para quem. Montar a equipe de vendas é muito importante, porque devem ser pessoas carismáticas, com boa habilidade de diálogo e também muito organizadas. O vendedor porta a porta e o gestor devem ter contatos diários e registros de vendas e de público para que o método funcione.

Mostre seriedade

Em muitos casos, o vendedor porta a porta é contratado pela modalidade MEI, mas, qualquer que seja o vínculo, o cuidado deve ser o mesmo. Você deve mostrar seriedade durante o processo de contratação e exigir que o colaborador seja organizado e apresente dados e registros de seu trabalho.

Quando uma empresa tem colaboradores externos, é importante redobrar os esforços na comunicação entre as partes, para garantir que o que foi acordado seja cumprido. Assim como no caso de vendedores internos, os vendedores externos devem ser geridos com responsabilidade.

Como ter sucesso com vendedor porta a porta

Sabendo que existe um grande potencial em atingir clientes com essa modalidade de vendas, muitos gestores querem aplicá-la em suas lojas. Além de organização, é importante que as técnicas de venda sejam efetivas para que isso ocorra.

Demonstre sempre

Para vender, é preciso convencer o cliente que o produto é essencial em sua rotina. Para isso, claro, ele vai querer vê-lo antes. Se possível, ter produtos de mostruário que os clientes possam ver em funcionamento. O vendedor porta a porta deve estar bem preparado para responder dúvidas sobre os produtos, então treinamento é a chave.

Se for possível, é interessante ter o produto para venda pronta entrega, ou seja, se o cliente decidir comprar, ele não vai ter que esperar mais. Isso ajuda na hora de convencê-lo e evita que você perca a venda por conta de prazos de entrega. Parte da comodidade desse modelo de negócios é que o cliente nem precisa sair de seu conforto para efetuar a compra, então entregas rápidas são um bônus.

Saber lidar com imprevistos

Um bom vendedor tem as rotas bem definidas, sabe qual é o público ideal de seu produto e sabe quais as barreiras para vendê-los, certo? A rota, inclusive, é muito importante para o negócio, já que ela organiza as equipes e faz com que o público vá ficando mais definido e tenha uma periodicidade nas visitas do vendedor.

Mas é possível que o cliente realmente não queira comprar e aí também é importante saber lidar com a situação. O melhor a ser feito é agradecer pelo seu tempo e pedir informações de contato, para que ele seja avisado de novas oportunidades. Assim, você aumenta o banco de clientes e deixa aberta a relação para outras vendas.

Use a tecnologia

Tela de celular com ícones de redes sociais

A tecnologia é parte da rotina das pessoas e isso inclui seus clientes. Investir em divulgação por redes sociais, mensagens com promoções e até ofertas especiais. Essas ferramentas devem ser utilizadas com moderação, claro, mas também são muito efetivas para manter relacionamentos com clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.